Menina pesquisando em seu notebook como aprender inglês em casa
IMAGEM - Freepik

Aprender inglês em casa pode ser um desafio, mas também é uma oportunidade de usar os recursos que você tem ao seu alcance e provar para si mesmo que consegue.

Apesar de difícil, saiba que é possível aprender inglês em casa, de forma rápida e eficaz, sem gastar muito dinheiro ou tempo. Afinal, existem muitas formas de estudar inglês por conta própria, sem precisar de um curso presencial ou de um professor particular.

Portanto, se nesse ano que está apenas começando a sua meta é alcançar a fluência sem sair do conforto da sua casa, stay with us until the end, pois vamos te ajudar a alavancar este processo.

Benefícios de se aprender inglês em casa

Além de economizar tempo e dinheiro, você pode aprender o inglês de forma mais confortável e flexível ao fazê-lo em casa. E os benefícios de iniciar os estudos no conforto do seu lar não são poucos, como você verá a seguir.

Mais autonomia e controle sobre seu aprendizado

Ao aprender inglês em casa, você pode escolher os materiais, as ferramentas e as atividades que mais se adequam ao seu estilo e às suas necessidades de aprendizagem.

Você também pode definir seu próprio horário e frequência de estudo, e adaptar seu plano conforme seu progresso e dificuldades. Assim, é possível aprender o inglês de forma mais eficiente e satisfatória, sem depender de outras pessoas ou instituições.

Você tem mais variedade e qualidade de recursos para aprender inglês

Outro benefício de aprender inglês em casa é que você pode aproveitar a grande quantidade e diversidade de recursos que estão disponíveis na Internet, como aplicativos, jogos, livros, etc.

Dessa forma, esses recursos podem oferecer conteúdos de qualidade e atualizados para aprender inglês, produzidos por profissionais ou por falantes nativos.

Além disso, esses conteúdos podem ser voltados para temas e gêneros variados, que podem despertar seu interesse e sua curiosidade pelo idioma.

Assim, você pode aprender o inglês de forma mais dinâmica e envolvente, sem ficar limitado a um único material ou método.

Mais oportunidades e facilidades para praticar o inglês

Ao estudar inglês em casa, você pode praticar o idioma com mais frequência e facilidade, usando os recursos que você já tem à sua disposição para se expor ao idioma.

Você também pode usar a Internet para se comunicar em inglês e assim praticar de forma mais natural e autêntica, melhorando suas habilidades no idioma.

Escolha cursos online

Se você não desejar utilizar os cursos online, não há problema algum. Mas saiba que esta é uma oportunidade que pode ser muito bem aproveitada por quem estuda inglês em casa.

Afinal, um bom curso online, como por exemplo o Curso Inglês Winner VIP 3.0, pode te ajudar a dominar o inglês por completo. Esse curso usa uma metodologia única, que acelera o processo e faz com que você atinja a fluência em tempo recorde e o melhor: de forma definitiva.

Além disso, você não precisa deixar o conforto da sua casa. Então considere a opção.

Agora que você já sabe dos benefícios de se aprender inglês em casa, leia a seguir um pouco mais sobre os métodos mais eficazes para quem está neste processo.

Quatro métodos eficazes para aprender inglês em casa de forma rápida

No processo de aprender inglês em casa, pode ser que você acabe se desmotivando ao não ver resultados rápidos. Mas é preciso manter a disciplina e entender que este é um processo que vai levar um tempo.

Dessa forma, cada um tem um ritmo, então não se pressione nem se compare com colegas que alcançaram suas metas sem dificuldades ou em pouco tempo.

Dito isso, existem sim alguns métodos que podem te ajudar a manter uma velocidade boa nos seus estudos, claro que não são métodos mágicos, mas com certeza vão te ajudar a bater suas metas e objetivos! Vamos conferir quais são.

Use o método de imersão

Esse método consiste em se expor ao inglês o máximo possível, de forma que você se sinta como se estivesse vivendo em um país de língua inglesa, mesmo estando em casa.

Dessa forma, você pode aprender o inglês de forma natural e autêntica, e se acostumar com os sons, as estruturas e as expressões do idioma.

Para começar seu processo de imersão, você pode mudar o idioma dos seus dispositivos eletrônicos, como celular, tablet, computador, televisão, etc., para o inglês.

Assim, você pode aprender novas palavras e expressões relacionadas à tecnologia, e se acostumar a ver e ouvir o inglês com mais frequência.

Consuma conteúdos em inglês, como filmes, séries e músicas, pois assim você pode aprender o idioma de forma divertida e interessante, e conhecer mais sobre a cultura e a história dos países de língua inglesa.

Você pode ainda escolher os conteúdos de acordo com seu nível, seu interesse e seu gênero preferido, e usar as legendas ou os dicionários quando necessário.

Além disso, procure conversar em inglês com outras pessoas, seja online ou offline, você pode usar aplicativos ou sites para encontrar parceiros de conversação ou participar de grupos ou comunidades online de pessoas que querem aprender inglês.

Aprenda com a repetição espaçada

Outra forma de aprender inglês em casa de forma rápida é aprender com a repetição espaçada. A repetição espaçada consiste em revisar o que você aprendeu em intervalos regulares e crescentes, de forma que você consiga memorizar e consolidar o inglês na sua mente.

Dessa forma, você pode evitar o esquecimento e o desperdício de tempo, e otimizar seu aprendizado. Para isso, use flashcards para revisar o vocabulário, a gramática, a pronúncia e a compreensão.

Os flashcards são cartões com uma palavra, uma frase, uma imagem ou um áudio em inglês de um lado, e a tradução, o significado, o uso ou a resposta do outro.

Além disso, use o sistema Leitner para organizar seus flashcards. O sistema Leitner é uma forma de organizá-los em caixas ou grupos, de acordo com a dificuldade e a frequência de revisão.

Comece com todos os flashcards na primeira caixa, e passe eles para as caixas seguintes conforme você acerta. A cada caixa, o intervalo de revisão aumenta, de forma que você revise os mais fáceis com menos frequência, e os mais difíceis com mais frequência.

E lembre-se da curva do esquecimento para planejar suas revisões. A saber, a curva do esquecimento é uma forma de representar graficamente como o nosso cérebro esquece as informações ao longo do tempo, se elas não forem revisadas.

A curva mostra que o esquecimento é mais rápido nas primeiras horas e dias após o aprendizado, e que as revisões devem ser feitas nesses momentos críticos, para evitar a perda de memória.

Aprenda com a mnemônica

O método da mnemônica consiste em usar técnicas de memorização e associação para facilitar o aprendizado e a lembrança do inglês. Dessa forma, você pode aprender o inglês de forma mais fácil e divertida, e evitar a confusão e o bloqueio mental.

Assim, você pode usar acrônimos para lembrar de listas, regras ou fórmulas. A saber, acrônimos são palavras formadas pelas iniciais ou partes de outras palavras.

Você pode usar os acrônimos para lembrar de listas de palavras, como os dias da semana, Monday, Tuesday, Wednesday, Thursday, Friday, Saturday, Sunday = MTWTFSS.

Ou ainda, as cores do arco-íris Red, Orange, Yellow, Green, Blue, Indigo, Violet = ROYGBIV. Você também pode criar seus próprios acrônimos, usando palavras que façam sentido para você.

Outra forma eficaz de memorizar palavras e expressões é usar rimas. Você pode usar as rimas para lembrar de palavras que você esquece ou confunde, como through e threw, their e there, piece e peace.

Se divirta ao aprender inglês em casa

Para se divertir enquanto estuda, jogue jogos em inglês, como palavras cruzadas, caça-palavras, etc. Pois assim você pode aprender e revisar o vocabulário e a ortografia em inglês, e se desafiar e se divertir ao mesmo tempo.

Escreva textos em inglês, como diários, cartas e e-mails, pois além de praticar e melhorar sua escrita e sua criatividade em inglês, você pode expressar seus pensamentos e sentimentos e ideias.

 

Duas dicas para quem deseja aprender inglês em casa

Se você leu até aqui, certamente já anotou essas ideias de métodos para aprender inglês em casa, mas se deseja mais um empurrãozinho, confira as dicas que separamos para você a seguir.

Escolha os materiais e as ferramentas adequados ao seu nível interesse

Para aprender inglês em casa, você precisa ter acesso a materiais e ferramentas que sejam adequados ao seu nível de inglês, e que sejam do seu interesse e do seu gosto.

Assim, você pode aprender o inglês de forma mais fácil e divertida, e evitar a frustração e o tédio.

Pratique as quatro habilidades: fala, escuta, leitura e escrita

Para aprender inglês em casa de forma completa e equilibrada, você precisa praticar as quatro habilidades do idioma: fala, escuta, leitura e escrita. Cada uma dessas habilidades tem sua importância e sua dificuldade, e requer diferentes tipos de atividades e exercícios.

Por exemplo, você pode praticar a fala e a escuta conversando com outras pessoas em inglês, já a leitura você pode exercitar lendo textos, livros e artigos em inglês, e tentando compreender o significado e o contexto das palavras e das frases.

Além disso, para praticar a escrita, produza textos e os revise para conferir se utilizou a gramática e o vocabulário da língua inglesa corretamente. Assim, você pode desenvolver todas as habilidades do idioma, e se tornar um falante mais fluente e confiante.

Portanto, se você leu até aqui, saiba que estamos com você e torcendo para que você consiga aprender inglês em casa e se torne bilíngue as soon as possible!

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui