mulher sorrindo, assistindo tv
Imagem: drobotdean / Freepik

Se eu te contar que agora você consegue aprender um idioma igual ao seu amigo que conseguiu aprender inglês com Friends, assistindo a filmes e séries? Não apenas você vai aprender, mas vai se divertir com muitos títulos incríveis e aprender sobre a cultura local.

A televisão é uma ótima maneira de aprender. Assistir a programas de TV e filmes pode ajudá-lo a se tornar mais fluente em um novo idioma. Talvez para você aprender através de livros ou cursos de idiomas não é o melhor caminho, e tudo bem com isso. Claro, toda ferramenta é bem-vinda na hora de aprender um novo idioma, mas aprender um idioma não significa apenas que você pode lê-lo ou escrevê-lo. Ao meu ver, o principal aspecto a se dominar é pronunciar corretamente e  compreensão auditiva. Afinal, você quer poder dizer na mesa de amigos que “domina” aquela língua, certo?


Como Aprender Inglês com Música:


Sem isso, você não poderá se comunicar com as pessoas em quaisquer idiomas. Nem será capaz de entender o que dizem. Os programas de televisão cativam sua atenção e o mantém motivado enquanto seu cérebro aprende e, felizmente, você encontrará os melhores programas em 3 idiomas diferentes no Lingopie para os nativos de português e 8 para quem já domina o inglês.

Basta acessar as nossas plataformas via PC, celular ou televisão, e ler para descobrir as melhores dicas para aprender através de filmes e séries. Convido você a se juntar a nossa comunidade!

Por que você deve aprender um idioma com TV e filmes?

  • Ao assistir TV e filmes, você ouvirá pessoas falando uma língua estrangeira e com sotaque natural. Isso treinará seu ouvido e o ajudará a falar melhor, mesmo que você leia novas palavras e ainda não consiga falar perfeitamente.
  • Inscreva-se e comece assistir a filmes na Lingopie. Sim, você vai aprender com filmes! Esse tipo de programa pode ter um vocabulário complexo e rico, mas pode ser perfeito para o seu objetivo. Se o que falamos é o que ouvimos, então, ao ouvir os atores, você vai começar a imitar sua maneira natural de falar. Em pouco tempo você vai notar a diferença no seu progresso.
  • A TV ajuda você a falar com mais naturalidade. Você notou que se comunica de uma maneira lenta ou não natural? Ao ler livros ou ouvir diálogos maçantes criados para os alunos, você desenvolverá o mesmo hábito. Na contramão disso, se você ouvir as conversas normais em programas de TV ou filmes, aprenderá a falar dessa maneira – mais fluência e mais naturalidade.
  • Se você continuar lendo apenas materiais didáticos, aprenderá o idioma adaptado para estrangeiros. Ouvir livros didáticos e seus áudios têm sua importância, mas eles não o ajudarão a desenvolver o tom natural que você procura. É aqui que os programas e filmes estrangeiros são úteis. Eles superam a lacuna entre materiais de aprendizagem e conversas reais. Por exemplo, se você ama inglês e quer aprendê-lo, a Lingopie o ajudará a encontrar alguns dos melhores programas para ouvir como um nativo falaria.
  • As legendas têm um efeito excepcional no cérebro. Observar, ler, ouvir e pensar sobre eles significa que seu cérebro se lembra do que é dito por um longo tempo. Você se familiariza facilmente com as palavras e as absorve muito mais rapidamente do que se lesse ou ouvisse.
  • Televisão e filmes são divertidos de assistir. É possível aprender um idioma e se divertir ao mesmo tempo. Diga adeus ao tédio, o “fator” diversão da televisão também terá um efeito positivo em seu aprendizado. Você não perderá o interesse e ficará motivado a continuar com o processo de aprendizado, mesmo que no início seja mais difícil. Experimente!
  • Você pode descobrir novas culturas aprendendo a língua daquela região. Imagine assistir a um programa francês. Os detalhes do show lhe darão uma ideia sobre a cultura e as tradições ligadas à língua francesa. Você entenderá melhor sua ética, sua maneira de trabalhar, sua maneira de celebrar festivais e muito mais. Este é um grande ponto positivo quando você aprende um novo idioma através da televisão. A Lingopie tem vários programas franceses incríveis que o ajudarão a aprender enquanto assiste.

Aprender um novo idioma com TV ou filmes: o que você precisa?

Agora que você finalmente está convencido da ideia de aprender através de filmes e séries, vamos elencar o que você precisa.

Primeiro: Você precisará de um programa, filme ou série no idioma que quer aprender. Logo, você deve ativar a função de dupla legenda. Com o aplicativo da Lingopie, você vai encontrar essa funcionalidade com facilidade.

Tente encontrar vídeos onde você possa ver os personagens se comunicando com naturalidade. Desta forma, você vai pegar o sotaque, o dialeto, as expressões e novas palavras do idioma ao mesmo tempo.

Formas inteligentes de aprender idiomas com filmes e programas de TV

cachorro assistindo filme
Imagem: damedeeso / Depositphotos

Se em apenas um dia eu assistir a todas as temporadas do meu programa favorito, isso vai desenvolver a pronúncia correta? Você deve ter feito essa pergunta. Mas aprender com a televisão só é possível se tivermos a abordagem certa.

Escolher os métodos certos tornará o processo de aprendizado menos complicado, mais focado e mais divertido para você.

Abaixo estão as dicas mais inteligentes para ter uma experiência melhor e mais rápida através da televisão e do cinema.

1.   Escolha um filme com uma duração menor

Em vez de pular para um filme completo, comece pequeno e escolha um curta-metragem! Como iniciante, filmes longos podem exigir mais de você, o que pode te fazer perder o interesse.

A abordagem mais inteligente é pegar um filme curto antes de pular para os mais longos. Você pode começar com pequenos vídeos ou até trailers de filmes! Isso lhe dará uma visão geral do que você escolheu.

2.   Selecione cuidadosamente os filmes

Escolher o filme certo é importante para tornar o aprendizado melhor e mais fácil. Primeiro, é melhor selecionar um programa, filme ou vídeo relacionado aos seus interesses. Pesquisas comprovam que as pessoas aprendem mais se tiverem interesse no que estão fazendo.

Se você é iniciante, escolha programas ou filmes infantis. Vídeos simples e divertidos chamam a sua atenção porque facilitam o aprendizado. Se você já tem algum domínio do idioma, escolha algo mais próximo do nível intermediário. Você pode escolher um suspense, comédia, ação ou comédia romântica em sua língua estrangeira preferida.

3.   Fragmente os shows

Lembre-se da ideia principal: divertir-se enquanto aprende. Você não precisa concluir todo o programa ou filme de uma só vez. Se esforçar para terminar algo rapidamente não aumentará seu aprendizado, mas te deixará cansado e menos interessado.

A ideia é aumentar seu interesse e torná-lo mais agradável para que você se divirta enquanto aprende e aguarda a próxima sessão. Você pode quebrar o show em pedaços. As cenas de filmes estão bem pontuadas, então dividi-las será fácil. Você pode fazer o mesmo para os episódios do programa que escolheu para mergulhar na língua estrangeira que está aprendendo.

Com essa prática, você vai estar mais focado no vocabulário e poderá praticar sua pronúncia de forma mais eficaz. Você também evitará transformar suas sessões de aprendizado em um momento chato e poderá aproveitá-las ao máximo.

Sua mente estará mais engajada no processo e vai reter melhor as palavras aprendidas. Sua concentração vai estar nas palavras que você tem aprendido e em seu contexto.

4.   Assista a mesma cena diversas vezes

É sempre uma boa ideia assistir às mesmas cenas do filme ou da série de novo e de novo. Nossas mentes funcionam de forma muito eficiente ao ver cenas já conhecidas por nosso cérebro.

Lembre a época escolar, fica mais fácil visualizar esse conceito. Você provavelmente repetiu as datas, eventos e até fórmulas matemáticas para se lembrar deles – e passar de ano. O mesmo princípio se aplica aqui, só que você aproveita mais porque o que você assiste repetidamente é a cena de um filme ou série que te interessa.

Ao assistir as mesmas cenas diversas vezes, você provavelmente entenderá palavras ou expressões que não pegou na primeira vez. Sua compreensão vai ficar afiada com o que tem visto. Você também vai absorver frases e palavras que vêm à sua mente com maior facilidade.

5.   Anote o que você ouve ou aprende

Mantenha um caderno para escrever o seu progresso e novas palavras. Ouça o programa mais de duas ou três vezes e anote os principais pontos ou palavras-chave. Ouça o conteúdo muitas vezes até que sua mente possa entender as palavras sem esforço. Quando terminar de escrever, compare com as legendas e também procure as palavras que não entendeu.

Você definitivamente vai notar a diferença entre escrever enquanto ouve e apenas ouvir. Com essa prática você vai perceber palavras ou expressões que foram difíceis de compreender de primeira.

6.   Altere sua opção de legendas

Mesmo que as legendas possam distraí-lo um pouco, no início é interessante mantê-las ativas. Sem elas você terá pouca compreensão. Mesmo por diversão e pouco aprendizado você vai ter pouco entendimento do que está acontecendo no filme.

Comece com dupla legenda: uma no seu idioma nativo e outra no idioma que quer aprender. Depois de se acostumar com essa forma de aprendizado, você pode modificar a opção de legendas. Você também pode alternar para apenas as legendas em seu idioma estrangeiro preferido. Em um momento você vai assistir sem legendas, mérito seu. Experimente isso e você ficará surpreso com a facilidade e rapidez com que vai aprender o novo idioma.

Obs: O aplicativo Lingopie é perfeito para aprender um novo idioma. Seus recursos (como ter dupla legendas e traduções instantâneas) combinados com seu preço justo o tornam o melhor aplicativo para aprender com esse método.

Para finalizar…

Para alcançar novos voos, aprender um novo idioma é a melhor maneira de se comunicar com o mundo. Vai te ajudar a se envolver com pessoas interessantes em viagens, congressos ou apenas pelo bel prazer de fazer amizade.

Aprender um idioma vai além da comunicação, mas imergir em uma cultura rica em detalhes, conhecer pessoas de diversos países e aguçar a sua curiosidade sobre o mundo. Aprender com filmes e séries é divertido, inovador e educativo ao mesmo tempo. Não perca mais tempo, siga os passos da Lingopie e comece sua jornada de aprendizado de idiomas hoje. E não se esqueça de nos contar qual dessas dicas você achou mais útil!



4 Passos Simples para Passar em uma Entrevista de Emprego em Inglês:


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui