Como se diz FICAR em inglês?
IMAGEM: envivo/Depositphotos | EDIÇÃO: Proddigital Idiomas

Hi everyone! Hope all is great with you! Neste artigo vamos decifrar um verbo português que acaba confundido muito estudantes de inglês e, por causa da tradução padrão (dos queridos tradutores modernos – obrigada Google!), faz com que muitos estudantes cometam erros na hora de falar. Eu ouço muito a tradução do verbo ficar em inglês como To Stay, que é apenas uma das traduções e significados possíveis e, frequentemente, temos que usar um outro verbo ou forma de falar em inglês.

Como assim? Está muito confuso! Pois é galera, mas se pensar um pouco sobre os contextos e usos do verbo ficar, perceberia que tem várias significados. Usamos muito o verbo ficar em português! Então, como falar ficar em inglês? Os contextos em inglês exigem diferentes verbos sendo principalmente os verbos To Stay, To Get e To Be.  Já está na dúvida? Não se preocupe! Vamos ver exemplos e mais explicações para acertar como falar ficar em inglês.



Como Aprender Inglês com Filmes e Séries?

E-BOOK GRATUITO





Veja também:

To Stay – Ficar

Começamos com a tradução mais usada e conhecida que podemos considerar como a tradução mais literária. To Stay é um verbo que é a tradução de Ficar em inglês, sim, mas somente em contextos extremamente específicos. Não podemos usar To Stay fora destes contextos, será errado.

Tem principalmente dois contextos onde podemos usar To Stay: quando estamos morando/dormindo/passando tempo num lugar temporariamente. Pense em hoteis, hostels, pousadas ou casas e apartamentos de amigos ou parentes. Seja de férias, um passeio curto ou por causa de necessidade, neste contexto, você vai dormir neste lugar.

Além deste significado principal, usamos To Stay quando estamos falando da duração de tempo que passamos num lugar. Aqui a tradução portuguesa pode ser também passar (tempo) ou até estar (num lugar). Exemplos vão ajudar muito!

Where will you stay when you go to New York?
Aonde você vai ficar quando for para Nova York?

I stayed at my parents’ house over christmas because they live quite far from me.*
Eu fiquei na casa dos meus pais durante o natal porque eles moram muito longe de mim.

Quite é sinônimo ao very, é um pouco britânico e significa um pouco menos que very. (very far será mais longe que quite far)

The hotel where we stayed in Miami was really cool. 
O hotel onde ficamos em Miami foi muito legal.

How long will you stay in Italy on your vacation?
Quanto tempo você vai ficar na Itália nas suas férias?

I need to stay at my friend’s house because my apartment is being renovated. 
Eu preciso ficar na casa da minha amiga porque meu apartamento está sendo reformado.

Os exemplos acima são o primeiro contexto e significado principal do verbo To Stay. Vamos aos exemplos de outros contextos:

I arrived late to the party last night and didn’t stay very long.
Cheguei atrasada à festa ontem e não fiquei muito tempo.

I can make it to your wedding but I won’t be able to stay long. 
Vou conseguir comparecer ao seu casamento, mas não conseguirei ficar muito tempo.

I loved the Museum of Modern Art in New York, I stayed there all day!
Eu adorei o Museu de Arte Moderno em Nova York, passei o dia todo lá!

Please stay in your seats until after the lecture ends.*
Por favor, permanecem nas suas poltronas até que a palestra acabar.

* neste contexto temos o verbo To Remain (permanecer) que é sinônimo e um pouco mais formal: please remain in you seats until after the speech ends

I stayed home all weekend, it was too cold to go out!
Eu fiquei em casa o final de semana todo, estava frio demais para sair!

Anote que em todos os exemplos acima, estamos falando de um lugar. Seja hotel, apartamento ou festa, estamos falando sempre de pessoas estando em lugares. Isso é importante antes de aprender as outras traduções de ficar em inglês. Vamos lá!

To Be – Ficar

O verbo To Be! O primeiro verbo que todo mundo aprende no início dos estudos de inglês. Por quê? Porque o verbo To Be (ser/estar) é importantíssimo em inglês, ainda mais importante que em português porque se usa em muito mais contextos. Concorda ou não?

É meu ponto de vista depois de aprender português e ensinar o inglês para os brasileiros durante muito tempo!

Em inglês usamos o verbo To Be para expressar os seguintes verbos e formas de falar: ser (I am Canadian-Eu sou canadense), estar (I am happy-Eu estou feliz), estar com (I am hungry-Eu estou com fome), ter (He is scared-Ele tem medo) além de ficar, que vamos ver já.

Como vimos acima, usamos o verbo To Be em vários contextos e não somente ser/estar em português. Ficar também é um das traduções do verbo To Be e os seguintes exemplos e áudios vão mostrar!

Where is your office?
Onde fica seu escritório?

The bank is next to the movie theatre. 
O banco fica do lado do cinema.

Will you be upset if don’t go to the party?
Você vai ficar chateada se eu não for à festa?

The party was really great last night!
A festa ficou muito boa ontem à noite!

Neste exemplos, provavelmente tem como usar também o verbo estar como sinônimo ou outra opção correta. O costumo de usar ficar em vez de estar confunde alunos que acham que podem usar o verbo To Stay em inglês, mas não está certo. O uso do verbo To Stay é somente nos casos do primeiro contexto que aprendemos.

Outro exemplo onde não falaremos To Stay mas sim o verbo To Be:

Vou ficar na casa de meus pais no dia dos pais:

I will be at my parents’ house on Father’s day.   ou

I will go to my parents’ house on Father’s day. 

Aqui, ao menos que esteja dormindo na casa, não se usa o verbo To Stay. Se falar To Stay, a pessoa que estiver escutando vai achar que você vai passar a noite na casa.

To Get – Ficar

Nosso verbo preferido em inglês, To Get! Este verbo tem bastante usos, significados além de compor muitos phrasal verbs. É desafiador mesmo! O verbo To Get se usa muito com adjetivos em inglês para significar se tornar, ou seja, o processo antes de estar com algum sentimento ou estado de ser. Ficar é também usado nestes contextos e, novamente, não podemos usar o verbo To Stay. Está ansioso para aprender? Here we go!

You work late all the time, don’t you get tired?
Você trabalha até tarde sempre, você não fica cansado?

I liked the movie in the beginning but then I got bored. 
Eu gostei do filme no início mas daí, eu fiquei entediado.

I can’t keep my windows open in the winter because my apartment gets really cold. 
Eu não posso manter minhas janelas abertas no inverno porque meu apartamento fica muito frio.

Please don’t get angry, I forgot to pay the phone bill. 
Por favor não fique com raiva, eu esqueci de pagar a conta de telefone.

Está vendo a diferença entre o verbo To Get e do verbo To Be? Aqui estamos falando mais do processo gradual de ter um sentimento ou estado: tired/cansado, bored/entediado, angry/com raiva, cold/frio. Às vezes podemos também usar o verbo To Be:

Please don’t be angry, I forgot to pay the phone bill. 

I liked the move in the beginning but then I was bored.

Estas alternativas são aceitáveis para falar ficar em inglês. Usar To Get or To Be está certo nestes contextos e, tem como usar o verbo To Stay excepcionalmente: quando estamos falando de um período prolongado. Nestes contextos podemos usar To Stay com adjetivos/sentimentos mas somente quando queremos especificar que a duração continua.

I don’t want you to stay upset with me, please forgive me. 
Eu não quero que você continue ficando chateado comigo, por favor, me perdoe.

The food needs to stay cold all day so it doesn’t spoil. 
A comida precisa ficar frio o dia todo para que não estrague.

My apartment in London never stayed warm for very long, the heating system was terrible. 
Meu apartamento em Londres nunca ficou quente por muito tempo, o sistema de aquecimento era terrível.

That’s it guys! Acabamos de ver três formas e verbos principais para falar Ficar em inglês. Espero que você tenha gostado! Tem uma dúvida? Comentário? Deixe-os abaixo e fala com a gente! Thanks so much!

Wait a second! Para alavancar seus estudos, recomendamos um programa de computador chamado Anki. Coloque lá as frases de exemplos que você acabou de aprender acima sobre Ficar em inglês. Essa ferramenta é ótima e trabalha com um sistema de repetição espaçada, onde você adiciona suas frases e as estuda ao longo de sua semana de acordo com as classificações que você mesmo dá.  Nunca ouviu falar dessa ferramenta? Está tudo bem! Basta clicar aqui pois criamos um artigo completo sobre o que é o Anki e como baixa-lo no seu computador ou celular.





DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here