Logo Canva
Logo Canva - Divulgação

Hoje vamos te ensinar como criar flashcards com o Canva. Esse, que é um dos softwares de design gráfico mais completos que existem, é também uma poderosa aliada nos estudos.

Além disso, flashcards são um recurso super eficiente na hora de aprender um novo idioma, além de qualquer outra disciplina.


Como Aprender Inglês com Filmes e Séries:


Então, juntar uma técnica de estudos comprovadamente eficaz com um programa top de linha só pode dar bons resultados, não é mesmo?

Sendo assim, não deixe de acompanhar até o final, pois temos muitas dicas e informações super interessantes para te dar. Acompanhe em seguida.

Afinal, o que são flashcards?

Antes de mais nada, precisamos determinar exatamente o que são flashcards. Flashcards, cujo nome vem do inglês: flash: ágil, e cards: cartões, são precisamente isso: cartões que são apresentados de forma rápida.

Na prática, os flashcards são cartões com a questão escrita de um lado e a resposta do outro. A saber, essas questões não precisam ser necessariamente perguntas, mas alguma definição, descrição ou insight relacionado ao tema.

Os flashcards podem ser confeccionados à mão, escritos à caneta e em papel mais firme para evitar que eles fiquem amassados logo no primeiro manuseio.

Os flashcards são usados como estratégia de aprendizado há mais de duzentos anos e são comprovadamente eficazes, como veremos a seguir.

Por que estudar com flashcards?

Os flashcards são um recurso complementar de estudo, sendo principalmente aplicados em revisões. Isso porque eles costumam conter informações concisas, que pedem respostas rápidas.

Assim, quando você vê a questão apresentada no cartão, seu cérebro é instigado automaticamente a acessar seu banco de dados em busca da resposta correta.

Isso é muito bom no processo do aprendizado de um novo idioma, pois ele exige que nossa mente faça a tradução das palavras e expressões o mais rápido possível.

Além disso, para quem está estudando para um concurso, vestibular ou ENEM, por exemplo, revisar os pontos principais com flashcards é uma excelente estratégia.

Afinal, geralmente os conteúdos são extensos e é praticamente impossível revisá-los na íntegra.

Sem contar que, com os flashcards, fica mais fácil aplicar o sistema de repetição espaçada, sobre o qual falaremos a seguir.

Sistema de Repetição Espaçada (SRS): entenda

O Sistema de Repetição Espaçada foi desenvolvido com base nos estudos científicos de Hermann Ebbinghaus.

Esse psicólogo e professor universitário alemão realizou, no século XIX, uma série de experimentos com o intuito de analisar a capacidade e a quantidade de tempo que uma pessoa tem de armazenar as informações depois de aprendê-las.

Esses estudos mostraram que, se nós estudarmos um assunto, mas não o revisarmos a espaços regulares de tempo, as informações se perderão rapidamente.

O estudo mostrou, inclusive, que a retenção de dados decai de forma sistêmica e forma a chamada “curva do esquecimento”, durante a qual, o conteúdo aprendido é completamente esquecido.

Para evitar que isso aconteça, é preciso que revisemos os pontos chave das lições a intervalos cada vez maiores de tempo.

Assim, quando estamos na iminência de esquecer um assunto, ele é reforçado em nossa memória. E uma das melhores maneiras de se fazer essas revisões é com o uso de flashcards.

Aliás, uma técnica super eficiente de se aplicar o sistema de repetição espaçada na prática foi desenvolvida por outro alemão, como veremos no tópico seguinte.

Técnica Leitner:

A técnica Leitner foi criada pelo alemão Sebastian Leitner em 1988 e usa os flashcards como base. Ela consiste, basicamente, em pegar cinco recipientes para os flashcards.

No primeiro dia, você os revisa e coloca seus acertos na segunda caixa e os erros na primeira. Depois, estabelece um intervalo, por exemplo de um dia, no qual não mexe nos recipientes.

Passado o tempo estabelecido, você revisa novamente os flashcards, passando os acertos para a próxima caixa e os erros para a anterior. Então, você aumenta os intervalos. Se começou com um dia, aumenta para dois, depois para quatro e assim sucessivamente.

Desse modo, com espaços cada vez maiores de revisão, você não corre o risco de esquecer as lições aprendidas.

E por falar em técnicas para estudar em espaços regulares de tempo, vamos te dar uma dica ótima de como otimizar seu tempo nos estudos.

Técnica Pomodoro:

Aprender uma língua nova demanda dedicação e tempo. Porém, nem sempre é fácil conciliar uma rotina já corrida com um novo aprendizado.

Pensando nisso, o italiano Francesco Cirillo adotou uma técnica para aproveitar melhor o tempo para estudar, que deu tão certo que ele resolveu torná-la pública em um livro.

É a técnica Pomodoro, na qual você estuda avidamente por 25 minutos e descansa 5. Depois, estuda mais 25, descansando 5 novamente, até completar o ciclo de 2 horas.

É importante que você pare quando o tempo acabar, ainda que não tenha finalizado a lição, e que descanse mesmo nesse tempo.

Você pode ir ao banheiro, tomar água, um lanche, se alongar, enfim. Além disso, o limite de tempo tem que ser exato, e você precisa usar um despertador.

No caso de Cirillo, ele usava um timer de cozinha em formato de tomate. Daí o nome da técnica: pomodoro, que é “tomate” em italiano.

Quais os benefícios de se usar flashcards nos estudos?

Como vimos, fazer revisões rápidas a espaços bem demarcados de tempo é uma das melhores maneiras de aprender e fixar o conteúdo.

E isso é um dos diferenciais obtidos ao se estudar com flashcards. Porém, não é o único benefício de se usar essa estratégia, como veremos a seguir.

Armazenamento e transporte fáceis:

Os flashcards físicos são portáteis e fáceis de se carregar para qualquer lugar, uma vez que se assemelha a um jogo de baralho em tamanho e volume.

Além disso, existem muitas plataformas digitais de ensino excelentes que usam os flashcards como metodologia.

Inclusive, essas plataformas costumam ter versões para celular, que podem ser acessadas de onde você estiver.

De uma forma ou de outra, você pode aproveitar o tempo ocioso na fila do banco, na sala de espera do médico, no ônibus voltando pra casa, etc, para revisar seus flashcards e melhorar seu processo de aprendizado.

É uma ferramenta lúdica:

Outra boa característica dos flashcards é a ludicidade. Não é à toa que eles são tão usados na alfabetização e no ensino infantil.

Por terem uma abordagem mais descontraída e serem mais divertidos, o estudo com eles é bem mais leve e alivia um pouco o peso de se passar horas e horas debruçado sobre um livro ou em frente ao computador.

Otimiza o seu tempo:

Como os flashcards são uma ferramenta dinâmica de estudo, em pouco tempo, você consegue completar a revisão.

Assim, se você tiver um tempinho qualquer, pode aproveitar para aplicá-lo nos estudos e melhorar seu desempenho.

É personalizável:

Tanto os flashcards confeccionados à mão, quanto os feitos em plataformas digitais, como o Canva, podem ser personalizados de acordo com o estilo de cada um para aprender.

Por exemplo, se o uso de cores potencializa a sua memorização de palavras em outro idioma, você pode usá-las em seus flashcards. Ademais, você pode utilizar outros recursos visuais para otimizar o seu aprendizado e fixar melhor o conteúdo, como imagens, símbolos, dentre muitos outros.

Aliás, com o Canva, você pode personalizar seus flashcards da maneira que quiser, como veremos mais adiante.

Pode ser usado para qualquer assunto:

Estamos falando de ensino de idiomas, mas os flashcards servem para qualquer disciplina ou assunto.

Tanto que o próprio Canva possui templates prontos de memory cards para diversas matérias e assuntos.

Então, podemos afirmar que os flashcards são uma das ferramentas mais democráticas e ecléticas de aprendizagem que existem.

Saiba mais sobre o Canva

Agora que já falamos sobre como os flashcards são eficientes no processo de aprendizagem, vamos falar sobre um dos melhores programas que você pode usar para criar seus próprios flashcards: o Canva.

O Canva é um software de design gráfico super completo, tanto para quem trabalha na área de produção de conteúdo quanto para quem precisa de uma ferramenta de estudos e trabalho para uso próprio.

Além disso, com o Canva, você desenvolve modelos de design para postar nas redes sociais, tem um editor de fotos de alta qualidade, e outros recursos que pode usar apenas para melhorar seu feed do Facebook ou do Instagram, por exemplo.

O Canva possui uma versão gratuita, com diversas ferramentas muito boas de edição gráfica; uma Pro, com recursos exclusivos para você usar sozinho; e uma versão corporativa, para ser usada em equipe.

Porém, a ferramenta de criação de flashcards está disponível para qualquer uma dessas versões, incluindo a gratuita.

Como criar flashcards com o Canva

É muito simples criar flashcards com o Canva. Isso porque o programa já tem uma vasta quantidade de templates prontos que você pode usar.

E esses modelos prontos vão desde ensino de idiomas, com palavras, imagens e traduções, até Libras, código de trânsito, modelos para alfabetização infantil, etc.

Desse modo, você pode usar o Canva para criar seus flashcards e praticar qualquer matéria que seja.

E para te ajudar com isso, fizemos um passo a passo para você seguir.

1°passo: Fazer login

A primeira etapa de como criar flashcards com o Canva é acessar o site do programa. Para isso, basta buscar “Canva” no navegador do seu PC e entrar no website após os resultados serem mostrados.

Você pode fazer login com o Google, ou criar um login e uma senha próprios do programa, para poder ter acesso aos conteúdos.

Feito isso, é hora de passar para a próxima fase.

2°passo: Entrar na edição de flashcards

Depois de estar com a página inicial do Canva aberta, você deve clicar na caixa de busca, com o ícone de lupa e inserir “Flashcards” ali.

Assim, você será direcionado para a página de edição de flashcards.

3°passo: Criar seus flashcards

Ao chegar à sessão de templates de flashcards, você verá uma série de modelos diferentes, com estampas, motivos, cores e temas diversos.

Então, você deve clicar sobre o modelo que achar mais indicado para o que você tem em mente, para abrir a janela de edição.

Nessa janela, você poderá fazer as alterações que quiser, como mudar as cores, adicionar textos e outros tipos de edição.

Após realizar todas as alterações e deixar os flashcards do jeito que quiser, você deve clicar no ícone de seta para baixo, no canto superior direito do visor.

4°passo: Baixar e imprimir

Clicando no ícone correspondente, uma janela para download irá aparecer. Lá, você deve indicar que deseja baixar os conteúdos em PDF para impressão.

É possível também, marcar a opção de que as folhas impressas já saiam com “marcas de corte e sangria”, para facilitar na hora de recortar os seus memory cards.

Aí é só clicar em “Baixar”, escolher a pasta para onde os flashcards devem ir, e o próprio Canva se encarrega de descarregar os arquivos em seu computador.

Por fim, você pode acessar essa pasta e fazer a impressão do material para praticar.

5°passo: Praticar e se divertir!

Todo o processo de criar flashcards com o Canva é muito simples e qualquer pessoa consegue. E você pode fazer um lote, revisar e, então, criar outro após já ter concluído seus estudos com o primeiro.

Lembre-se de que o estudo com uso de flashcards é um complemento e você não deve substituir completamente os meios tradicionais.

Além disso, esse é um recurso dinâmico, que você deve usar em espaços curtos e bem aproveitados de tempo. Afinal, se você passar horas revisando com seus flashcards, a proposta principal desse método irá se perder, e você não terá os resultados que espera.

Conclusão

Por tudo o que vimos, o Canva é uma poderosa ferramenta de estudos e de trabalho. Afinal, você pode criar flashcards com o Canva tanto para uso próprio quanto para seus alunos, caso você seja professor, por exemplo.

Sem contar que esse modelo de memory cards pode ser usado como jogos da memória muito divertidos para brincar e ensinar seus filhos ao mesmo tempo.

Além do mais, criar flashcards é apenas um dos muitos recursos oferecidos pelo programa.

Então, seja para a finalidade que for- trabalho, estudos ou lazer- o Canva é um software muito útil e completo para você usar.

E isso em conjunto com a eficiência cientificamente comprovada dos flashcards nos estudos, faz desse método uma verdadeira jóia para o seu processo de aprendizado.

Viu só como é fácil criar flashcards com o Canva? Então não perca mais tempo e comece hoje mesmo a utilizar essa ferramenta para aprender um novo idioma ou qualquer outro assunto. E não deixe de voltar sempre aqui, pois temos muitos outros conteúdos legais como esse para te mostrar!



Gostou deste conteúdo?
Então, receba mais conteúdos de inglês em seu e-mail:


Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui