Homens estudando Inglês para vestibular
IMAGEM - AlexNazaruk

Se você tem interesse em estudar inglês para vestibular mas não sabe por onde começar e nem o que exatamente deve estudar, estamos aqui para te ajudar.

Dessa forma, sabemos que se preparar para algo importante como um vestibular pode ser difícil e desafiador, mas não precisa ser complicado.

Portanto, se você deseja entender melhor o que é preciso estudar para estas provas e como pode fazer isso, fique com a gente e leia até o final, ‘cause we have the answers you need!

A importância do inglês no vestibular

Antes de mergulhar nos métodos de estudo, é muito relevante entender por que o inglês é tão importante nos exames de vestibular.

Afinal, em um contexto educacional cada vez mais competitivo, as universidades buscam alunos não apenas com conhecimento técnico, mas também com a capacidade de se comunicar e acessar informações em inglês, a língua franca da ciência, tecnologia e negócios.

Portanto, não importa em qual área você deseja se especializar, ser bilíngue é uma vantagem que se torna cada vez mais requisitada, e que pode lhe abrir muitas portas na vida profissional.

Então, sem mais delongas, vamos direto ao ponto: Como estudar inglês para o vestibular? Leia até o final e vamos lhe dar a resposta.

Entenda o exame

Primeiro de tudo, você precisa saber qual o tipo de prova que vai fazer, e isso inclui os tópicos que serão explorados e também os formatos das perguntas.

Assim, se você pensa em uma prova específica, pode procurar por suas edições de anos anteriores para entender sua estrutura.

Uma vez que você possui essas edições passadas em mãos, faça uma boa análise levando em conta duas coisas: os tópicos que mais caem e o estilo de questões.

A partir do momento que você entende e assimila esses dois pontos, fica mais fácil desenvolver uma estratégia de estudos.

Qual a melhor forma de estudar inglês para vestibular?

A dúvida que todos tem é “qual a melhor forma de estudar?” e a resposta é simples: a que melhor se adapta a sua rotina e objetivos. Se você pesquisar por uma rotina de estudos e tentar segui-la à risca sem adaptá-la à sua realidade, não será possível ter o progresso que deseja.

Sendo assim, você precisa analisar o seu dia a dia, sua disponibilidade de horários e quais as metodologias que melhor funcionam para seu aprendizado.

Defina uma agenda

Escolha os horários e dias em que você tiver mais tempo e disposição e distribua entre eles horas de estudos que sejam adequadas para você. Nem muito pouco, e nem sobrecarga de horas estudadas.

A saber, o ideal é que uma sessão de estudos dure de uma hora e meia até duas horas e meia, e para cada hora de aula assistida, deve haver uma hora de estudos.

Ou seja, você não precisa fazer sua vida girar em torno disso, até porque se não o estresse seria muito, desde que o tempo do qual você dispõe seja bem aproveitado, seus estudos serão válidos.

Métodos de estudo de inglês para vestibular

Com seus horários para se dedicar a estudar já estabelecidas, chegou a hora de definir como vai aproveitá-las ao máximo.

Você pode começar testando alguns métodos e ir adaptando sua rotina de acordo com os resultados que consegue com eles.

Por exemplo, durante uma semana você pode tentar assistir a uma aula, online ou como preferir, e em seguida anotar tudo o que está fresco na sua memória e que lhe chamou a atenção. Depois vá estudando cada um dos tópicos que anotou por vez.

Além disso, você pode fixar os assuntos que têm mais dificuldade com o uso dos flashcards, cartões com a pergunta de um lado, e a resposta do outro.

A saber, esse método também é excelente para revisar o que você já estudou e não quer esquecer.

Invista em recursos variados

Nem todo mundo consegue aprender usando apenas o tradicional, os livros didáticos e as lousas cheias de textos, e está tudo bem.

Afinal, nos dias de hoje o que mais vemos são recursos e métodos variados para que cada um consiga encontrar o que se adapte melhor.

Dessa forma, você também não precisa se limitar, explore opções como aplicativos para estudar o idioma, fóruns na internet para pessoas com o mesmo interesse que o seu, reuniões em grupo com outros estudantes para compartilharem conhecimento.

Além disso, investir em um bom curso, como o Curso Inglês Winner VIP 3.0., que é completo e vai te ajudar a longo prazo, com conhecimentos para que passe no vestibular e consiga muitas outras oportunidades.

O que estudar em inglês para vestibular

Já falamos sobre como estudar inglês para vestibular, mas agora resta saber o que exatamente é preciso estudar.

Como já dissemos antes, pesquisar as provas de anos anteriores vai te ajudar a ter uma melhor noção do conteúdo e formato do exame.

No entanto, existem alguns tópicos que, independente de qual vestibular for, é necessário revisar e estudar, pois certamente estarão presentes nas questões. E vamos falar sobre esses assuntos agora.

Gramática

A gramática é a espinha dorsal de qualquer idioma, e com o inglês não seria diferente. No vestibular, é comum encontrar questões que testam o conhecimento de tempos verbais, preposições, conjunções, e a estrutura de frases.

Portanto, é essencial ter uma boa base gramatical e se dedicar a aprender essas regras do idioma que são indispensáveis.

Vocabulário

O vocabulário é outro componente vital, pois de nada adianta conhecer todas as regras de gramática do idioma se não possuir um vocabulário amplo.

Além disso, conhecer uma ampla gama de palavras e suas aplicações em diferentes contextos pode ajudar a compreender textos e enunciados de questões mais complexas.

Muitas vezes, podemos nos deparar com enunciados que não compreendemos por completo, mas se soubermos suas palavras chaves, é o suficiente para interpretá-lo.

Compreensão e interpretação de texto

A habilidade de ler e compreender textos em inglês é frequentemente avaliada nos vestibulares.

Afinal, é quase uma regra: em todos os vestibulares a maioria das questões será de interpretação de texto.

Praticar a leitura de artigos, notícias e literatura em inglês pode melhorar significativamente essa habilidade.

Mas não deixe outros gêneros textuais como tirinhas, poemas e receitas de lado, pois também podem cair nas provas.

Produção de texto

Alguns vestibulares requerem que os candidatos escrevam textos ou redações em inglês, por isso é preciso praticar a escrita, focando na clareza, coesão e coerência.

Assim, você pode treinar redações e pedir para que professores de inglês ou até ferramentas próprias para isso, como aplicativos de IA, corrijam seu texto.

Lembre-se sempre de que dominar o inglês para o vestibular exige dedicação e uma abordagem estratégica de estudo.

Compreender a importância do idioma, bem como saber o que estudar e como se preparar são etapas fundamentais para garantir um bom desempenho.

Assim, com a prática regular é possível desenvolver as habilidades necessárias para se destacar nas suas provas e abrir portas para oportunidades acadêmicas e profissionais no futuro.

E não se esqueça, se você gostou de saber mais sobre como se preparar para estudar inglês para vestibular, ou se ainda lhe restou alguma dúvida, comente aqui e nos deixe saber! We wish you good luck!

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui