Sendo uma das línguas mais faladas e influentes do mundo, você já parou para pensar o que está perdendo por não saber inglês? Isso mesmo, saber inglês pode abrir muitas portas para você, tanto pessoais quanto profissionais e deixar de aprender este idioma pode te atrasar nestes aspectos.
Então, hoje vamos falar sobre a importância e alguns dos benefícios de aprender inglês e o que você está perdendo por não saber esse idioma. Leia até o final e com certeza terá mais motivação para se tornar bilíngue!
A importância de saber inglês nos dias de hoje
O inglês é uma língua que pode te conectar com o mundo inteiro. Em um cenário globalizado, competitivo e dinâmico, saber inglês pode ser um diferencial para sua vida pessoal e profissional.
Afinal, esta é a língua mais usada na comunicação internacional, no comércio, na diplomacia, na tecnologia, na ciência, na educação e na cultura.
Ao saber inglês, você pode ter acesso a mais informações, oportunidades, experiências, pessoas e ideias.
Você também pode desenvolver habilidades, competências, valores e atitudes que podem te ajudar a se adaptar, inovar e colaborar em um mundo cada vez mais complexo e diverso. Por isso, saber inglês nos dias de hoje é mais do que uma vantagem, é uma necessidade.
Entretanto, muitas pessoas não se interessam em aprender o idioma, e se você é uma delas, vamos falar a seguir sobre o que você está perdendo por não dominar essa língua.
Acesso a um mundo de informação e conhecimento
Ao saber inglês, você pode acessar uma enorme quantidade de informação e conhecimento que pode enriquecer sua vida e sua mente. Afinal, você pode ler livros, artigos, notícias, blogs, assistir a vídeos, filmes, séries, ouvir músicas, podcasts, participar de cursos, fóruns, redes sociais e muito mais.
Além disso, você também pode aprender sobre outras culturas, países, pessoas e perspectivas que podem ampliar seus horizontes e sua visão de mundo.
Imagine só que você está fazendo uma pesquisa urgente e o único resultado online, ou o único livro que fale sobre o assunto estejam em inglês. Se você vai lamentar por não saber traduzir ou se vai se sentir orgulhoso por saber inglês, só depende de você.
Oportunidades de trabalho e estudo
Já no cenário profissional, o inglês é a língua mais requisitada no mercado de trabalho global. Sendo assim, saber inglês pode aumentar suas chances de conseguir um emprego, uma promoção, aumento, intercâmbio, uma bolsa de estudos ou parceria.
Muitas empresas, organizações, universidades e instituições usam o inglês como língua oficial ou preferencial. E sabendo falar o idioma, você pode se comunicar com colegas, clientes, parceiros, professores, alunos e pesquisadores de todo o mundo. Também pode ter acesso a mais vagas, cursos, programas, projetos e eventos que podem impulsionar sua carreira e sua educação.
Infelizmente, atualmente no Brasil a parcela da população que é fluente em inglês é muito pequena. Para se ter uma ideia, uma pesquisa da British Council recente mostra que somente 5% dos brasileiros sabe falar inglês. Além disso, apenas 1% é fluente de fato.
Essa é uma estatística triste, visto que tantas pessoas estão perdendo grandes oportunidades pessoais e profissionais por não saberem se comunicar no idioma mais falado do mundo. Mas isso também se torna uma vantagem para você a partir do momento que o termo “bilíngue” passa a constar no seu currículo.
Por isso, se você faz parte dos 95% que ainda não domina o inglês, está na hora de tomar uma atitude para mudar isso e passar a integrar o time dos privilegiados que domina.
O que você está perdendo por não saber inglês? – Viagens e diversão
O inglês é a língua mais falada pelos turistas e viajantes do mundo. Ser fluente pode facilitar suas viagens e torná-las mais divertidas e seguras. A saber, são mais de 60 países que falam inglês como primeira língua, e a maioria das demais nações também sabem falar o idioma.
Assim, você pode se comunicar com as pessoas locais, pedir informações, orientações, dicas, recomendações, ajuda e ainda fazer novas amizades. Você também pode aproveitar melhor as atrações, os passeios, as paisagens, a gastronomia, a arte e a história dos lugares que você visita.
Além disso, se tornará mais fácil se divertir com as inúmeras opções de entretenimento que o inglês oferece, como jogos, aplicativos, memes, piadas, gírias, expressões e muito mais.
Crescimento pessoal e profissional
Esta língua também pode estimular e muito o seu crescimento pessoal e profissional. Ao saber inglês, você pode desenvolver habilidades como memória, concentração, criatividade, raciocínio, lógica, comunicação, negociação, liderança e trabalho em equipe.
Dessa forma, você também pode melhorar sua autoestima, sua confiança, motivação, curiosidade, flexibilidade, adaptabilidade e sua resiliência.
Além disso, você pode expandir de maneira imensa a sua rede de contatos, visão de mundo, cultura e seu respeito pela diversidade.
Enfim, agora que já falamos sobre todas as portas que o inglês pode abrir, você deve estar se perguntando “Tá, mas e agora? Como faço para aprender?”.
Portanto, vamos te ajudar com isso também. O processo para se aprender uma nova língua pode ser desafiador, mas a recompensa vale ouro! Então, vamos te dar algumas dicas certeiras para que você consiga dar início a essa jornada.
Defina seus objetivos e seu nível
O primeiro passo para começar a aprender inglês do zero é definir seus objetivos e seu nível. Você precisa saber por que você quer aprender inglês, o que você espera alcançar com esse idioma, e qual é o seu nível atual de conhecimento. Dessa forma, essas informações vão te ajudar a escolher o melhor método, material, tempo e frequência de estudo para você.
Então, você pode definir seus objetivos de acordo com seus interesses, necessidades e sonhos. Por exemplo, você pode querer aprender inglês para viajar, trabalhar, estudar, se divertir, fazer amigos, etc.
Você também pode definir seus objetivos de acordo com o nível de proficiência que você deseja atingir, seguindo os padrões internacionais como o Common European Framework of Reference for Languages (CEFR), que classifica os níveis de A1 (iniciante) a C2 (avançado).
Ou ainda, você pode definir seu nível de inglês fazendo um teste online para avaliar suas habilidades de compreensão oral, leitura e gramática. Mas também é possível definir seu nível de inglês de forma mais informal, apenas observando o quanto você consegue entender e se expressar em inglês em diferentes situações.
Escolha um método e um material adequados
Agora que você já definiu seu nível e seus objetivos, o segundo passo para começar a aprender inglês do zero é escolher um método e um material eficientes. Para isso, é necessário encontrar uma forma de aprender inglês que seja compatível com seu estilo, ritmo, preferências e disponibilidade.
Felizmente, existem muitas opções de métodos e materiais para aprender inglês, como o curso Inglês Winner Vip 3.0, livros, aplicativos, vídeos, podcasts, jogos, etc. Então cabe a você escolher um ou mais de acordo com seus objetivos, nível, tempo e orçamento.
Você deve escolher uma metodologia e um tipo de material que sejam eficazes, ou seja, que te ensinem o inglês que você precisa e queira aprender, de forma clara, estruturada, progressiva e contextualizada.
No entanto, nada te impede de escolher maneiras de aprendizado que sejam prazerosos, isto é, que te façam gostar de aprender inglês, de forma lúdica, interativa, variada e personalizada.
Por fim, você também pode escolher uma forma de aprender que seja motivadora, em outras palavras, que te façam continuar aprendendo inglês, de forma desafiadora, estimulante, recompensadora e significativa.
Para saber inglês pratique de forma regular e diversificada
Outra etapa para começar a saber inglês é praticar o idioma de forma regular e diversificada. Para isso, é preciso usar o inglês que você aprende de forma ativa, frequente e variada. Isso vai te ajudar a consolidar, revisar, ampliar e aperfeiçoar seu conhecimento e suas habilidades em inglês.
Dessa forma, você pode praticar o inglês de forma regular, ou seja, estabelecendo uma rotina de estudo e exposição ao inglês, que seja compatível com sua agenda e seus objetivos. Sempre procurando dedicar um tempo diário, semanal ou mensal para aprender e usar o inglês, de forma consistente e persistente.
Assim, busque praticar o inglês de forma diversificada, ou seja, explorando as quatro habilidades do idioma: falar, ouvir, ler e escrever e tente sempre revezar entre elas, para que você domine todas.
Há também a possibilidade de explorar os diferentes aspectos do idioma: vocabulário, gramática, pronúncia, ortografia, etc. Você também pode explorar os diferentes gêneros, temas, contextos e situações em que o inglês é usado. A saber, você pode usar diversos recursos, ferramentas, mídias e plataformas para praticar o inglês, de forma criativa e dinâmica.
Não se deixe intimidar pela vergonha e insegurança
Sempre que começamos a aprender algo novo nos deparamos com o medo, as inseguranças e a vergonha, e ao aprender inglês não é diferente. Muitas pessoas acabam desistindo pois não acreditam que vão conseguir, ou ainda porque disseram a elas que é perda de tempo.
Mas lembre-se de nunca dar ouvidos a comentários desse tipo, especialmente quando estiverem relacionados aos seus estudos. Afinal, a única pessoa que vai sair perdendo caso desista é você mesmo!
Então, se você tem vergonha de falar inglês, mantenha em mente os seus objetivos, o seu progresso e não se deixe abalar, pois um mundo novo e cheio de oportunidades te espera!
Saber inglês pode te dar acesso a um mundo de informação e conhecimento, oportunidades de trabalho e estudo, viagens e diversão, crescimento pessoal e profissional e muito mais. Por isso, não perca tempo e comece a aprender inglês hoje mesmo. Você vai se surpreender com o que você pode ganhar e o que você está perdendo por não saber esse idioma.
E lembre-se que começar a aprender inglês do zero pode ser um desafio, mas também uma oportunidade. Com os passos certos, você pode iniciar seu aprendizado de inglês de forma eficaz, prazerosa e motivadora. Assim, você vai descobrir que aprender outro idioma pode ser uma experiência incrível e transformadora.
Portanto, esperamos que você se sinta mais motivado agora que sabe o que está perdendo por não saber inglês e que comece seus estudos a todo vapor! Take care and see you soon!