A importância do domínio do inglês no ensino superior e no meio científico
IMAGEM: alexeynovikov/Depositphotos

Hoje a língua inglesa é facilmente a mais falada em todo o mundo, de modo que em diversos países possuem o idioma como sua língua materna e outros países utilizam-no de maneira quase diária devido ao processo de globalização que vivemos já há décadas.

No português, por exemplo, existem diversos exemplos de palavras e expressões oriundas da língua inglesa, como briefing, deadline, mindset e até o mouse do computador.


Como Aprender Inglês com Música:


Contudo, algumas situações e campos de atuação dão mais importância para a língua inglesa do que outros.

O exemplo mais claro que podemos trazer é a vivência de um professor de inglês, que trabalha a língua diariamente e acaba se tornando quase nativo em sua pronúncia, escrita e compreensão.

Outro exemplo onde a língua inglesa é regra é no meio acadêmico e científico. Isso ocorre devido à uma padronização da linguagem científica mundial.

Então, além de alunos de universidade, pesquisadores e pós-graduados precisarem se preocupar com o uso de epígrafe para TCC e outras burocracias que envolvem a produção científica, o domínio da língua inglesa é essencial para formação de um bom cientista.

Portanto, fora todas as aplicações já conhecidas da língua inglesa no dia-a-dia das pessoas, o papel deste idioma no meio científico é ainda mais importante do que na sociedade comum.

Por conta disso, hoje várias universidades oferecem cursos de inglês para quem trabalha com artigos científicos e acadêmicos em inglês. Pensando nisso, hoje iremos ver juntos um pouco mais da importância do domínio do inglês para os alunos de faculdade e de pós-graduação.

O inglês é a ‘’língua da ciência’’

Cientísta - cálculos - imagem vetor
IMAGEM: Divulgação

Todo jovem universitário já deve ter ouvido de algum professor que o inglês é o idioma usado pela ciência em escala mundial.

Isso faz com que qualquer elemento de um projeto acadêmico de expressão internacional, desde as frases para epígrafe utilizadas pelo autor sejam cunhados em língua inglesa, independente da origem do artigo científico.

Portanto, ao longo de toda a graduação o aluno terá contato com livros, artigos, projetos, teses, dissertações e pesquisas realizadas no idioma inglês.

Além disso, ainda existe um fator que traz uma certa dificuldade ao inglês acadêmico: a quantidade de termos técnicos utilizados nas pesquisas acadêmicas e científicas.

Então, para acompanhar o inglês em seu nível mais técnico é necessário que se tenha domínio de termos específicos de sua área, além do inglês básico.

O inglês irá certamente abrir portas profissionais

Reunião - pessoas conversando em uma mesa
IMAGEM: Divulgação

Uma grande realidade das universidades públicas do país, como por exemplo a USP, a UNESP e a UFRJ são as parcerias e convênios com laboratórios internacionais que estas universidades possuem.

Logo, o contato com pesquisadores estrangeiros, a oportunidade de bolsas de estudo e o desenvolvimento de projetos em parceria com universidades estrangeiras é uma grande realidade na vida de estagiários destas universidades.

Desta maneira, o domínio e a fluência em inglês podem ser um fator diferencial na hora de concorrer com outros alunos por uma oportunidade dessas.

Ainda, para adquirir uma experiência internacional durante os anos de graduação, é necessário que se tenha pelo menos o nível básico em inglês, sendo o inglês avançado um grande diferencial nestas horas.

Portanto, dentro do laboratório de atuação, além da sala de aula, também é extremamente comum que o aluno / estagiário tenha um contato exaustivo com protocolos, técnicas, procedimentos e metodologias todas descritas em inglês.

Possibilidade de renda extra durante os anos de estudo

renda extra para falantes de inglês
IMAGEM: luismolinero/Depositphotos

Por fim, uma das oportunidades mais importantes que o domínio do inglês proporciona para seus falantes é a possibilidade de ministrar aulas, traduzir artigos ou até desenvolver conteúdos relacionados à artigos em inglês durante os anos de graduação.

Os anos de faculdade são, notoriamente, instáveis em uma questão financeira e econômica. Portanto, o inglês pode ser uma ferramenta para conseguir uma renda extra durante estes anos, que permita um pouco mais de conforto ou que garanta seu aluguel.

Como a importância do inglês no meio acadêmico é gigantesca, como acabamos de ver ao longo da reportagem, oportunidades para aulas particulares, traduções e resumos não faltam!

De maneira geral, o inglês é indispensável para qualquer pessoa. Sobretudo para aqueles que almejam e buscam a realização de um curso superior e o ingresso no meio acadêmico e científico.

Veja também:



4 Passos Simples para Melhorar sua Pronúncia em Inglês:


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui