Pode parecer difícil disponibilizar tempo para estudar inglês pela internet, ainda mais quando você busca se tornar fluente em inglês e sabe que vai ter que se dedicar muito. No entando, com uma rotina de muito trabalho e, por conta da correria, vai ter que fazer isso sozinho. Mas a vantagem de estudar com recursos on-line é justamente poder ajustar o horário que você dispõe aos objetivos que você tem.
Se você quer se tornar fluente em inglês, por exemplo, é você que mais sabe quais são as suas dúvidas e dificuldades — e a internet tem todos os recursos para ajudá-lo a estudar e ampliar seus conhecimentos. Então, confira nossas dicas para que você consiga elaborar um plano de estudos que realmente dê resultados!
Organize sua semana em torno do objetivo de ser fluente em inglês
A ideia de praticar uma língua estrangeira agrada a maior parte das pessoas, porque significa, efetivamente, falar a língua. Mas saiba que os outros estímulos, como ouvir — o famoso listening — ler e escrever irão ajudá-lo a dominar a competência de falar. Então, separe cerca de duas horas por semana (se puder mais, melhor!) e elabore, previamente, o que você irá fazer, de forma que realmente cumpra com o compromisso que firmou consigo mesmo.
A partir do que estudou, você também pode anotar suas dúvidas e se aprofundar no assunto na semana seguinte. O “plano de aula” é todo seu!
Veja também:
Leia notícias em inglês sobre assuntos que você domina
Existem milhões de portais internacionais sobre os mais variados temas; não será difícil encontrar um que trate de assuntos de que você gosta e domina. Seja política, artes ou qualquer outra coisa, foque-se no que te interessa mais. Esse “filtro” o ajudará a entender melhor sobre o que cada artigo trata e ainda vai deixá-lo bem informado sobre as coisas que o agradam.
Assista a vídeos em inglês
Escolha um filme de que gosta ou que tenha interesse em assistir — e que seja em inglês, claro — e tente assisti-lo com legenda em inglês. Caso esteja muito fácil ou seja um filme que conhece bem, assista a ele sem legendas na semana seguinte.
Durante a sessão, fique bem atento às construções de frases dos personagens e ao jeito com que pronunciam as palavras. Se achar necessário, volte o trecho do filme e assista novamente.
Aprenda a cantar em inglês.
A música é um dos recursos mais utilizados para o estudo de língua estrangeira. Isso, porque, além de ser agradável ouvir músicas, você ainda pratica a língua, se esforça para entender o que está cantando e, ainda, conhece estruturas de frases, o que irá ajudá-lo a compreender a parte gramatical. Acesse aqui e assista vídeo-aulas de inglês com música.
Por isso, primeiramente, selecione as músicas em inglês de que mais gosta e aprenda a cantá-las junto com o seu cantor favorito. Em seguida, traduza as palavras que conhece sem o auxílio do dicionário. Só depois de verificar essas palavras é que você deve tentar traduzir a canção. Por fim, pesquise a tradução da música na internet e veja se acertou.
Gostou das dicas? Caso queira ainda mais um reforço nos seus estudos para ser fluente em inglês, conheça os métodos incríveis de estudos do professor Paulo Barros no seu Curso Completo Inglês Winner.