anki

Quem está pensando em começar o seu aprendizado de inglês ou de qualquer outra língua, já deve ter ouvido falar de uma poderosa ferramenta chamada Anki.

Esta plataforma, oferece-lhe uma maior facilidade no aprendizado de diversas línguas, principalmente do inglês.

Descubra como Acelerar o seu aprendizado do inglês em até 300%. Participe dessa aula gratuita:

QUERO MINHA VAGA GRÁTIS

Assim sendo, hoje resolvemos explicar-lhe tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta fantástica. Descubra o que é, para que serve, como é que a plataforma funciona, como é que você poderá utilizar para o aprendizado de várias línguas (inclusivamente inglês), como instalar e como configurar.

Depois de ler a nossa matéria, você vai ficar PRO na utilização desta ferramenta. Venha daí descobrir como tudo funciona.

1 – O que é o Anki?

O Anki é um programa que o ajuda facilmente a lembrar das coisas, sendo essencial para uma aprendizagem mais rápida de qualquer idioma.

O mesmo, é muito mais eficiente que utilizar um método de estudos tradicionais, pois você pode diminuir muito o tempo que gasta estudando e ainda aumentar a quantidade diária de informação aprendida sobre determinado tema.

Qualquer pessoa que precise diariamente se lembrar de coisas que tem a fazer no dia a dia, pode beneficiar deste programa, uma vez que o seu conteúdo é simples e suporta imagens, vídeos, áudio, e marcação científica.

Desta forma, as possibilidades de utilização são praticamente infinitas. Alguns dos exemplos pelos quais pode utilizar o Anki são:

  • Aprender uma língua nova;
  • Estudar para exames médicos e jurídicos, ou qualquer outro tipo de exame;
  • Memorizar nomes e rostos das pessoas;
  • Aprender uma pouco mais sobre a geografia;
  • Dominando poemas longos;
  • Praticando acordes de guitarra e
  • e muito mais!

Enfim… As possibilidades são imensas, e por isso é que esta plataforma é mundialmente utilizada por milhões de usuários.

Tenha em conta que existem dois conceitos simples por trás do Anki: teste de recall ativo e repetição espaçada. Estes métodos não são conhecidos da grande maioria dos alunos, apesar de terem sido escritos na literatura científica há muitos anos. Entender como eles funcionam irá torná-lo um expert de forma mais simples.

Conheça um pouco melhor cada um a seguir.

Veja também:

1.1 – Teste de Recall Ativo

De forma simplificada, o teste de Recall ativo, tem como intuito fazê-lo lembrar de uma determinada resposta. Este método, contrasta com o estudo passivo, onde o usuário lê, observa ou ouve, sem tempo de paragem para ponderar uma resposta.

Diversos estudos realizados por universidades nos Estados Unidos, indicam que existem 2 motivo para que este tipo de teste seja mais eficaz na memorização. Os mesmos são:

  • O ato de lembrar algo fortalece a memória, aumentando as chances de podermos recordá-la novamente.
  • Quando não podemos responder a uma pergunta, ela nos diz que precisamos retornar ao material para revisá-lo ou reaprendê-lo.

É esta forma e teste que o Anki proporciona, é muito idêntico ao que os professores fazem na sala de aula, onde semanalmente testam os seus conhecimentos através de uma série de perguntas que tem como intuito ajudá-lo a memorizar uma informação.

1.2 – Repetição espaçada

O efeito do espaçamento, foi relatado por dois psicólogos alemães, Sebastian Leitner e Hermann Ebbinghaus, em 1885. Ele observou que os usuários tendem a lembrar as coisas mais eficazmente se espalharmos o aprendizado ao longo do tempo, em vez de estudar várias vezes em uma sessão.

Os maiores desenvolvimentos nos últimos 30 anos vieram dos autores do SuperMemo, um programa de flashcard comercial que implementa a repetição espaçada.

Este foi pioneiro no conceito de um sistema que acompanha o tempo ideal para rever o material e otimiza-se com base no desempenho do usuário.

Com este sistema de repetição, cada vez que você responde a uma pergunta, diz ao programa o quão bem você conseguiu se lembrar da resposta, se esqueceu completamente, se cometeu um pequeno erro, se se lembrou facilmente, etc. O programa usa esse feedback de forma a decidir o momento ideal para mostrar a pergunta novamente.

2 – Quais as principais características do Anki?

Pois bem, o Anki é uma plataforma open source, logo inclui características bastante interessantes. Do nosso ponto de vista enquanto usuários as principais são:

2.1 – Sincronização

Você pode utilizar o serviço de sincronização AnkiWeb de forma gratuita e manter os seus cartões disponíveis em qualquer dispositivo que você se conecte à plataforma.

2.2 – Flexibilidade

A partir do layout do cartão, você vai poder analisar o mesmo durante o tempo que quiser. É importante ter em conta, que os cartões são personalizáveis e que você poderá fazê-lo em qualquer altura e em qualquer lugar.

2.3 – Ricos em Mídia

Você pode incorporar clipes de áudio, imagens, vídeos, marcações cientificas e qualquer outro tipo de Mídia nos seus carões. Desta forma, vai poder controlar sempre a forma como a informação lhe é apresentada.

2.4 – Otimizados

Você pode criar todos os cartões que quiser (mais de 100.000) e o Anki vai lidar com eles da melhor forma possível, apresentando-lhe sempre informações de forma aleatória, promovendo assim o seu estudo e a aprendizagem.

2.5 – Extensível

Existe um grande número de aplicações disponíveis e você pode utilizar o Anki como for mais simples para si.

2.6 – Código Aberto

Tal como dissemos, trata-se de um open source e por isso os seus códigos são abertos a qualquer pessoa que queira contribuir para a sua dinamização.

No entanto, esta característica, faz com que seja muito mais seguro para os usuários, mantendo a sua privacidade acima de tudo.

3 – Para que serve o Anki?

De forma simples, o Anki serve exatamente para colmatar as necessidades de aprendizagem dos usuários. O mesmo, foi desenvolvido a partir do SuperMemo, de forma mais simples e intuitiva e sem necessidades de ser executado apenas num computador.

Esta plataforma é útil para o aprendizado de inglês, mas também de outras línguas, ajuda professores a repassar a matéria das aulas, ajuda alunos a perceber quais as suas maiores dificuldades, e por fim ajuda todos os usuários a memorizar de forma mais simples todas as matérias ou questões pertinentes do dia a dia.

Em muitos casos, o Anki, é também utilizado por empresários de sucesso em todo o mundo, que precisam de repassar informações importantes e que não se podem esquecer.

4 – Como é que o Anki funciona

De forma a que você entenda um pouco melhor o funcionamento do Anki, iremos repassar-lhe as informações essenciais de forma a que possa perceber melhor como é que o mesmo o pode ajudar no aprendizado do inglês.

Conheça de seguida os princípios base de funcionamento do Anki, e aproveite para começar já hoje a utilizar o mesmo.

4.1 – Cartões

Um par de pergunta e resposta é designado de cartão. Isto é baseado em um flashcard de papel com uma pergunta em um lado e a resposta na parte traseira.

Contudo, com o Anki um cartão realmente não se parece com um cartão físico, pois quando você mostra a resposta a pergunta permanece visível por padrão.

Depois de pensar sobre a pergunta, e decidir qual é a resposta, você clica no botão mostrar resposta e a mesma irá aparecer.

Depois de confirmar que você está correto a plataforma vai escolher uma próxima vez para mostrar novamente o cartão e testar a sua memória.

4.2 – Baralhos

Um baralho é um grupo de cartões. É importante ter em conta que você pode colocar cartões em baralhos diferentes para estudar partes de sua matéria em vez de estudar tudo de uma vez.

Salientamos, que cada baralho pode ter configurações diferentes, nomeadamente quantas cartas novas devem ser exibidas diariamente, ou quanto tempo até que as cartas sejam exibidas novamente.

Os baralhos são melhor utilizados para realizar grandes categorias de cartões, ao invés de temas específicos, como “alimentos verbos” ou “lição 1”.

4.3 – Notas e campos

Ao fazer flashcards, muitas vezes é desejável fazer mais de um cartão que se relaciona com algumas informações.

Por exemplo, se você está aprendendo inglês, e você aprende que a palavra “Hello” significa “olá”, você pode querer criar um cartão que mostra “Hello” e pede que você se lembre de “olá”, e outro cartão que mostra “olá” e pede-lhe para lembrar “Hello”.

Um cartão está testando sua capacidade de reconhecer a palavra estrangeira, e o outro cartão está testando sua capacidade de produzi-lo.

Ao utilizar flashcards de papel, a única opção neste caso é escrever as informações duas vezes, uma vez para cada cartão. Alguns programas de computador que usam esta forma de ensino para tornar a vida mais fácil, fornecem um recurso para virar a frente e verso. Esta é uma melhoria sobre a situação de papel, mas há duas desvantagens principais:

  • Como esses programas não rastreiam seu desempenho de reconhecimento e produção separadamente, os cartões tendem a não ser mostrados a você no momento ideal, significando isso que você esquece mais do que gostaria ou estuda mais do que é necessário.
  • Reverter a pergunta e a resposta só funcionam quando você quer exatamente o mesmo conteúdo de cada lado. Isso significa que não é possível exibir informações extras na parte traseira de cada cartão, por exemplo.

Contudo o Anki resolve esses problemas, permitindo que você divida o conteúdo de seus cartões em pedaços separados de informações. Você pode então dizer Anki que as peças de informação que você quer em cada cartão, e Anki vai cuidar de criar os cartões para você e atualizá-los se você fizer qualquer edição no futuro.

4.4 – Tipos de cartões

Para que a plataforma Anki crie cartões com base nas nossas notas, precisamos dar um plano que diga quais campos devem ser exibidos na frente ou na parte de trás de cada cartão.

Esse plano é chamado de tipo de cartão. Cada tipo de nota pode ter um ou mais tipos de cartões. Assim sendo, quando você adiciona uma nota, o Anki irá criar um cartão para cada tipo de cartão, sendo que cada um tem dois modelos, um para a pergunta e outro para a resposta.

4.5 – Tipos de notas

O Anki permite criar diferentes tipos de notas para diferentes materiais que você esteja a estudar. Cada tipo de nota tem o seu próprio conjunto de campos e tipos de cartões.

É uma boa ideia criar um tipo de nota separado para cada tópico amplo que você está estudando. No exemplo Inglês, podemos criar um tipo de nota chamado “Inglês” para isso. Se quiséssemos aprender capitais, poderíamos criar um tipo de nota separado para isso também, com campos como “País” e “Capital”.

Quando Anki verifica se há informações duplicadas e apenas compara outras notas do mesmo tipo. Assim, se você adicionar uma cidade capital chamada “Laranja” usando o tipo de nota capital, você não verá uma mensagem duplicada quando chegar o momento de aprender a dizer “laranja” em inglês.

Tenha em conta que quando você cria uma nova coleção, o Anki adiciona automaticamente alguns tipos de nota padrão. Esses tipos de nota são fornecidos para tornar a plataforma mais simples de utilizar para novos usuários. Os tipos de nota padrão são os seguintes:

4.5.1 – Básico

Tem campos de frente e de trás, e criará um cartão. O texto inserido na Frente aparecerá na frente do cartão e o texto que você digitar no verso aparecerá na parte de trás do cartão.

4.5.2 – Básico (e cartão invertido)

Funciona da mesma forma que o básico, mas cria duas cartas para o texto que você digita: um de frente → para trás e um de trás → frente.

4.5.3 – Básico (cartão invertido opcional)

Esta é uma frente → cartão de volta, e opcionalmente uma volta → cartão de frente. Para fazer isso, ele tem um terceiro campo chamado “Add Reverse”. Se você inserir qualquer texto nesse campo, um cartão reverso será criado.

4.5.4 – Cloze

Um tipo de nota que torna mais fácil selecionar texto e transformá-lo em uma exclusão cloze.

Para adicionar seus próprios tipos de nota e modificar os já existentes, você pode usar Ferramentas → Gerenciar tipos de nota.

Veja também:

5 – Como utilizar o Anki para o aprendizado do inglês

Tal como indicámos anteriormente, o Anki pode ser uma ótima ajuda para o seu aprendizado da língua inglesa.

Com ele, você vai poder estudar de forma espaçada as suas anotações e conseguir definir métodos para ser mais simples a memorização de palavras, conjunções verbais, gramática, e até mesmo a parte da ortografia, uma vez que irá ver as mesmas informações repetidamente.

Vai também conseguir organizar facilmente os tópicos e as temáticas, podendo desta forma dedicar-se ao estudo de um tema de cada vez.

Salientamos, que as técnicas utilizadas por esta plataforma, são bastante benéficas, e já foram comprovadas por diversos estudos.

Desta forma, o Anki é sem dúvida algo que você vai querer utilizar para conseguir melhor o seu inglês. Além de que, é gratuito e pode ser utilizado tanto no desktop como no celular.

6 – Como instalar e configurar o Anki

Instalar e configurar o Anki é algo bastante simples, uma vez que a plataforma é bastante intuitiva, contudo, pode ver de seguida como o fazer de forma a que qualquer dúvida seja dissipada.

1 – Download do aplicativo

Primeiramente, clique aqui para fazer download do Anki, e depois clique onde diz “Download Anki for Windows”.

Download do Ankidroid (versão para Android)

Download do AnkiMobile (versão para iPhone)

Esta opção encontra-se no fundo da página.

download anki

2 – Instalação

Fazer a instalação do Anki é também bastante simples. Depois de carregar no Download irá ser descarregado um ficheiro com terminação .exe (executável).

Basta carregar em “Sim” e irá abrir uma nova janela “Anki Setup: Installation Folder”, sendo que aqui deverá carregar em “Install”.

A mesma demora menos de um minuto a ser realizada, e quando na parte superior da imagem aparecer “Completed” deve carregar em “Close”.

Irá aparecer no seu computador (muito provavelmente no ambiente de trabalho) o ícone do Anki, devendo carregar no mesmo para dar seguimento.

3 – Escolha da linguagem

Uma das questões mais importantes é que você pode escolher a linguagem. Assim sendo, basta carregar em “Ok”, uma vez que a linguagem padrão é automaticamente escolhida de acordo com o país.

Se por acaso não estiver selecionado Português Brasileiro, deverá optar pela mesma.

configurar anki

4 – Usuário

Quando você faz a instalação do Anki, não vai ter lá nenhuma informação, por esse motivo o que iá aparecer será o ecrã que mostraremos de seguida.

configurar anki usuario

No Arquivo você poderá trocar de perfil (no caso de haverem mais usuários a utilizar a plataforma), importar ou exportar informação.

Na opção “Editar” apenas poderá desfazer algo que tenha feito anteriormente por engano.

As ferramentas, permitem-lhe ter acesso às seguintes opções:

  • Estudar baralho;
  • Criar baralho filtrado;
  • Conferir banco de dados;
  • Verificação e Mídia;
  • Cartões vazios;
  • Complementos;
  • Gerenciar tipos de notas;
  • Preferências.

5 – Fazer upload de cartões existentes

No botão “Obter compartilhado” você poderá fazer o upload de documentos que foram compartilhados por outros usuários, podendo fazer a pesquisa por diversos temas, contudo, os mais comuns são: linguagens (árabe, chinês, inglês, francês, alemão, japonês, coreano, russo e espanhol).

configurar anki categorias

Ao carregar por exemplo no inglês, vai ser redirecionado para uma outra página, onde existem milhares de títulos que você pode fazer o upload para a sua plataforma.

Optámos por fazer o upload do ponto “982 Most Common Phrases (Portuguese)”, carregando em download no fundo da página.

configurar anki uploads

O tempo do download depende do tamanho do ficheiro que você quer importar e da velocidade da sua internet, contudo não demora mais do que 5 minutos.

Ao fazermos este upload, o Anki ficou com o aspeto que verá de seguida.

configurar anki - tela usuario

Para começar a estudar basta carregar nas Ferramentas e clicar novamente onde diz “Estudar baralho”. O ecrã seguinte irá ser disponibilizado e só precisa carregar novamente onde diz “Estudar agora”.

configurar anki - estudar

O primeiro exemplo que nos saiu foi “A few” (poucos), sendo que existe um áudio que lhe permite aprender também a sonoridade da palavra.

configurar anki - aprender ingles

Depois apenas precisa de responder (de forma sincera) se errou, se foi bom ou se foi simples.

6 – Opção MAIS

Tem ainda a opção mais, que lhe permite fazer determinadas tarefas ou colocar notas, tal como pode ver na imagem seguinte.

configurar anki dar nota

Com o Anki, você pode também importar os seus próprios baralhos através de notas do computador ou criar os baralhos diretamente no aplicativo.

Contudo, embora sejam simples de utilizar, de forma a facilitar a sua aprendizagem o melhor mesmo é importar baralhos que já estejam criados (pois vai poupar-lhe imenso tempo).

Agora que já sabe como é que o Anki funciona, quais as suas vantagens, como é que o mesmo pode ser útil para o seu aprendizado de inglês e como começar a utilizar, já não tem qualquer desculpa para não começar já hoje a praticar.

Vai ver que com esta plataforma, será muito mais simples aprender o que desejar. Seja inglês, francês, alemão, anatomia, geografia…

Enfim, você pode aprender de tudo com o Anki. Aproveite-o e vai ver que num mês você está pro numa nova linguagem ou pronto para aquele exame da facultade que tem muita matéria para estudar.

E aí! Vamos começar a estudar inglês com o Anki? Se você baixar esse aplicativo depois de ler a nossa matéria, compartilhe conosco quais os baralhos que está utilizando e se está gostando de utilizar o mesmo.

Assista a uma Aula Gratuita e descubra como Acelerar o seu aprendizado do inglês em até 300%. Reserve a sua vaga agora:

QUERO MINHA VAGA GRÁTIS

O Guia Definitivo do Inglês  |  Inglês para Sobrevivência | Inglês para Viagens

27 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite, comprei o anki pela app store, como faço para alterar o idioma para portugues, o aplicativo está todo em ingles, layout horrível e não estou entendendo nada kkk.
    Você poderia me ajudar.
    Meu equipamento é um ipad mini.
    Obrigada.

  2. Essa ferramenta é ótima. Quem ainda não tiver usando, faça isso agora, pois ajuda muito a aprender as palavras em inglês. Muitas palavras e até frases em inglês eu tinha dificuldade em grava, eu aprendia e esquecia no outro dia, e com esse jeito que é passado no ANKI comecei a grava mais fácil. Legal demais. Thx.

  3. Quero deixar aqui meus parabéns por esse artigo muito bem explicado, e pelo site de vocês que tem ótimos conteúdos para quem precisa começar aprender inglês.

    Já venho acompanhando você a alguns meses e sempre vocês estão colocando novas dicas e vídeos de inglês que inclusive são bem explicados e claros também.

    Assinei o meu e-mail na lista de você para ser avisado dos novos vídeos de aulas e dicas de inglês.

    Thanks so much.

    • Hello Marcelo, ficamos felizes em ouvir de você o quanto tem gostado da ferramenta Anki e dos conteúdos postados aqui no site Proddigital Idiomas.

      Continue nos seguindo diariamente e vamos aprender inglês.

      Thank You. 🙂

  4. Genial pessoal, muito legal, parabéns pelo tutorial, essa ferramenta é fenomenal. kkkkkk Baixei no meu iphone é estou gostando muito. Já compartilhei com meus amigos. Let’s learn English with Anki.

  5. Tutorial muito bom, bem explicativo e detalhado. E o anki é ótimo, instalei no meu pc e no celular. Estão funcionando muito bem e já tô usando para aprender inglês, já coloquei várias palavras das video aulas de vocês e dou sempre uma olhada por 1 hora por dia pelo menos e percebi que estou conseguindo gravar mais facilmente as palavras em inglês, coisa que antes eu grava no dia e no outro eu esquecida.

    Já compartilhe com meus amigos. Recomendo a todos pessoal. Thanks so much

    • Hello Claudio, ficamos felizes por estar gostando do Anki. Continue praticando o inglês diariamente com essa ferramenta, pois realmente é excelente. Assista as nossas videoaulas de inglês e coloque no Anki todas as palavras e frases que você encontrar e tiver dificuldade de memorizar-las.

      Thank you and we will definitely learn English.

      Nos acompanhe também no Facebook, Instagram, e Twitter.

    • Hello Maria, é realmente uma ótima ferramenta. Esteja sempre usando-a. Assista as nossas videoaulas e vá colocando no Anki as palavras e frases que você for aprendendo. Thank you. 🙂

  6. Já uso o Anki a 4 meses e é muito bom. Eu sempre tiver dificuldade de memorizar palavras em inglês, mas com o anki comecei a gravar muito mais palavras e até frases inteiras de inglês. Hoje já estou pensando em começar a aprender espanhol e vi que o Anki vai me ajudar muito. Recomendo a todos e parabéns pessoal do Proddigital Idiomas pelo rico tutorial, muito bem explicado, o melhor que já encontrei. Hugs. Célio Henrique

    • Hello Célio, ficamos felizes pelo Anki estar te ajudando muito. Realmente é uma ótima ferramenta.

      Estamos torcendo pelo seu aprendizado fluente do inglês e também do espanhol. Thank you. 🙂

    • Hello Rafael, que bom gostou. Utilize esse ferramenta Anki sempre, pois vai te ajudar muito a memorizar as palavras e frases em inglês e consequentemente você aprenderá inglês mais rapidamente. Thanks.

      E não deixe de nos acompanhe também no Facebook, Twitter e Instagram

  7. Baixe o anki no seu celular, funciona muito bem. Já comecei a colocar várias palavras que estouo aprendendo com as aulas de vocês. É pratico de usar. Thank you, I’m loving this Anki.

  8. Ferramenta muito boa, parece que vai me ajudar muito. Preciso aprender inglês mas estou tendo dificuldades de memorizar as palavras em inglês, esqueço fácil demais. E agora vi nesse Anki que tem um método legal para memorizar e aprender. Amei. 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here