Aprender inglês é uma habilidade essencial para o mundo atual, que oferece diversas oportunidades de estudo, trabalho e lazer para quem domina o idioma. Assim sendo, muitos responsáveis se perguntam quando é hora de apresentar o inglês para crianças.
Será que existe uma janela de oportunidade que favorece o aprendizado de uma língua estrangeira na infância? Afinal, queremos que nossos pequenos tenham as melhores oportunidades, mas sem forçar a barra e sobrecarregá-los, certo?
Pensando nisso, hoje trouxemos uma série de dicas e informações, com base em pesquisas científicas e experiências pedagógicas, para ajudar nessa questão. Assim, você terá uma noção melhor de quando é hora de introduzir seu pequeno aspirante a bilíngue no aprendizado da língua inglesa. Leia até o final e confira!
Inglês para crianças é mesmo uma boa ideia? Veja o que dizem os especialistas
Uma das principais dúvidas dos pais e educadores é se existe um período ideal para iniciar o ensino de inglês para crianças, ou se isso pode ser feito em qualquer fase da vida. A resposta não é simples, pois depende de vários fatores, como a motivação, a exposição, o método e o objetivo do aprendizado. No entanto, alguns estudos indicam que há uma relação entre a idade e a facilidade de aprender uma nova língua, especialmente no que se refere à pronúncia e à gramática.
Um desses estudos foi conduzido por Joshua Hartshorne, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que analisou os dados de mais de 600 mil pessoas que fizeram um teste online de gramática inglesa. Assim, o resultado mostrou que a facilidade para aprender as regras gramaticais de uma língua estrangeira diminui gradualmente a partir dos 18 anos, e que para atingir um nível nativo com menos esforço, o ideal é começar a aprender inglês antes dos 10 anos.
Outro estudo, realizado por pesquisadores de três universidades de Boston, também nos Estados Unidos, chegou a uma conclusão semelhante, ao avaliar a capacidade de mais de 500 mil pessoas de reconhecer e reproduzir os sons de uma língua estrangeira. O resultado indicou que a habilidade de adquirir uma pronúncia nativa de uma língua estrangeira é mais forte até os 18 anos, e que para se tornar completamente fluente, é melhor que o aprendizado comece antes dos 10 anos.
Então, ou aprende na infância ou não aprende mais?
Esses estudos sugerem que há uma vantagem cognitiva de aprender inglês na infância, pois o cérebro das crianças é mais flexível e receptivo a novos estímulos e informações.
Isso não significa, porém, que seja impossível ou até mesmo muito difícil aprender inglês na idade adulta, mas sim que o processo pode ser mais complexo e exigir mais esforço e dedicação. Portanto, apresentar o inglês para crianças pode poupar muito tempo e esforço posteriores.
Quais são os benefícios de aprender inglês desde cedo?
Além da facilidade de assimilar os aspectos fonéticos e gramaticais de uma língua estrangeira, aprender inglês na infância traz outros benefícios para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Veja alguns deles:
- Estimula o raciocínio lógico, a memória, a criatividade e a concentração: ao se esforçar para assimilar o idioma, a criança precisa resolver problemas, memorizar vocabulário, criar frases e manter a atenção durante as aulas;
- Amplia o repertório cultural, a curiosidade e a tolerância, pois a criança entra em contato com diferentes costumes, valores e formas de pensar. Dessa maneira, aprende a respeitar e apreciar a diversidade;
- Melhora a comunicação, a autoconfiança e a autoestima, já que o pequeno desenvolve a habilidade de se expressar em outra língua, de interagir com outras pessoas e de superar desafios e dificuldades.
- Prepara para o futuro, uma vez que ela adquire uma competência que será útil para sua vida acadêmica, profissional e pessoal, e que abrirá muitas portas e possibilidades.
Como ensinar inglês para crianças de forma eficaz e divertida?
Sabendo dos benefícios de aprender inglês na infância, surge a questão de como ensinar o idioma para crianças de forma eficaz e divertida, respeitando as características e as necessidades de cada faixa etária. Afinal, não basta apenas expor a criança à língua inglesa, é preciso também despertar o seu interesse, motivá-la e estimular seu prazer pelo aprendizado.
Para isso, é importante considerar alguns aspectos. Veja a seguir algumas formas de se fazer isso.
Escolha um bom método de ensino
O método de ensino deve ser adequado à idade, ao nível e ao ritmo de aprendizagem da criança. E deve, ainda, priorizar a comunicação e a interação, em vez da memorização e da repetição.
Além disso, a abordagem também deve ser baseada em situações reais e significativas, que envolvam o uso da língua em contextos variados e autênticos. Por exemplo, contar histórias curtas, com pequenos diálogos em inglês onde os personagens são interessantes e lúdicos pode ser um bom começo.
O material didático deve ser pensando especialmente no inglês para crianças
Outro ponto importante é o material didático, que deve ser atrativo, lúdico e estimulante. Também deve conter elementos visuais, sonoros e táteis, que favoreçam a percepção e a compreensão da criança.
O ideal, aliás, é que o material seja composto por textos, músicas, vídeos, jogos, brincadeiras, histórias, entre outros recursos que despertem a atenção e a curiosidade da criança.
O professor precisa saber lidar com crianças
Se você optar por matricular seu filho em um curso de inglês, lembre-se de que o professor deve ter qualificação, experiência e capacidade para ensinar inglês para crianças. Ademais, deve ter uma postura afetiva, paciente e motivadora.
O professor deve criar um ambiente acolhedor, seguro e estimulante, que propicie a participação e a interação da criança. É importante elogiar, incentivar e orientar a criança, sem cobrar demais, criticar ou comparar.
Curso de inglês para crianças pode ser o mesmo que para adultos?
Como vimos, o primeiro contato do pequeno com a língua estrangeira deve ser bem lúdico, leve e divertido. Desse modo, a criança se interessa e de fato começa a absorver o conhecimento, uma vez que está aberta para ele.
Depois que ela já tem uma noção maior do idioma e que também vai ficando mais velha, pode passar a aprender em um curso padrão. Porém, é indispensável que esse curso seja dinâmico, ativo e prenda a atenção dela, para que sua evolução aconteça sem que haja a perda da alegria em aprender.
Nesse sentido, o Curso Inglês Winner VIP 3.0 é uma excelente opção. Afinal, o professor Paulo Barros, que ministra o curso, é muito divertido, usa uma linguagem jovem e acolhedora. Assim, se o aluno é criança ou adolescente, se sente à vontade e aprende com mais facilidade.
Aliás, uma das muitas qualidades desse curso é sua versatilidade, uma vez que ele é ideal para qualquer pessoa em qualquer nível de inglês. Ou seja, se você já tem um inglês intermediário, pode atingir a fluência com ele rapidamente. Mas, se ainda não fala uma palavra sequer e nem sabe por onde começar a aprender inglês, também consegue êxito.
Conclusão
Como vimos, aprender inglês na infância é uma oportunidade de desenvolver uma habilidade que será útil para toda a vida. Além, é claro, de trazer benefícios para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças.
Para que o aprendizado seja eficaz e divertido, é preciso escolher um método, materiais e um professor adequados, que respeitem as características e as necessidades de cada faixa etária. Assim, a criança poderá aprender inglês de forma natural, prazerosa e duradoura.
Algo muito importante a se lembrar é que, ser bilíngue seja muito benéfico, o aprendizado de inglês nunca deve ser imposto à criança. Afinal, ser obrigado a aprender pode traumatizar o aluno a longo prazo e levá-lo a ter aversão ao inglês e não queremos isso, certo?
Sendo assim, o ideal é apresentar o idioma como algo alegre e divertido e ir evoluindo para as partes técnicas com o passar do tempo. Assim, no futuro, seu pequeno vai te agradecer por você tê-lo introduzido ao inglês enquanto ainda era mais fácil aprender.
Agora você já sabe tudo sobre inglês para crianças! Então coloque nossas dicas em prática e Help your child on their journey towards fluency!