Se você quer aprender como criar flashcards com Memrise, está no lugar certo. Afinal, hoje vamos te mostrar como usar essa ferramenta para aprimorar a aquisição de conhecimento e fixar melhor as lições aprendidas.
Além disso, também vamos falar mais sobre como os flashcards podem ser úteis para o seu processo de aprendizado, seja de um novo idioma, ou seja, de outra disciplina.
Assim, além de ficar sabendo como utilizar o Memrise como estratégia de estudos, você também irá aprender técnicas eficazes para melhorar seu desempenho e fixar os conteúdos estudados por muito mais tempo.
Sendo assim, não deixe de acompanhar até o final, pois esse é um assunto muito importante, e você não vai querer perder nenhuma dica, não é mesmo?
O que são flashcards?
Antes de explicar como criar flashcards com Memrise, vamos falar sobre o que são flashcards e como eles podem ajudar em sua rotina de estudos.
Flashcards nada mais são do que cartões de perguntas e respostas, que trazem a questão de um lado e a resposta do outro.
E essa questão não precisa ser exatamente uma pergunta, mas uma definição, uma descrição, etc.
No caso do ensino de idiomas, o flashcard pode trazer a palavra escrita no seu idioma nativo de um lado, e a tradução para a língua que você está estudando no outro.
A princípio, os flashcards podem ser cartões físicos mesmo, em papel de gramatura mais grossa, com as informações escritas à mão.
No entanto, com o avanço da tecnologia e dos recursos digitais, é natural que essa ferramenta também ganhasse versões virtuais muito eficazes e práticas.
De uma forma ou de outra, os flashcards são comprovadamente eficientes em auxiliar nos estudos. Um exemplo disso é a Técnica Leitner, sobre a qual falaremos a seguir.
Técnica Leitner:
A técnica desenvolvida pelo alemão Sebastian Leitner utiliza flashcards como base.
Por meio desse método, você usa 5 recipientes nos quais irá depositar seus flashcards.
Então, após fazer os cartões de memória, você coloca todos na primeira caixa. Quando for estudar, retira todos eles e revisa. Os flashcards cujas questões você acertar a resposta, serão depositados na próxima caixa e os que errar, voltam para a primeira.
Depois de finalizar os flashcards, você deve estabelecer um intervalo, por exemplo de um dia, no qual não irá mexer nas caixas.
Passado o intervalo, você irá pegar a primeira caixa, com os erros da primeira sessão e revisar, passando os acertos para a próxima.
Você deve revisar os flashcards em intervalos cada vez maiores, sempre passando os acertos para a próxima caixa e voltando os erros para a anterior.
Desse modo, se você começou com um intervalo de um dia, o próximo será de dois e assim por diante.
Assim, você consegue garantir que o conteúdo se fixe a longo prazo em seu cérebro e não acabe caindo na chamada “curva do esquecimento”.
Vale lembrar que existem ferramentas digitais para utilizar a técnica Leitner. Aliás, após aprender como criar flashcards com Memrise, você pode utilizar esse mesmo método, utilizando pastas ao invés de caixas.
Quais as vantagens de se usar flashcards nos estudos?
Estudar um novo idioma, conteúdos curriculares ou disciplinas para concursos, por exemplo, demanda tempo e dedicação.
Além disso, é preciso se certificar de que o conhecimento não será “desaprendido” mas sim, fixado de forma permanente em nossa mente.
Desse modo, os flashcards são um meio eficaz de se obter esses resultados, por uma série de motivos.
Então, para que você entenda as vantagens de se utilizar essa técnica de estudos e a importância de aprender como criar flashcards com Memrise, separamos os principais benefícios. Acompanhe e confira.
Ludicidade:
Aprender com coisas lúdicas é um meio eficiente e mais descontraído de fixar os conteúdos sem esgotar o cérebro.
Afinal, usar apenas meios convencionais e passar horas debruçado sobre um livro ou no computador pode ser bastante cansativo e maçante.
Dessa forma, introduzir recursos dinâmicos como os flashcards em sua rotina de estudos é um bom jeito de quebrar essa mesmice e refrescar um pouco a mente.
Portabilidade:
Mesmo os flashcards convencionais, feitos em papel, podem ser armazenados e levados para qualquer lugar, pois eles não são maiores que um jogo de baralho, por exemplo.
Além do mais, recursos digitais, como o Memrise, podem ser acessados de onde você estiver por meio de notebooks, tablets e até mesmo do celular.
Sendo assim, revisar os flashcards da matéria que você está estudando, ou dar uma olhada em seus cartões de memória com palavras e expressões em novos idiomas, é possível enquanto você espera seu prato no restaurante, está na fila do banco, etc.
Portanto, os flashcards possibilitam mais aproveitamento do seu tempo para estudar.
Flexibilidade de técnicas:
Usar flashcards para potencializar seu aprendizado também torna possível que você personalize suas técnicas de estudo.
E isso vale tanto para os flashcards físicos quanto os digitais, como os do Memrise. Aliás, mais adiante vamos te explicar como personalizar seus flashcards com essa ferramenta.
A saber, muitas pessoas conseguem aprender melhor quando incorporam cores ao estudo, outras, com símbolos, dentre outras.
Dessa forma, usar esses recursos visuais em seus flashcards é um meio de potencializar e acelerar a absorção dos conteúdos.
Por exemplo, você pode usar uma cor para cada disciplina ou idioma a ser estudado, ou usar símbolos no verso de seus flashcards, enfim, são muitas as maneiras de adequar essa ferramenta ao seu perfil de aluno.
Rapidez:
Como vimos, você pode usar flashcards físicos ou online em praticamente qualquer lugar e aproveitar melhor o tempo para estudar.
E aprender com flashcards é dinâmico, não demanda muitas horas de estudo. Vale lembrar que não é indicado passar horas e horas estudando com flashcards.
Isso porque a técnica consiste exatamente em não sobrecarregar o cérebro, mas dar insights ágeis e leves para que o conhecimento seja absorvido. Então, se você passar tempo demais fazendo uso deles, esse dinamismo se perde assim como o propósito da técnica.
Aliás, falando em dinamismo e melhor aproveitamento do tempo nos estudos, a seguir vamos te dar uma dica extra de como aplicar isso na prática.
Técnica Pomodoro:
Antes de mostrar como criar flashcards com Memrise, vamos te mostrar como você pode organizar seu tempo para estudar e, após criar os cartões de memória, usá-los de forma eficiente e rápida em seus estudos.
Em 1988, o italiano Francesco Cirillo desenvolveu uma técnica muito simples, mas que se provou muito eficiente no gerenciamento do tempo nos estudos.
Ela consiste em estudar durante 25 minutos, e depois fazer uma pausa de 5. Depois, estudar por mais 25 e descansar outros 5, assim sucessivamente.
A princípio, o ciclo completo é de 2 horas, e após completá-lo, você descansa por meia hora.
É importante que você obedeça religiosamente ao limite de tempo, colocando um despertador. Aliás, a técnica tem esse nome, Pomodoro, porque Cirillo usava um timer de cozinha para marcar o tempo. E esse timer tinha o formato de um tomate, cuja tradução em italiano é pomodoro.
Você pode usar essa técnica tanto para se dedicar aos estudos quanto para trabalhar e otimizar o seu tempo.
O que é Memrise?
Agora que já vimos o que são flashcards e como eles podem ser úteis para o seu aprendizado, vamos falar sobre uma das ferramentas digitais mais interessantes que você pode usar nesse sentido: o Memrise.
O Memrise é um site de aprendizado de várias vertentes, com ênfase em idiomas. Porém, ele também possui cursos de fixação de memória, cursos de matérias curriculares, como matemática, história, geografia, etc.
Além disso, ele também oferece um recurso muito interessante para você usar e compartilhar seus conhecimentos: o de criar cursos.
Aliás, é esse recurso que iremos usar para criar flashcards com Memrise. Afinal, além de poder ajudar outras pessoas a aprenderem o que você pode ensinar, enquanto elabora seus cursos, você também fixa melhor os conteúdos.
Sendo assim, continue acompanhando para aprender como criar flashcards com Memrise.
Como criar flashcards com Memrise?
Como já vimos, o Memrise é um site de aprendizado. No entanto, ele também possui aplicativo, inclusive para celular.
Aliás, você pode baixá-lo gratuitamente para Android e IOS, e todas as plataformas do Memrise oferecem conteúdos gratuitos, além de uma versão Premium, que é paga.
Contudo, o recurso de criar novos cursos está disponível apenas para PC, tanto na versão paga quanto na gratuita.
Desse modo, o primeiro passo de como criar flashcards com Memrise é acessar o site oficial, através do navegador do seu computador.
Depois, você deve fazer login, entrar com Facebook, Google, ou se cadastrar na plataforma, inserindo seus dados pessoais, como nome e email.
Feito isso, você irá criar uma senha para acessar outras vezes.
Para facilitar a compreensão de como criar flashcards com Memrise, fizemos um passo a passo para você seguir. Acompanhe e confira.
Passo 1: Compilando os dados do curso
Em primeiro lugar, você deve juntar as informações com as quais quer criar flashcards em uma planilha, que ficará armazenada na memória do seu PC.
É importante que você tenha as questões em uma coluna e as respostas em outra, pois isso irá facilitar na hora de criar seus flashcards.
Você pode, por exemplo, ir anotando nesta planilha as palavras do novo idioma que já estudou e suas traduções correspondentes.
Desse modo, depois de criar seus flashcards, poderá praticar com eles.
Passo 2: Configurações
Depois de estar com as informações devidamente armazenadas, você deve logar no site do Memrise e clicar no ícone do canto superior direito para acessar as configurações da plataforma.
Isso porque o site vai estar todo em inglês como padrão e você poderá trocar o idioma alterando para “Português Brasileiro”.
Ali também você vai encontrar caixas para inserir dados e personalizar sua conta, como nome de usuário, email e bio (uma breve auto descrição).
Passo 3: Criar um curso
Depois de completar o seu perfil, volte para a página inicial e clique em “Cursos”, e depois, em “Criar um curso”. Então, clique em “Eu falo” e selecione “Português do Brasil”.
Depois, você deve ir em “Ensinando” e escolher algo que se encaixe no que você pretende. Por exemplo, como estamos falando de como criar flashcards com Memrise, você pode selecionar a sessão “Treinos de Memória”, e depois, “Palácios da Memória” ou algo assim.
Além disso, você pode escolher de acordo com a disciplina, como “Idioma” e “Espanhol”, por exemplo.
Escolha um nome para seu curso e faça uma breve descrição do que pretende com ele. No caso aqui, você pode explicar que pretende proporcionar a fixação dos conteúdos por meio de flashcards ou algo do gênero.
Você ainda pode inserir palavras chave para ajudar outros usuários a encontrarem seu curso, clicando em “tags”. Outra dica é clicar na caixa “Áudio Ativado”, caso você queira adicionar áudio aos seus flashcards.
Aliás, esse recurso é bem interessante para cursos de idiomas, pois permite que você treine a pronúncia. Porém, lembre-se de ter os áudios armazenados previamente em seu PC para poder adicioná-los.
Você também pode selecionar “Carregar imagem” e escolher uma foto ou imagem da sua galeria para representar seu curso.
Depois disso tudo feito, clique em “Criar Curso”.
Passo 4: Detalhes
Após concluir a criação do perfil do seu curso, você será direcionado para outra página. Ali, você pode adicionar outro usuário da plataforma que, caso você deseje, pode te auxiliar na elaboração do curso e dos flashcards.
Para isso, clique em “Contribuinte”, insira o nome do seu colega, clique em “Adicionar Membro” e depois, selecione “Salvar”.
Nessa mesma tela, você verá a opção “Palavras”, que é o recurso que você irá usar para carregar as informações dos flashcards.
Clicando nela, haverá a opção “Avançado”, onde tem opções de “Adicionar palavras em lote” e “Adicionar coluna”.
Para facilitar, marque a opção “Adicionar palavras em lote”.
Passo 5: Subir as informações
Depois de marcar a opção de ação em massa, você deve abrir outra aba do seu navegador e acessar a planilha com as informações armazenadas previamente sobre o curso.
Copie todas as palavras, com o botão direito do mouse e, depois, “copiar”, ou CTRL + C e volte para a página do Memrise.
Você verá uma caixa para soltar os arquivos. Porém, antes de adicioná-los ali, marque “Aba” na opção “Delimitador de palavras”.
Você pode subir até mil palavras por vez. Ademais, cole as informações na caixa de arquivos e clique em “Adicionar”.
É importante fazer uma rápida revisão, pois, como é uma colagem grande, pode acontecer do programa “comer” alguma informação.
Passo 6: Renomeando as colunas
Após a colagem, você verá duas colunas de palavras, uma com a questão e a outra com o resultado.
Por exemplo, se você subir informações com palavras em inglês e suas traduções, em uma aba verá “orange”, e na outra “laranja”.
Para colocar nome nas colunas, você deve clicar no ícone de lápis azul do lado direito do título.
Clique em “Etiqueta” e adicione o nome que quiser para as colunas. Continuando com o exemplo acima, você poderia colocar “Inglês” e “Português”.
Passo 7: Adicionando imagens
Clicando novamente em “Avançado”, você verá a opção “Adicionar Coluna”. Desse modo, você pode acrescentar mais informações para os flashcards, como frases (continuando com o exemplo de idiomas), áudios e imagens.
Para adicionar as informações que deseja, marque entre as opções “Texto”, “Áudio” e “Imagem”, e insira o nome da coluna para o qual essas informações devem ir e, depois, selecione “Adicionar”.
Assim, cada linha da coluna de palavras irá ganhar um espaço para você carregar os dados e um botão enviar. Então, você deve clicar no botão de carregamento para acessar a biblioteca do seu computador.
De lá, você deve escolher a imagem a ser atrelada a cada palavra. É importante que você já tenha compilado essas informações com antecedência para poder carregá-las.
Usando novamente o exemplo anterior, você pode adicionar a foto de uma laranja à palavra “orange” e o áudio com a pronúncia dessa palavra, e até uma frase em inglês utilizando-a.
Passo 8: Níveis
Você pode segmentar seu curso em níveis para deixá-lo mais eficiente e ter melhores resultados com seus flashcards.
Para fazer isso, basta clicar em “Níveis”, depois em “Testes padronizados”. Aí é só indicar quantos níveis você deseja aplicar e para qual deles deve ir cada linha da coluna que você carregou.
Por exemplo, você pode dividir o curso de inglês em “Básico”, e enviar apenas palavras e traduções para ele; e “Avançado”, para onde pode enviar frases.
Feito isso, é só clicar em “Salvar e Continuar”.
Passo 9: Aprendendo
Depois de salvar seu curso, você será direcionado para a página inicial dele. Lá, você poderá reiniciar tudo, caso não tenha gostado do resultado ou clicar em “Aprender” para utilizá-lo.
O próprio programa se encarrega de mostrar o flashcard com a questão, botar um cronômetro para delimitar o tempo em que você deve dar a resposta e, ao final, dizer se você acertou ou errou.
Você também tem acesso a um botão que pode acionar e ver a resposta imediatamente. Há ainda outros recursos interessantes, aos quais você terá acesso ao seguir esses passos de como criar flashcards com Memrise.
Por exemplo, ele registra o seu progresso, mostra quantas respostas você acertou e quanto tempo levou para respondê-las.
Passo 10: Compartilhe com seus amigos
Além dos flashcards, outra maneira muito legal de aprender é por meio de competições. Afinal, ter uma motivação extra para aprender não é nada mal, não é mesmo?
E isso é possível com o Memrise, uma vez que você pode fazer isso compartilhando seu curso com seus amigos do Facebook, ou até mesmo participando de outros cursos da plataforma.
Para compartilhar seu curso, clique no ícone com a logo do Facebook, onde se lê “Compartilhar”, e convide mais gente para conhecê-lo.
O Memrise disponibiliza um ranking que muda diariamente e, assim, você pode ver sua pontuação, compará-la com a de outros usuários e checar o seu progresso.
Além do mais, você pode seguir outros usuários e ser seguido de volta, para compartilhar aprendizado, tornar seu curso mais popular e também conhecer os cursos elaborados por seus colegas da plataforma.
Conclusão
Durante todo o processo descrito aqui, você estará armazenando informações. Afinal, você irá compilar os dados em uma planilha, subi-los para o site, adicionar detalhes, enfim, estará em contato constante com o conhecimento.
Sem contar que, depois de finalizar a elaboração do seu curso, você poderá acessá-lo de onde estiver, fazendo login em sua conta do Memrise.
Desse modo, esse é um método muito legal de fixar o aprendizado e potencializar o uso de flashcards em seus estudos.
É bom lembrar que o uso de cartões para estudar é um complemento e não deve substituir totalmente as técnicas convencionais.
Afinal de contas, toda ajuda é bem vinda para acelerar e aprimorar a retenção do conhecimento.
E ao fazer isso usando o Memrise, além de potencializar seu aprendizado, você ainda pode ser de grande ajuda para outras pessoas que também estão precisando de uma mãozinha na hora de estudar.
Sendo assim, criar flashcards usando o Memrise é algo que só traz vantagens.
Gostou de aprender como criar flashcards com Memrise? Agora não perca mais tempo: use essas dicas infalíveis e melhore seu desempenho nos estudos. E não se esqueça de voltar sempre por aqui, pois temos mais conteúdos interessantes como esse para te mostrar!