Mulher escutando as melhores músicas para aprender inglês
IMAGEM - lookstudio

Aprender um novo idioma pode ser divertido e fácil, e usar músicas para aprender inglês então é ainda melhor. Afinal, a música pode te ajudar a memorizar vocabulário, gramática, pronúncia e até expressões idiomáticas.

Além disso, você pode conhecer mais sobre a cultura e os sentimentos dos falantes nativos de inglês. Sendo assim, hoje nós vamos apresentar algumas músicas que são ótimas para aprender inglês, além de esclarecer algumas dúvidas! Let ‘s go!

Como usar músicas para aprender inglês

Para fazer bom proveito das músicas na hora de estudar e aprender inglês, você não pode apenas ligar o som e pronto. É necessário usar algumas estratégias para que seus estudos realmente tragam resultados.

Dessa forma, confira agora alguns métodos que vão te ajudar a aprender inglês de forma divertida com músicas de todos os tipos.

Escolha as músicas certas

Escolha músicas que sejam adequadas ao seu nível de inglês, ao seu objetivo de aprendizagem e ao seu estilo de música preferido.

E lembre-se que as vezes só pela música ser lenta, não significa que sua letra se encaixe em um nível de dificuldade menor. E vice-versa.

Preste atenção na letra e na pronúncia

Escute as músicas com atenção, tentando identificar as palavras, as frases e os significados que elas transmitem.

Assim, também é bom ter um bloco de notas para anotar as palavras e expressões que mais te chamaram a atenção, para pesquisar mais sobre depois.

Leia as letras das músicas para aprender inglês

Ao fazer isso, busque comparar a letra com o que você ouviu e verifique se você entendeu tudo corretamente.

Perceba também que em muitas músicas há abreviações e gírias, então as anote e pesquise sobre elas para usá-las corretamente.

Para usar músicas para aprender inglês, é necessário cantar também

Além de ouvi-las e ler a letra, é sempre bom cantar também as músicas, repetindo a pronúncia, a entonação e o ritmo dos cantores.

A saber, uma forma divertida de aprender assim é convidar alguns amigos ou colegas de estudos para fazer um karaokê. Todos vão se divertir e ainda poderão aprender de forma descontraída.

Escreva as músicas

Tente escrever as músicas sem consultar a letra, apenas baseado no que você está ouvindo, e depois confira seus erros e acertos.

Além disso, você pode tentar escrever suas próprias músicas em inglês, usando a sua criatividade e a sua imaginação para criar novas versões e paródias das letras.

Pesquise sobre as músicas

Se enquanto estiver usando músicas para aprender inglês uma te chamar a atenção, pesquise sobre ela, buscando mais informações sobre os cantores, os contextos, as referências e as curiosidades das músicas.

Muitas vezes, ao entender a história por trás da música e suas referências, escutá-la se torna ainda mais interessante e dinâmico.

Portanto, como já falamos sobre o que fazer para aprender inglês com músicas, separamos agora algumas sugestões de canções que você pode usar nesse método.

The Scientist – Coldplay

The Scientist é uma música da banda britânica Coldplay, lançada em 2002. A saber, a música fala sobre um homem que se arrepende de ter terminado um relacionamento e quer voltar no tempo para consertar seus erros.

Assim, a letra é simples e clara, e usa muitos verbos no passado, como “came”, “said”, “tried” e “hurt”. Dessa forma, você pode aprender como formar frases no passado simples e no passado contínuo em inglês, além de algumas preposições, como “to”, “from” e “of”.

A música também tem um refrão fácil de cantar, que repete a frase “Nobody said it was easy”, que significa “Ninguém disse que era fácil”. Essa é uma expressão comum em inglês britânico e americano, que você pode usar quando enfrenta alguma dificuldade ou desafio.

Billionaire – Bruno Mars

Billionaire é uma música do cantor americano Bruno Mars, lançada em 2010 que fala sobre o sonho de ser rico e famoso, e as coisas que o cantor faria se fosse um bilionário. Dessa forma, a letra é divertida e criativa, e usa muitos adjetivos, como “cool”, “happy”, “proud” e “generous”.

Então, você pode aprender como descrever pessoas, lugares e situações em inglês, além de alguns números, como “billion”, “million” e “thousand”. A música também tem um ritmo animado e uma melodia cativante, que te fazem querer cantar junto.

Além disso, usa algumas gírias e abreviações, como “wanna” (want to), “gonna” (going to) e “ain’t” (is not), que são muito usadas na linguagem informal em inglês. Essas são formas de falar mais naturalmente e se aproximar dos falantes nativos do idioma.

A Thousand Years – Christina Perri

Sendo uma opção mais calma e romântica entre as músicas para aprender inglês, A Thousand Years é uma música da cantora americana Christina Perri, lançada em 2011. A letra da música fala sobre o amor eterno e a esperança de viver por mil anos ao lado da pessoa amada.

Assim, a letra é romântica e emocionante, e usa muitos verbos no futuro, como “I’ll love you”, “I will be brave” e  “I would find you”. Dessa forma é possível aprender como formar frases no futuro simples e no futuro contínuo em inglês, além de algumas expressões de amor, como “forever”, “always” e “nothing else matters”.

A música também tem um refrão simples e cativante, que repete a frase “I will love you for a thousand years”. Uma forma de expressar o compromisso e a fidelidade em um relacionamento.

Shallow – Lady Gaga

Ainda nas opções de músicas mais românticas, Shallow é uma música da cantora americana Lady Gaga, lançada em 2018. A saber, a música é o tema principal do filme A Star Is Born (Nasce uma Estrela), que conta a história de amor entre um cantor famoso e uma aspirante a artista.

A canção fala sobre o desejo de se conectar com alguém que entende e compartilha os mesmos sonhos e sentimentos. A letra é emocionante e pode te ajudar a conhecer mais sobre as emoções dos falantes nativos de inglês através das metáforas que eles usam para descrever seus sentimentos. Por exemplo o trecho:

  • I’m off the deep end / Watch as I dive in / I’ll never meet the ground / Crash through the surface / Where they can’t hurt us / We’re far from the shallow now.

Além de te ajudar a conhecer novas palavras, essas expressões são uma forma de mostrar o quanto eles estão dispostos a arriscar tudo por amor. A música também tem um refrão simples e fácil de cantar.

The Archer – Taylor Swift

A música The Archer, da Taylor Swift foi lançada em 2018 e é muito aclamada por sua letra poética. E além de ser uma canção muito bonita, ainda pode te ajudar a melhorar a sua compreensão auditiva e a sua pronúncia, pois tem uma dicção clara e uma entonação expressiva.

Além disso, você pode ampliar o seu vocabulário e a sua gramática, pois a música usa palavras variadas e interessantes, como “archer”, “prey”, “enemy” e “hero”. Você também pode aprender como usar os pronomes reflexivos, como “myself”, “yourself” e “ourselves”.

Thinking Out Loud – Ed Sheeran

Thinking Out Loud é uma música do cantor britânico Ed Sheeran, de 2014, que fala sobre o amor duradouro e a confiança entre um casal que se conhece há muito tempo. Assim, a letra é poética e usa muitos verbos no presente contínuo ou no presente perfeito composto, como “am thinking”, “have fallen”, “have found” ou “have learned”.

Dessa forma, você pode aprender como usar os tempos verbais para expressar ações que estão acontecendo agora ou que têm relação com o passado ou o futuro em inglês. Além disso, você pode conhecer mais sobre as emoções dos falantes nativos de inglês através das metáforas. Por exemplo:

  • So honey now take me into your loving arms / Kiss me under the light of a thousand stars / Place your head on my beating heart / I’m thinking out loud.
  • And maybe we found love right where we are.

Claro que, além desta e das outras músicas para aprender inglês que foram sugeridas, você pode usar as que você desejar. Basta escolher uma que se encaixe no seu nível e usar as estratégias sobre as quais falamos antes.

E se você planeja começar a aprender inglês com canções, então veja a seguir alguns dos principais benefícios que este método pode te proporcionar.

Quais os benefícios de usar músicas para aprender inglês

Agora que você já sabe como fazer para aprender inglês com músicas e até já recebeu algumas indicações de canções com letras boas para isso, que tal saber mais sobre o benefício dessa tática?

Usar músicas para aprender inglês te mantém motivado

As músicas podem aumentar a sua motivação e o seu interesse pelo idioma, pois elas são divertidas, variadas e relacionadas aos seus gostos pessoais.

Afinal, você pode aprender um novo idioma enquanto aprende mais sobre sua música favorita, ou ainda enquanto descobre o quão bonita pode ser a letra de uma canção da qual você nem gostava antes.

Músicas podem melhorar a sua compreensão auditiva

Além de te ajudar a compreender o que está ouvindo, as músicas podem te ajudar com sua pronúncia, pois elas te expõem a diferentes sotaques, ritmos e entonações do inglês.

Usar músicas para aprender inglês vai ampliar seu vocabulário

As músicas podem ampliar o seu vocabulário e também a sua gramática, pois elas te apresentam novas palavras, expressões e estruturas linguísticas do inglês. Além das gírias, que frequentemente aparecem em músicas, especialmente as do gênero pop.

Enriqueça a sua cultura

Músicas podem enriquecer a sua cultura e a sua visão de mundo, pois elas te mostram diferentes aspectos da vida, dos sentimentos e dos valores dos falantes nativos de inglês.

E ao aprender músicas em inglês que estão fazendo muito sucesso no exterior, será ainda mais fácil para você entender a cultura e os gostos dos gringos.

Portanto, se estes benefícios te motivaram, escolha já uma canção e comece a usar músicas para aprender inglês hoje mesmo! Good Luck and see you soon!

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui