Mulher aprendendo inglês para trabalhar em home office
IMAGEM - neboja.ki

Muita gente se pergunta se precisa saber inglês para trabalhar em home office. Afinal, a modalidade remota de trabalho tem se destacado bastante nos últimos tempos.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa do Google Trends do final de 2023, mostrou que o número de pesquisas por “vaga home office” aumentou em 50% em relação a 2022. Assim sendo, é fácil ver como a vontade das pessoas de trabalhar em casa é grande. E isso é bem justificável, uma vez que esse regime permite maior liberdade geográfica e de tempo, reduz os custos com deslocamento e alimentação no trabalho, dentre muitas outras vantagens.

Por outro lado, esse aumento da procura faz a oferta ficar mais disputada, o que exige dos candidatos a vagas remotas mais empenho e capacitação para se destacar. Dessa forma, saber inglês passa a ser não um diferencial, mas uma necessidade.

Por esse motivo, hoje vamos te mostrar o nível de importância do inglês para trabalhar em home office, além de dar dicas do que estudar para se sair bem. Read until the end and don’t miss anything important!

Afinal, estou “em home office” ou estou “de home office”?

Primeiramente, há uma coisa importante a se esclarecer. Apesar da expressão home office ser de origem inglesa, os nativos não a usam da mesma forma que nós.

Isso porque, quando empregamos home office em uma frase, estamos nos referindo à modalidade remota de trabalho, certo? Já os gringos a usam em seu sentido literal, ou seja, “escritório em casa” se formos traduzir para o português.

Sendo assim, se você for usar o termo para falar com nativos, não pode dizer que “trabalha de home office”, por exemplo. Em vez disso, deve usar o termo somente no sentido de local, caso esteja no seu escritório domiciliar. E se for explicar que trabalha em regime remoto, deve dizer “I work from home”.

No entanto, essa expressão já se popularizou aqui no Brasil e não há problema em usá-la por aqui. Aliás, mesmo os sites e plataformas de emprego a usam para especificar quando a vaga é em regime remoto.

Vantagens de saber inglês para trabalhar em home office

Agora que já esclarecemos essa questão do inglês “aportuguesado”, vamos falar sobre a dúvida de muitos: afinal, é ou não preciso saber inglês para trabalhar em home office?

Na verdade, isso depende muito da vaga, pois existem muitos tipos de trabalhos que podem ser feitos à distância. Por exemplo:

  • Atendimento ao público;
  • Telemarketing;
  • Vendedor;
  • Assistente pessoal;
  • Produtor de conteúdo, dentre inúmeros outros.

Porém, se você analisar esses exemplos, verá que o inglês pode ser necessário em todas essas profissões. Então, embora não saber inglês possa não ser um impeditivo para exercer algumas delas, ele certamente ajuda em todas.

Além disso, ao saber inglês, você tem acesso a muitas vantagens, uma vez que já vimos como as vagas em regime remoto estão disputadas atualmente. Veja a seguir algumas das principais vantagens.

1. Vagas no exterior

Enquanto o home office oferece mais liberdade geográfica, se você souber inglês, essa liberdade se expande a nível global. A saber, a grande maioria das empresas do exterior contrata gente do mundo todo para trabalhar e, como o inglês é o idioma mais falado no mundo, com mais de 1,5 bilhão de falantes, se você o dominar, as chances de conseguir uma vaga em uma dessas empresas é gigante.

Só para ilustrar, no momento em que essa matéria é escrita, exitem mais de 3 mil vagas no LinkedIn correspondentes à busca “vagas em home office exterior inglês fluente”.

Portanto, essa é apenas uma amostra da diferença que saber inglês para trabalhar em home office faz.

2. Mais oportunidade de estudos

Para conseguir uma boa vaga, é preciso se capacitar. Isso é um fato em praticamente todas as áreas profissionais. E em muitas delas, o inglês ajuda a aprofundar mais os estudos, a buscar novas fontes de informação e a se tornar um profissional que as empresas queiram contratar.

Por exemplo, a área de programação. A maioria dos termos usados nesse nicho são em inglês, apenas para ficar na superfície, podemos listar: code, front end, back end, debugging, pointer e por aí vai. Então, se você se pergunta se é preciso saber inglês para programar, pode apostar que não saber vai dificultar a sua vida.

Também é preciso lembrar que o número de cursos preparatórios e profissionalizantes estrangeiros é enorme e, se você souber inglês, poderá aproveitá-los para melhorar seu currículo. Ainda usando o exemplo da programação, para se ter uma ideia, existe um curso de Harvard totalmente gratuito de Ciência da Computação, o CS50.

Então, saber inglês abre portas realmente diferenciadas para você no âmbito acadêmico e profissional, e pode te ajudar a alcançar mais rápido sua sonhada vaga home office.

3. Facilidade para resolver problemas com os aparelhos

Quando você trabalha em casa, não pode chamar o técnico de TI cada vez que seu computador “dá pau”, não é mesmo? Em vez disso, precisa ser capaz de resolver problemas por conta própria para não deixar que eles atrapalhem sua produtividade.

Como você já deve ter notado, a maioria das configurações do computador, manuais de instrução, softwares, aplicativos, enfim, de toda a parafernália que você precisa para trabalhar em casa é em inglês. Então, é importante entender primeiro o inglês para depois passar a dominar a parte tecnológica do trabalho à distância.

O que saber de inglês para trabalhar em home office?

Como já vimos, são muitas as áreas do trabalho remoto que demandam um bom domínio do inglês. Assim sendo, é difícil explicar tudo aqui o que você deve aprender. Porém, para te dar um norte, e para que você saiba por onde começar, trouxemos algumas dicas relacionadas a alguns pontos importantes dessa modalidade de trabalho. Veja a seguir.

Linguagem profissional

  • E-mails e comunicação escrita: aprenda a redigir e-mails profissionais de forma clara e concisa. Por exemplo, saiba como iniciar um e-mail formal (“Dear Mr. Smith”) e como encerrá-lo (“Best regards”);
  • Reuniões virtuais: procure se familiarizar com frases e vocabulário usados em videoconferências, como “Let’s move on to the next agenda item” ou “I’d like to share my screen.”;
  • Relatórios e documentação: saiba como escrever relatórios, resumos e documentação técnica em inglês.

Linguagem de computador e tecnologia

  • Programação e Desenvolvimento Web: se você trabalha com TI, aprender termos como “debugging” (depuração), “API” (Interface de Programação de Aplicativos) e “frontend” (parte visual de um site) é fundamental;
  • Jargões técnicos: conheça palavras-chave relacionadas à sua área, como “database” (banco de dados), “server” (servidor) e “cloud computing” (computação em nuvem).

Vocabulário para resolução de problemas

  • Troubleshooting: saiba como descrever problemas técnicos, como “My computer won’t boot” (Meu computador não liga) ou “The website is displaying an error” (O site está exibindo um erro);
  • Expressões para solução de conflitos: aprenda a lidar com situações delicadas de trabalho, como “I apologize for the inconvenience” (Peço desculpas pelo transtorno) ou “Let’s find a workaround” (Vamos encontrar uma solução alternativa).

Vocabulário de negócios e marketing

  • Marketing Digital: entenda termos como “SEO” (Otimização de Mecanismos de Busca), “CTR” (Taxa de Cliques) e “lead generation” (geração de leads);
  • Gestão e estratégia: familiarize-se com palavras como “KPIs” (Indicadores-Chave de Desempenho), “ROI” (Retorno sobre Investimento) e “SWOT analysis” (Análise SWOT).

Exemplos de expressões comumente usadas em inglês para trabalhar em home office

  • E-mail: “Please find attached the report” (Por favor, encontre em anexo o relatório);
  • Reuniões: “Let’s schedule a follow-up meeting” (Vamos agendar uma reunião de acompanhamento);
  • Programação: “Syntax error” (Erro de sintaxe).
  • Resolução de problemas: “The server is down” (O servidor está fora do ar).
  • Marketing digital: “Content marketing” (Marketing de conteúdo).
  • Gestão: “Key performance indicators” (Indicadores-chave de desempenho).

Seja fluente e não se preocupe com inglês para trabalhar em home office

Com base nesses poucos exemplos que trouxemos aqui, já deu para perceber que o vocabulário de inglês para quem quer trabalhar em home office é extenso, não é mesmo? Por isso, ao invés de tentar apenas aprender termos “coringa”, você pode dar um passo além e se tornar fluente. Se você pensa que isso é muito caro, difícil ou que você não tem tempo suficiente, é porque não conhece ainda o Inglês Winner VIP, do teacher Paulo Barros.

Nesse treinamento, você tem acesso a uma plataforma de ensino que utiliza uma metodologia inovadora e única, que te ajuda a se tornar bilíngue em 3 etapas. E isso independente de qual nível você se encontre hoje.

Portanto, agora que você já sabe todas as vantagens de saber inglês para trabalhar em home office, invista em sua carreira, sua tranquilidade e sucesso: entre hoje para o Winner VIP e fique bem mais perto de alcançar tudo isso!

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui