Tudo sobre Curso de Inglês Online
IMAGEM: garagestock/Depositphotos

Você já pensou em fazer um curso de inglês online? Se o pensamento já te passou pela cabeça, provavelmente você ficou com dúvidas a respeito disso.

E não é preciso se preocupar: isso é perfeitamente normal, principalmente se você nunca passou por nenhum tipo de metodologia totalmente online ou o que chamamos de EAD (Educação A Distância).

Esse é um mundo novo, mas acredite, cada vez mais e mais pessoas estão se adaptando ao novo modo de aprender inglês online e adorando, já que isso tem diversos benefícios.

A ideia em si de estudar inglês online pode ser bem interessante para alguns, no entanto, pode deixar outros com receio e até dúvidas em relação a tudo.

Afinal, como é o aprendizado? Será mesmo que é possível estudar inglês com algum curso online de forma realmente efetiva? Será que isso funciona mesmo?

São diversas as dúvidas em relação ao tema, principalmente no que tange ao aprendizado e se realmente é possível ficar fluente na língua sem um professor do lado.

Hoje, iremos tirar todas as suas dúvidas em relação ao tema e te mostrar que é sim possível fazer um curso de inglês online, tirar excelente proveito e ainda alcançar o nível que você deseja com a língua.

Está na hora de mudar a sua concepção a respeito de aprender inglês online. Confira todas as informações e dicas a respeito do tema e embarque nessa jornada.

A popularização dos cursos online

Há algum tempo que a forma de aprender, principalmente no que diz respeito ao inglês, mudou bastante. Enquanto que antigamente estávamos quase que reféns dos cursos presenciais – e caríssimos – hoje temos mais opções.

Os cursos de inglês a que tínhamos de nos matricular se quiséssemos aprender algo tinham materiais caros e extensos e aulas presenciais, que demandavam tempo e mais dinheiro para idas e vindas.

Além disso, esses cursos em geral tinham duração bem longa, e se levava anos para concluir o programa e finalmente receber o seu diploma. Isso após uma série de provas e avaliações.

Com o passar do tempo, as necessidades e o dia a dia das pessoas foi se modificando, tanto que hoje é um tanto difícil achar quem possa reservar dias específicos só para ir a um curso.

Com a popularização da internet, diversas outras opções foram surgindo e com isso os cursos totalmente online foram tomando uma grande fatia do mercado.

Por conta de sua flexibilidade em relação a horários e menos gastos com passagens e materiais extras, muitas pessoas começaram a optar por essa forma de aprender.

Mas será mesmo que um curso de inglês online pode atender as suas expectativas e tornar você apto para conversar de forma fluida com um nativo americano?

Vale mesmo a pena investir nessa forma de educação? Vamos ver em seguida alguns fatores interessantes a respeito desses questionamentos.

Fazer um curso de inglês online vale realmente a pena?

Se essa é a sua maior dúvida, saiba que sim, fazer um curso de inglês online vale muito a pena e você com certeza vai gostar muito de todo o processo de aprendizagem.

Claro, sabemos que algumas pessoas lidam melhor com turmas de alunos, professor a postos e um ambiente “escolar” que faça parecer com que aquela prática tenha uma importância.

No entanto, saiba que ao estudar inglês online você consegue ter tudo isso, dentro da sua própria casa.

Seu curso de inglês online pode ter grupos de colegas no WhatsApp, seu professor provavelmente tem um canal direto para tirar dúvidas e você pode preparar um ambiente específico para estudo.

Então sim, você terá a sensação de sala de aula dentro da sua casa sem o menor dos problemas.

Aprender inglês em casa é sem dúvidas uma grande vantagem em relação a outros métodos e pode até mesmo ajudar você a chegar ainda mais longe.

Ainda tem dúvidas se um curso online de inglês é pra você? Confira agora algumas das maiores vantagens dessa modalidade de ensino.

Por que fazer um curso online de inglês?

Por que exatamente você deveria fazer um curso como esse? Que benefícios iria te trazer na realidade?

Pois bem, existe uma série de vantagens e benefícios muito importantes quando estudamos a possibilidade de fazer um curso completo de inglês online.

E como em qualquer outra coisa na vida, precisamos sim colocar tudo no papel e verificar a viabilidade de acordo com nossa rotina, situação financeira e outros quesitos importantes.

Sendo assim, vamos analisar mais de perto o que é tão mais favorável em optar pela modalidade de ensino pela internet para aprender inglês.

Benefícios de aprender inglês online

Se você ainda está com dúvidas se esse tipo de ensino é para você, então tenha em mente que existe uma série de benefícios interessantes que podem te fazer decidir de uma vez por todas.

Algumas das vantagens de estudar inglês online são as seguintes:

  • Acesso fácil ao professor do curso por meio de fórum ou grupo;
  • Contato com os colegas em grupos nas redes sociais ou WhatsApp;
  • Material completo incluso no curso;
  • Aulas quando e como você desejar;
  • Facilidade de incluir na rotina;
  • Horários flexíveis, do seu jeito;
  • Não precisa se deslocar para lugar nenhum.

Além desses benefício, diversos outros você encontra por meio do aprendizado online do inglês.

Mesmo para aqueles que acham que podem não tirar tanto proveito, é fácil perceber o quanto esse tipo de ensino é vantajoso e possível de aproveitar ao máximo.

Facilidades em relação a um curso presencial

Como é possível perceber, são muitas as vantagens de um curso de inglês online. E o que ele tem de melhor em relação a um curso presencial?

Confira agora as maiores facilidades do ensino de inglês à distância em relação à modalidade presencial:

  • Menor custo geral quando comparado a um curso presencial que dura anos;
  • Facilidade de poder estudar em casa;
  • Gasto zero com passagem e alimentação extra ou com combustível;
  • Maior produtividade;
  • Economia de tempo por conta da não necessidade de deslocamento.

É muito fácil perceber o quanto você pode ganhar ao optar por fazer um curso totalmente online. Tanto a economia de tempo quanto de dinheiro é muito válida quando se coloca na ponta do lápis.

Entretanto, o que mais chama atenção e entre em destaque quando pensamos nas vantagens do online sobre o presencial tem a ver com a maior produtividade.

Por conta de o estudo ocorrer no ambiente que você deseja e nos horários em que você tem mais gás para aprender, você consegue render mais.

Se tem mais tempo para estudo, pode dedicar mais praticando. Caso tenha pouco, vinte minutos ao dia irão bastar. Tudo depende de você.

Aprender inglês sozinho pode ser mais fácil do que você imagina

Muitas pessoas têm dúvidas em relação ao método online e como ele realmente funciona, mas saiba que tudo é muito mais simples do que você possa imaginar.

Isso porque um curso de inglês online tem tudo o que você precisa para aprender bem a língua estrangeira e ter muita produtividade.

Videoaulas de inglês gravadas que você pode ver e rever quando quiser e precisar são uma das coisas que fazem com que todo o processo fique ainda mais simples.

Além disso, os materiais de apoio ajudam a retirar quaisquer dúvidas que ainda restem sobre aquele tema em específico.

Mesmo que você nunca tenha tido contato com aulas de inglês, saiba que mesmo assim esse pode ser o começo ideal para você, já que é fácil tirar dúvidas, fazer seus exercícios e aprender como nunca antes.

Como adequar o aprendizado de inglês online com sua rotina?

Talvez uma das maiores dúvidas de quem pretende aprender inglês online é sobre como efetivamente encaixar as aulas no seu dia a dia e sua rotina.

E acredite, isso é muito mais simples do que você possa imaginar, já que você poderá adequar todo o curso à sua rotina e aos seus afazeres em casa e no trabalho.

Fica muito mais fácil quando você sabe que pode encaixar todo aquele estudo no momento que mais é produtivo para você.

Mesmo assim não sabe como exatamente fazer com que o curso online funcione como deve? Então preste atenção nas dicas a seguir e consiga muito mais produtividade no seu tempo de aprendizado do inglês.

Crie um espaço organizado para o estudo

Pois bem, se você quer aprender inglês sozinho precisa ter um local adequado e organizado para poder fazer as suas seções de estudo todos os dias.

Por mais que você não disponha de muito tempo, saiba que a organização de um espaço tem muito a ver com a qualidade do tempo que você passa nele, fazendo assim com que você produza mais.

Ou seja, mesmo que você só estude quinze a trinta minutos por dia, ainda assim ter um espaço apenas para isso é fundamental.

Nossa mente funciona muito melhor quando estamos em um local preparado, limpo e organizado e temos o vislumbre de que aquela atividade é importante.

Sendo assim, prepare um quartinho ou parte da sua sala, não importa onde seja. Coloque uma mesinha e cadeira confortável e use o celular, tablet ou computador.

Separe no local também lápis, canetas e cadernos para anotações. Dessa forma, você já tem tudo à postos para caso precise daquele registro de algum momento importante da aula.

Separe horários em que você é mais produtivo

Uma dica muito útil e importante é para separar horários específicos do dia em que você tem mais produtividade e consegue melhor dar conta das tarefas intelectuais.

E aí é uma opção muito pessoal, já que algumas pessoas produzem melhor a noite, outras pela manhã e isso varia bastante conforme cada organismo.

A verdade é que isso no geral pouco importa, já que precisa ser uma coisa que funciona para você.

Sendo assim, nada de tentar se forçar a estudar em horários que você não consegue.

Separe suas melhores horas – ou minutos – do dia e comece a dar seus primeiros passos fazendo suas aulas online do curso de inglês que você escolheu.

Vale mais a pena garantir alguns minutos de estudo com muita qualidade do que muitas horas sem conseguir absorver conteúdo o suficiente, não é verdade?

Use ferramentas que podem te ajudar

Existem diversas ferramentas na internet que podem te auxiliar nesse processo de aprender inglês online e você pode usar e abusar delas online.

Claro que, num primeiro momento, é importante ter um mãos um curso completo de inglês online para que você organize seus estudos e tenha o apoio de um professor e das aulas que irão te guiar.

Mas utilizar de aplicativos e ferramentas para facilitar seus estudos e te permitir aprender ainda mais é fundamental.

A primeira dica importante fica por conta do site do Dicionário Cambridge que é um dos mais utilizados e consultados pelos estudantes.

Por lá, além de encontrar com facilidade tudo o que você procura para tirar suas dúvidas em relação a algumas palavras, você ainda conta com dicas de gramática importantes.

Para quem está aprendendo inglês online é uma excelente ajuda e um ótimo e confiável material de apoio.

Sempre que você sentir dúvidas sobre alguma palavra ou expressão, procure consultar o dicionário inglês-inglês no site para melhorar ainda mais o seu aprendizado.

Além da página do Dicionário Cambridge, outra página funciona muito bem e trás vários benefícios para quem está estudando inglês. É a BBC Learning English.

Por lá você encontra diversos materiais de apoio gratuitos para quem está iniciando no aprendizado da língua e ainda consegue complementar seus estudos de forma correta.

Assim como essas duas ferramentas citadas, existem diversas outras que podem complementar bem os seus estudos e te fazer cortar caminho no aprendizado de inglês online.

Tenha materiais adequados para praticar

Se você quer realmente fazer um curso de inglês online, precisa ter o material correto.

A verdade é que hoje em dia existem diversos cursos de inglês diferentes, alguns dos quais nem ao menos sabemos qual é a procedência.

E com tanta oferta de material diferente, pode ficar bem difícil escolher um curso completo de inglês online que faça diferença e que realmente te ajude a chegar onde você quer, não é verdade?

Por isso, tenha bastante atenção na hora de escolher o seu curso e começar a estudar.

Muitos cursos por aí não são realmente completos ou tem métodos falhos, que não irão te levar a lugar nenhum.

Portanto lembre-se de sempre pesquisar o material que for adquirir para que você consiga chegar em seu objetivo o quanto antes.

A ferramenta principal é o curso e, portanto, ele deve ser de qualidade e te fornecer todas as bases para que você comece a falar e entender inglês de forma satisfatória.

Explique para sua família que o tempo de estudo é importante

Essa última dica de como adaptar o inglês na sua rotina é uma das mais importantes justamente pelo fato que dividimos o nosso tempo em casa com nossos familiares na maioria das vezes.

Sendo assim, se você mora com outras pessoas, é muito importante conscientizá-las de que você precisa daquele tempo para estudar.

Um momento a mais de silêncio ou mesmo evitar te incomodar durante as horas de estudo é crucial para que seus esforços não sejam em vão.

Além disso, esse entendimento por parte de seus familiares pode até mesmo te render algumas horas extras de estudo a depender da compreensão deles.

Temos nossas responsabilidades em casa sim, mas o momento para estudar e melhorar nosso futuro também deve ser sagrado e fazer parte da rotina normal para que vire um hábito.

Como otimizar seu estudo de inglês online e aprender mais rápido?

Agora você já sabe mais sobre como deixar o inglês online mais encaixado na sua rotina diária, não é mesmo?

Mas além disso, você precisa efetivamente saber como manter sua produtividade alta e otimizar seu estudo, tirando o máximo possível das aulas, ferramentas e dos recursos existentes.

A verdade é que existem inúmeros métodos de garantir que você tenha melhores resultados e que aprenda mais rápido a nova língua.

No entanto, nem todos irão ser adequados para você a qualquer momento. Pensando nisso, criamos aqui alguns tópicos específicos que podem te ajudar a trilhar caminhos interessantes dentro do inglês.

Desde dicas divertidas para maximizar seu aprendizado online até mesmo passos técnicos em que você deve investir mais pesado para melhorar seu desempenho.

Confira agora como otimizar seus estudos da melhor maneira possível.

Use filmes e séries que você gosta para auxiliar no processo

A primeira dica é clássica e com certeza você irá adorar. Aprender inglês com filmes e séries são uma ótima pedida para quem está aprendendo inglês online.

Isso porque, quando assistimos muito aquela série que gostamos ou aquele filme favorito que não sai da cabeça, acabamos por memorizar algumas falas e cenas.

Ao assistir esses mesmos episódios novamente, só que em inglês, fica muito mais fácil assimilar as falas com o significado que já conhecemos tão bem.

Justamente por isso muitas pessoas gostam de assistir novamente aquela série amada toda no idioma original, com legendas em inglês ou até mesmo sem legendas para quem está mais avançado.

Essa dica é incrível, mas só irá aproveitar bem quem gosta de ver e rever aqueles episódios diversas vezes.

As pessoas que só gostam de ver filmes e séries uma única vez podem acabar achando essa técnica meio maçante.

No entanto, se você não perde uma oportunidade de rever e matar a saudade dos personagens preferidos, pode aprender muito.

Invista no aprendizado da escrita

Algumas pessoas focam muito na fala, tanto no ouvir quanto na pronuncia, mas esquecem da parte escrita.

Claro que o grande objetivo é realmente conseguir conversar cara a cara com alguém sem gaguejar e com toda a fluência tão sonhada, mas ler e escrever bem em inglês é parte do processo e é super importante.

Imagine estar fora do Brasil e ao precisar ler um documento de locação de carros para passear você ter dúvidas a respeito da escrita das palavras?

Seria péssimo, não é verdade?

Pois bem, justamente por isso você deve sim se preocupar com a escrita das palavras e aprender a ler bem, até porque muitas palavras tem pronuncia bem diferente da escrita.

Uma dica aqui é ler livros em inglês, principalmente aqueles que você gosta muito e que já conhece a versão em português muito bem.

Caso não queira ler os livros, já que costumam tomar bastante tempo, tenha o hábito de ler suas noticiais matinais em inglês ou mesmo pequenos artigos pela internet.

Esses pequenos hábitos podem fazer toda a diferença no seu processo de aprender inglês online.

Praticar é fundamental, portanto, não negligencie essa parte importante do seu aprendizado e comece hoje mesmo a ler e escrever em inglês.

Use um dicionário inglês-inglês

Já mencionamos aqui o quanto é importante usar um dicionário inglês-inglês, mas agora vamos explicar o porquê de isso ser tão necessário para o seu aprendizado.

Quando estamos aprendendo uma nova língua, ter o máximo de imersão no novo idioma é fundamental.

Um dicionário inglês-inglês te faz pensar em inglês e entender sinônimos da palavra desconhecida. Isso ajuda você a conseguir ainda mais vocabulário, te ajudando a compreender cada vez mais a língua.

Além disso, quando você simplesmente toma mais da convivência com o inglês para si, consegue melhores resultados.

Quando você menos perceber, já estará falando muito melhor e conhecendo ainda mais palavras do que conhece atualmente.

Portanto, nada de preguiça e comece hoje mesmo a usar um dicionário inglês-inglês como apoio para seus estudos e veja a diferença.

Ouça suas músicas favoritas mais vezes

Algumas pessoas podem até não gostar de ver filmes e séries repetidas vezes, não é verdade? Mas música é algo que jamais deixamos de repetir, principalmente quando toca aquela favorita.

Sendo assim, saiba que aprender inglês com música é uma ótima forma de melhorar seus estudos desse idioma e garantir ainda melhores resultados.

Por meio do hábito de ouvir suas músicas favoritas em inglês você consegue mais fluência e de forma mais rápida, fazendo com que seu cérebro assimile melhor aquelas palavras.

Vale lembrar que ajuda muito na pronúncia e na compreensão da língua, além de ainda dar uma forcinha com a parte escrita, já que você pode cantar acompanhando a leitura da letra.

Ouvir música é tudo de bom. E ouvir suas músicas favoritas em inglês sem dúvidas pode te dar benefícios incríveis dentro do seu aprendizado.

Trace metas e objetivos

Então você quer aprender inglês, certo? Resolveu finalmente colocar a mão na massa e aprender uma das línguas mais faladas do mundo para ganhar mais liberdade geográfica, melhores oportunidades e todos os benefícios.

Se é isso que você quer, você precisa e deve traças metas e objetivos bem sólidos para a construção do seu conhecimento.

Isso porque quando estamos estudando online, podemos por vezes ficar com a impressão de que não estamos fazendo o suficiente ou que estamos exagerando demais as vezes.

Você precisa criar em sua mente e no seu planejamento diário, mensal ou semanal, o que você pretende alcançar num futuro próximo.

Tenha uma meta maior para guiar seus estudos. Por exemplo, seu intuito é estudar inglês online para viajar ao exterior sozinho de maneira independente.

E monte metas menores para cumprir no dia ou semana. Você pode por exemplo colocar o objetivo de estudar 10 horas semanais ou então assistir 3 filmes em inglês na semana.

Tudo isso ajuda a ver que você está se movimentando e que está tendo resultados com os seus passos em direção àquela meta maior que você já especificou.

As metas nos ajudam a enxergar para onde estamos indo e onde queremos chegar, e nos motivam a continuar trilhando aquele caminho, pois já sabemos o que faz parte do processo todo.

É meio que um trato que fazemos com nós mesmos para chegar cada vez um pouquinho mais longe do que pensamos.

Sendo assim, adquira um bom curso de inglês online para te dar aquele norte e os materiais que você precisa e monte um quadro de metas para que você possa alcançar enquanto faz o curso.

Isso fará toda a diferença no seu aprendizado e você poderá colher os frutos dos estudos muito mais cedo do que você imagina.

Faça uma imersão sem sair de casa

Já ouviu falar em imersão de inglês? Muitas pessoas fazem isso com o intuito de aprender a língua de forma mais rápida. Uma boa forma de fazer isso, é visitando um país que fale nativamente o inglês e ficar lá por algum tempo.

Mas se você não tem dinheiro para fazer isso agora ou simplesmente não pode por outras questões, saiba que você pode fazer a sua imersão em casa mesmo.

Se você está fazendo um curso de inglês online, precisa muito exercitar essa imersão para ter melhores resultados com menos tempo.

Uma boa forma de fazer isso é simplesmente tomando atitudes simples como:

  • Trocar o idioma do seu celular para o inglês;
  • Mudar o idioma da TV a cabo ou streaming para ver os filmes e séries todos legendados em inglês;
  • Colocar o seu computador com o idioma inglês;
  • Ler suas notícias matinais em inglês;
  • Ouvir apenas músicas em inglês.

Além dessas, existem também diversas outras maneiras de se fazer uma imersão sem nem mesmo precisar sair de casa para isso.

E acredite, isso funciona mesmo. Nosso cérebro tem grande capacidade de se adaptar a novas realidades e com isso, você força sua mente a assimilar melhor e mais rápido aquela língua estrangeira.

Exatamente da mesma forma que funcionaria em uma imersão no país da língua que você estuda.

Lembre-se de fazer isso de forma recorrente ou mesmo use seus gadgets preferidos sempre em inglês para aumentar os resultados.

Quando você menos notar, estará muito mais hábil com o inglês e nem mesmo irá precisar pensar no significado de diversas palavras diferentes.

Pratique o idioma

Para completar tudo isso e otimizar ainda mais todo o seu ciclo de aprendizado, é muito importante praticar o idioma de forma recorrente.

Você estuda inglês online, mas não pratica? Saiba então que está fazendo as coisas do jeito errado.

Uma dica crucial para aproveitar o máximo do inglês online, é praticar sempre, principalmente com amigos que também estejam estudando.

Conversação ajuda muito e é uma excelente forma de verificar como está o seu progresso na língua estrangeira. Afinal, você um dia estará lá fora e precisará conversar com alguém totalmente em inglês, não é verdade?

Sendo assim, não tenha vergonha e não hesite em praticar a língua com outras pessoas que também estão praticando avidamente o inglês.

Estudar uma língua estrangeira de forma online requer que você tenha disciplina, foco e, claro, muita prática com os elementos falados e escritos.

Um bom curso completo de inglês pode fazer total diferença

Acho que você já percebeu que ter em mãos um curso completo de inglês pode mudar o seu jogo na hora de realmente aprender inglês e finalmente garantir a sua liberdade.

Isso porque, num curso, você tem toda a estrutura que precisa para que consiga aprender sem precisar sofrer ao procurar material solto pela internet.

Sabemos que existe muita coisa na internet que pode te ajudar a aprender inglês sem gastar dinheiro, mas num curso completo você tem diversas vantagens, como por exemplo:

  • Material rico;
  • Organização em relação aos materiais;
  • Trilhas de exercícios;
  • Continuidade;
  • Facilidade de contato com o professor;
  • Comunidade.

Além dessas, existem diversas outras vantagens de se adquirir um curso de inglês online e completo.

Fora as reduções de custos com passagens, alimentação na rua e materiais extras. Nada disso é problema quando você faz um curso de inglês online em casa e sem precisar se afastar da sua família.

Aprendendo a identificar um curso completo de inglês online

Um curso completo de inglês online de qualidade precisa passar as informações de maneira clara e concisa e te garantir um canal para tirar dúvidas com o professor.

Além disso, a qualidade dos materiais precisa estar sempre em foco. Isso garante que você terá um aprendizado melhor e mais valioso.

Material multimídia precisa estar presente, sempre na forma de vídeos, texto, material do dia a dia, entre outros. Até mesmo músicas e áudios servem bem para complementar o conteúdo do curso.

E claro, a didática do professor precisa ser boa. De nada adianta um curso montado de forma magistral, mas com um professor que não sabe ensinar.

Atente-se a essas informações e procure identificar o melhor curso para você e que te traga melhores resultados em menos tempo.

Entenda suas limitações e trabalhe com isso

Depois de tudo o que dissemos, é fácil perceber que aprender inglês online não é nenhum bicho de sete cabeças e você também pode conseguir. No entanto, todos temos nossas limitações.

Respeite seu espaço quando precisar dar uma pausa, tire dias de descanso e revise com calma depois os pontos que tiver dúvidas.

De nada adianta estudar por diversas horas a fio, mas sem nenhuma qualidade do que se está fazendo.

Sendo assim, entenda as suas limitações e procure moldar a sua forma de estudo para atender a elas.

Desse modo, você consegue ter resultados bons e não se força ao limite, o que pode acabar prejudicando a sua evolução no aprendizado da língua.

Aprender inglês online é possível

Aprender inglês online é sim possível! Se você acreditava que fazer um curso pela internet não era pra você, espero que sua visão tenha mudado.

Estudar em casa é uma das grandes vantagens que temos hoje em dia e você pode e deve utilizar isso ao seu favor.

Sendo assim, não desperdice essa chance. Comece a buscar por cursos de qualidade, que possam ajudar você a alcançar os seus objetivos da melhor maneira possível.

Se você quer fazer um curso de inglês online, a hora é agora! Coloque a mão na massa e comece a realizar seus sonhos com empenho e dedicação.

Veja também:



Gostou deste conteúdo?
Então, receba mais conteúdos de inglês em seu e-mail:


Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários