Estudar inglês é uma das maiores necessidades nos dias de hoje. Seja pela busca profissional ou para viajar ao redor do mundo, quem sabe inglês está um passo à frente.
Contudo, a pergunta mais feita quando falamos sobre o assunto é: como aprender inglês? Aprender qualquer língua nova é uma tarefa árdua, mas se você colocar em prática nossas 6 dicas, aprender inglês vai ficar muito mas fácil. Confira!
Siga a Proddigital Idiomas no Twitter >>>
1. Estabeleça horários para estudar inglês
Antes de começar a estudar inglês, estabeleça horários de estudo e se organize para que esse tempo não seja tomado por outras atividades do dia a dia. Sem um horário estabelecida, você prejudica toda a organização e a dinâmica do seu processo de contato e aprendizado.
2. Não se sinta intimidado de aprender sozinho
É possível, sim, aprender inglês sozinho. Enquanto alguns sentem muita falta de um professor ou de colegas de classe, tem muita gente que prefere estudar por conta própria. Como o número de opções de cursos on-line não para de crescer, o leque de escolhas também cresce e todos os dias surgem novas ferramentas para auxiliar quem estuda sozinho.
3. Motive-se sempre
Um dos pontos que mais ajudam a desenvolver os estudos de um novo idioma é a motivação. Ao aprender inglês isso não é diferente. Pessoas motivadas aproveitam muito melhor o tempo que dedicam aos estudos e tiram prazer do aprendizado — ou seja, estar motivado por uma possível promoção no emprego depois de dominar a língua inglesa, por exemplo, auxilia a nortear os estudos e a despertar mais ainda a vontade de aprender inglês.
4. Esteja imerso na língua inglesa
Quem quer aprender inglês tem que estar em constante imersão na cultura e na língua inglesa. Portanto, músicas, livros, filmes, notícias, grupos de conversação, entre outros, são extremamente recomendados para manter vivo o contato do estudante com o idioma que estuda.
Veja também:
5. Mantenha a disciplina
Como já foi dito, aprender um novo idioma requer bastante trabalho. Não importa se você estuda sozinho ou faz algum curso: ter disciplina é essencial. Inclusive, a disciplina é um dos aspectos mais importantes no processo de aprendizagem do inglês e é preciso dedicar regularmente uma parte do seu tempo ao idioma. De preferência, faça exercícios diários — 20 ou 30 minutos todos os dias podem fazer muita diferença. E isso inclui, é claro, a imersão e o contato indireto com a língua inglesa. Estudar nem sempre significa pegar o caderno e o livro.
6. Não se preocupe com o “inglês perfeito”
É muito comum vermos, principalmente em cursinhos de idiomas, o paradigma do “inglês perfeito”. Existem algumas palavras que os brasileiros têm dificuldade de pronunciar e, às vezes, acabam carregando no sotaque enquanto falam inglês. Você vai ouvir em todos os lugares que isso é errado, mas o inglês falado pelo brasileiro não tem problema algum, tal qual o inglês dos indianos, dos italianos ou dos japoneses. Lembre-se: o mais importante quando pensamos em como aprender inglês é dominar a língua e conseguir nos comunicarmos.
Estudar inglês — ou qualquer novo idioma — exige muita dedicação, mas também traz muitas recompensas, como a possibilidade de conhecer muitas outras pessoas e culturas. Tem outras dicas para quem está começando a aprender inglês ou que está tentando melhorar? Comente as suas dúvidas e sugestões!
Quero agradeço vocês pelo trabalho que vocês fazem de oferecer sempre ótimas dicas e aulas de inglês para míseros alunos como eu… kkk muito obrigado mesmo. O canal de vocês é nota 11.
Nós que agradecemos por você estar sempre nos acompanhando. Não desista de aprender inglês.
Baixe esses e-books para te ajudar ainda mais nos seus estudos do inglês: https://idiomas.proddigital.com.br/e-books-gratuitos/
Abraço.
Verdade, concordo com essas dicas. (y)
Olá Talita, agora é só você colocar os estudos do inglês em prática. E compartilhe essas dicas também com seus amigos e ajude-nos a aumentar o número de brasileiros que dominam a língua inglesa.
Abraço.
Dicas muito boas pessoal.. eu me preocupava muito com o que diz na dica 6. Eu achava que eu tinha que sempre ler o inglês perfeito e ficava o tempo todo voltando para ler o texto em inglês corretamente. Mas vi que os próprios nativos americanos não falam corretamente (igual os brasileiros hahaha).
Li tbm esse artigo de vocês, https://idiomas.proddigital.com.br/ingles/como-aprender-ingles-online-gratis/, e as dicas são ainda mais incríveis. Vão me ajudar mto a mudar o meu jeito de estudar, pois isso determina muito a forma como se organiza para estuda, e vai interferir em aprender inglês rápido ou ficar anos tentando aprender.
Valew. Abço.
Olá Roberto, que ótimo que as dicas estão te ajudando a criar um plano de estudo. Realmente não é necessário que se aprenda o inglês corretamente, alías, mesmo que você aprenda a gramática toda do inglês e a forma bem correta de se falar, ainda sim é recomendado que você aprenda também a forma usual do dia a dia de se pronunciar o inglês, para que você consiga entender os que os americanos falam, pois assim como na língua portuguesa, eles pronunciam as palavras em inglês juntando as sílabas para que a frase fique fluída, e isso causa de um pouco de mudança no som de cada palavra aonde quem não está acostumado com essa forma de se falar (por ter aprendido a pronunciar o inglês bem corretamente) pode ter dificuldade de entender e até conversar com um nativo.
Para ajudar, pratique o listening (ouvir) com leituras de textos, diálogos em inglês, músicas… Os links abaixo podem te ajudar:
LEITURA DE TEXTOS: https://idiomas.proddigital.com.br/tag/leitura-em-ingles/
DIÁLOGO EM INGLÊS: https://idiomas.proddigital.com.br/tag/dialogo-em-ingles/
MÚSICA EM INGLÊS: https://idiomas.proddigital.com.br/tag/ingles-com-musica/
Gostei das dicas, vou recomeçar novamente.
Gostei das dicas, vou recomeçar novamente.