Professores nativos ou brasileiros? Com qual deles é melhor aprender inglês?
IMAGEM - Ischukigor

Uma das questões que muitos estudantes de inglês se fazem é: é melhor aprender com professores nativos ou brasileiros? Afinal, para quem ainda não iniciou ou está iniciando agora a sua jornada rumo à fluência, pode ser complicado entender qual é a diferença entre esses dois tipos de professores e qual deles pode te ajudar mais a alcançar seus objetivos.

Por esse motivo, hoje vamos falar sobre as vantagens e desvantagens de estudar com o apoio desses dois tipos de tutores. Além disso, também vamos dar algumas dicas para você escolher o melhor professor para você. Portanto, leia até o final e não perca nada importante!

Afinal, o que são professores nativos ou brasileiros?

Primeiramente, é importante entender as diferenças cruciais entre os professores de idiomas que são nativos e os que não são.

Um professor nativo de inglês é aquele que tem o inglês como sua língua materna, ou seja, que nasceu e cresceu em um país onde o inglês é a língua oficial. Como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Austrália, etc. Esse mestre tem, portanto, o inglês como sua primeira língua, e fala o idioma com fluência, naturalidade e sem sotaque.

Enquanto isso, um professor brasileiro de inglês é aquele que tem o português como sua língua materna, mas que aprendeu o inglês como um segundo idioma, seja por meio de cursos, livros, filmes, músicas, intercâmbios, etc.

Sendo assim,os professores brasileiros falam o idioma com um nível de proficiência que pode variar de básico a avançado, dependendo do seu tempo de estudo, prática e exposição ao idioma.

Quais são as vantagens e desvantagens de aprender inglês com professores nativos?

Aprender inglês com professores nativos pode trazer alguns benefícios, como:

  • Você pode aprender o inglês autêntico, que é usado no dia a dia pelos falantes nativos, com suas expressões, gírias, regionalismos e variações;
  • Desenvolver sua pronúncia;
  • Ampliar seu vocabulário, conhecendo novas palavras e seus significados, usos e contextos;
  • Melhorar sua compreensão auditiva, se acostumando com diferentes sotaques, velocidades e formas de falar inglês;
  • Se familiarizar com a cultura, a história e os costumes dos países de língua inglesa, enriquecendo seu conhecimento e sua visão de mundo.

No entanto, como tudo na vida, optar por um professor que nasceu em um país de língua inglesa também traz muitas desvantagens:

  • Dificuldade de entender o que o professor nativo fala, especialmente se ele falar muito rápido, usar muitas gírias, ter um sotaque forte ou usar um vocabulário muito específico;
  • Se expressar em inglês também pode ser complicado se você for iniciante ou intermediário, e não tiver um vocabulário suficiente para se comunicar com o professor nativo;
  • Dificuldade de tirar suas dúvidas em português, uma vez que o professor nativo não costuma falar ou entender o português. Assim, pode ser difícil para ele explicar as regras gramaticais, as diferenças culturais, etc;
  • Por fim, também pode ser difícil se adaptar ao método de ensino do professor nativo. Isso porque nem sempre eles contam com uma formação pedagógica e podem não conseguir driblar a barreira do idioma para lidar com as necessidades e os interesses dos alunos brasileiros.

Quais são as vantagens e desvantagens de aprender inglês com professores brasileiros?

Por outro lado, aprender com um professor daqui, pode ser mais tranquilo por uma série de razões. Afinal, você pode entender melhor o que ele fala, seja qual sotaque, entonação ou dialeto ele use. Você também pode se expressar melhor em inglês mesmo sendo iniciante, pois terá o apoio de um conterrâneo para te incentivar, corrigir e orientar.

Também é possível tirar suas dúvidas em português para compreender melhor as regras gramaticais e as nuances do idioma. Sem contar que, para ensinar, o professor brasileiro teve que passar pelo mesmo processo de aprendizado que você está passando. Então, ele pode entender melhor suas dificuldades e ajudar de uma forma mais empática.

No entanto, apesar de mais simples, optar por ter aulas de inglês com um professor brasileiro pode ter alguns pontos contra. Principalmente se você já está em um nível mais avançado e quer aperfeiçoar:

  • O inglês que o professor ensina pode ser mais acadêmico e engessado que o usado pelos nativos;
  • As regras do idioma podem mudar e tornar o método dele defasado se não houver uma atualização constante.

Por isso, é muito importante escolher bem o curso e o professor que irá te ajudar a conquistar a tão sonhada fluência no inglês.

Afinal, o que é melhor?

Como você pode ver, não há uma resposta definitiva para essa pergunta. Tudo depende do seu objetivo, nível, estilo de aprendizagem e da sua preferência. O que podemos dizer é que o melhor professor de inglês para você é aquele que te ajuda a aprender inglês de forma eficiente e prazerosa, respeitando o seu ritmo e extraindo todo o seu potencial.

No entanto, existe uma combinação perfeita entre esses dois tipos de mestres: um professor brasileiro que fale como um nativo. Por quê? Porque um professor brasileiro que fale como um nativo combina as vantagens de ambos os tipos de professores, sem as desvantagens.

Afinal, ele pode te ensinar o inglês autêntico, com pronúncia, entonação e ritmo naturais, e um vocabulário amplo e variado. Ele também pode te explicar as regras gramaticais, as diferenças culturais e as nuances do idioma em português, e te apoiar, te corrigir e te orientar em inglês. O professor de inglês também pode se adaptar ao seu nível, objetivo e estilo de aprendizagem, pois a comunicação será melhor e mais simples.

Onde encontrar um professor brasileiro que fale como um nativo?

Agora que já falamos sobre o que é melhor, se professores nativos ou brasileiros, você deve estar se perguntado:”tá, mas onde eu encontro o melhor desses dois mundos?”.

A resposta é bem simples: aqui mesmo! O Curso Inglês Winner VIP 3.0 é ministrado pelo professor Paulo Barros, que aplica uma metodologia de ensino que ajuda a acelerar seu aprendizado. Além disso, ele mostra na prática o que ele mesmo fez para se tornar fluente, para que qualquer pessoa possa replicar e aprender muito rápido.

O curso é dividido em 5 módulos, que vão do básico ao avançado, têm muitos bônus, técnicas para memorizar o inglês e muito mais.

Por isso, não fique se perguntando se professores nativos ou brasileiros são a melhor opção para você: invista no que é comprovado e se torne bilíngue em pouco tempo!

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui