Logo da empresa StudyStack
StudyStack - Divulgação

O StudyStack é uma das mais conhecidas plataformas de flashcards existentes, e se apresenta como uma solução bastante prática para digitalizar esse método de fichas de estudo.

Com acesso inteiramente gratuito, apesar de também possuir uma versão paga (mais ampla e sem anúncios), a plataforma consegue ir muito além dos flashcards em si, contando também com jogos interativos para treinar e revisar seus conhecimentos.


4 Passos Simples para Melhorar sua Pronúncia em Inglês:


Muito utilizado por interessados nos mais variados conteúdos, o StudyStack é uma forma simples e prática de estudar idiomas. Então, se você quer saber como estudar inglês através da plataforma, basta continuar aqui com a gente.

Conheça o StudyStack

O StudyStack é uma plataforma que oferece ferramentas de estudo gratuitas para os usuários. São flashcards e também jogos interativos, que ajudam os alunos a aprender e a memorizar as informações de uma maneira simples e divertida.

Dentro da plataforma, é possível encontrar os flashcards criados por outros usuários anteriormente ou então criar as próprias fichas. E ao compartilhar os flashcards, o StudyStack cria de forma automática outros jogos e atividades ligados a eles.

Os materiais podem ser sobre qualquer assunto, passando por história, geografia, matemática, ciências, medicina, português, idiomas, etc. e os jogos criados são formas facilitadoras da aprendizagem, contribuindo bastante para a memorização de todas as informações.

Entre as atividades de estudo gamificadas presentes na plataforma, é possível encontrar, por exemplo, cartas de correspondência, palavras cruzadas e adivinhação.

Vale lembrar que o StudyStack foi lançado no ano de 2002, tendo já mais de 20 anos de atuação no mercado. Tempo o suficiente para se aperfeiçoar nos mais variados segmentos, durante esse período.

O conceito dos flashcards

Como observado, os flashcards são a base do StudyStack. Mas o que são efetivamente essas ferramentas? Bem, em termos práticos, tratam-se de cartões com frente e verso, relacionando conceitos e organizando um sistema com perguntas e respostas, objetivando assim maximizar os resultados de memorização de um determinado conteúdo. O sistema é bem simples, mas cumpre muito bem seu objetivo, sendo perfeito para o estudo de verbos, vocabulário, regras gramaticais, fórmulas, leis, etc.

Vale lembrar que o conceito dos flashcards surgiu ainda no século XIX. Favell Lee Mortimer, uma importante educadora inglesa, é creditada como uma das pioneiras do sistema, ao criar o Reading Disentangled, em 1834, que era um conjunto de flashcards de fonética.

Intimamente ligado ao Sistema de Repetição Espaçada, os flashcards contribuem bastante para a fixação do aprendizado, sendo muito bem aproveitados no estudo de idiomas.

Como aprender inglês com o StudyStack?

O sistema de flashcards é bastante utilizado dentro da aprendizagem de idiomas, e aprender inglês faz parte desse núcleo. O StudyStack, nesse caso, une não apenas os flashcards em si, mas também os jogos interativos, auxiliando bastante nesse processo.

Dentro da plataforma, é possível encontrar materiais já criados por outros usuários, relacionados ao vocabulário básico de inglês, tempos verbais, regras gramaticais e muito mais. Além disso, dá para criar as próprias fichas e jogos.

O melhor de tudo é que, além de gratuito, o StudyStack conta com uma plataforma própria e um aplicativo de acesso e utilização simples, o que permite utilizá-lo em qualquer lugar.

Como acessar o StudyStack?

A base principal do StudyStack é justamente a sua plataforma própria, disponível através do site oficial da empresa. Assim, basta realizar uma pesquisa simples pelo nome da ferramenta no navegador do seu dispositivo ou acessar o link “https://www.studystack.com/”.

Instalando o app

Além da plataforma, também é possível ter acesso a ferramenta através do aplicativo criado pela empresa e que leva o seu nome, StudyStack. Ele está disponível tanto para Android quanto para iOS, mas conta com formas de downloads diferentes, a depender do caso.

Para os dispositivos com sistema operacional iOS, o app pode ser encontrado na App Store, bastando apenas uma busca simples para encontrá-lo. No entanto, para o sistema operacional Android, o StudyStack não está no Google Play Store em sua versão gratuita.

Assim, para fazer o download, é necessário acessar inicialmente o site oficial da empresa, e descer até o final da página inicial de acesso. Nessa área é possível encontrar o botão para baixar o aplicativo nessa versão, bem como também para o próprio iOS.

Um ponto que vale a pena mencionar é que na Play Store, o StudyStack oferece uma outra ferramenta relacionada, que é o JBQ Coach’s Assistant. A diferença, nesse caso, é que esse é um aplicativo pago.

Inscrevendo-se na plataforma

Para ter acesso a todas as funcionalidades do StudyStack e conseguir uma experiência personalizada, é preciso inicialmente inscrever-se na plataforma. Sem o cadastro já é possível pesquisar os flashcards, e conhecer um pouco o funcionamento da ferramenta. De todo modo, a inscrição abre mais janelas para o acesso, principalmente quanto a criação das próprias fichas, além de ser um processo totalmente gratuito. Ou seja, não custa nada se inscrever, garantindo assim uma melhor experiência dentro da plataforma. Acompanhe o passo a passo!

  • 1º passo – acessar o site

A primeira coisa a ser feita é justamente acessar a plataforma através do seu site oficial, embora também seja possível fazer o processo diretamente pelo aplicativo.

  • 2º passo – clicar em inscrever-se

Uma vez dentro do site, é preciso clicar no botão de inscrição, que fica ou no canto superior direito da tela ou um pouco mais abaixo na página inicial.

  • 3º passo – iniciar o cadastro

Ao clicar em inscrever-se, será aberta um pop-on na tela, onde serão solicitadas as informações de cadastro. Para isso, podem ser utilizados os dados através do Facebook ou do Clever, além de criar manualmente uma conta.

Nessa alternativa, basta inserir um nome de usuário, uma senha, informar a idade (se são 12 anos ou menos ou 13 anos ou mais) e um e-mail válido. Depois, é só finalizar a inscrição, e pronto.

Aprendendo inglês com o StudyStack

Uma vez logado no StudyStack, as opções de aprendizagem são bem mais amplas, como já mencionado. Mas, como estudar inglês efetivamente através da plataforma? É justamente isso que veremos neste tópico.

Pesquisando os flashcards gratuitos

Já na página inicial do site, independentemente de se ter uma conta cadastrada ou não, já é possível pesquisar os flashcards gratuitos compartilhados por alunos e professores.

Essa é uma barra simples de pesquisa, onde basta apenas inserir os termos da pesquisa desejada, como “verbos em inglês” ou “aula de inglês”, por exemplo, e as diversas criações correspondentes serão mostradas. Ao clicar em uma lista criada por um usuário, os respectivos flashcards são exibidos, dando início aos estudos.

A forma mais simples de praticar é justamente observando os cartões, que podem ser organizados em duas listas: “conheço” e “não conheço”. Ou seja, ao se deparar com uma palavra, frase ou regra, é possível interagir com esse conteúdo, testando as habilidades e aprendendo cada vez mais.

Através da home do site, outra forma de encontrar esses materiais é pela sessão “O que você gostaria de aprender?”. Basta rolar um pouco a tela até chegar nessa área, e então clicar no botão “idiomas”. Nessa área, tudo o que é preciso é escolher as opções relacionadas ao inglês, e pronto, já é possível encontrar as pastas com os flashcards relacionados.

Os jogos interativos

O grande diferencial do StudyStack em relação a outras plataformas similares é justamente a presença dos jogos interativos. Ou seja, apesar dos flashcards serem a base da plataforma, eles são muito bem complementados pelos games. Veja os destaques!

Matching (Correspondência)

É um jogo de correspondência simples, onde em uma parte ficam os termos em português e em outra os termos em inglês. Assim, o objetivo é justamente selecionar ambos os termos correspondentes, até finalizar o quadro.

Snowman (Boneco de Neve)

O Snowman é uma versão do popular jogo da forca, onde é preciso adivinhar qual é a palavra. A diferença, nesse caso, é que é um bonequinho de neve que assume o lugar do personagem. Assim, a cada letra escolhida, uma parte acaba derretendo, sendo preciso acertar a palavra antes que as chances acabem. Cada desafio conta com uma dica principal, o que ajuda a desvendar a questão.

Crossword (Palavras Cruzadas)

Quem gosta de palavras cruzadas também encontra uma versão bem interessante dentro do StudyStack. No jogo, existem as colunas horizontais e verticais, que devem ser preenchidas com as respectivas palavras da lista. O desafio, nesse caso, é que se a palavra numerada está em português, o que deve ser escrito no jogo é a sua tradução em inglês, e vice-versa.

Type In (Digite em)

O Type In é um jogo caracterizado por uma lista com perguntas e respostas, onde existem alguns espaços em branco. A ideia é preencher esses espaços com a palavra correta. Se a pergunta for “Saturday”, por exemplo, a resposta será “sábado”. Vale lembrar, é claro, que é possível configurar esses espaços em branco para aparecerem em qualquer espaço, seja no local da pergunta, resposta ou de forma mista.

Quiz

Sendo um dos jogos mais populares do StudyStack, o Quiz é uma brincadeira de perguntas sobre o assunto estudado. Para o inglês, por exemplo, as questões podem ser sobre a tradução da palavra, etc. A ideia é marcar uma das alternativas existentes, e depois conferir os acertos ou erros ao fim do jogo.

Test (Teste)

O teste segue a mesma linha do quiz, mas de uma forma menos rígida. O jogo conta com variações de atividades, como relacionar a segunda coluna de acordo com a primeira, responder questões de forma mais subjetiva, etc. De todo modo, é uma forma bastante eficiente de treinar o idioma ou outro conteúdo desejado.

Study Table (Tabela de Estudos)

A tabela de estudos conta com as perguntas e respostas distribuídas em duas colunas de uma tabela. Nesse caso, é possível ocultar os termos desejados, a fim de tentar descobrir o que soluciona a questão. No caso do estudo do vocabulário em inglês, por exemplo, uma coluna pode ser com as palavras em português e outra com suas traduções.

Bug Match (Correspondência de insetos)

Em Bug Match, o StudyStack mistura o Quiz com um envolvente e divertido jogo de captura de insetos. Na tela, uma pergunta e quatro respostas possíveis são exibidas. Assim, é preciso usar as teclas de mover do teclado para movimentar o personagem e comer o inseto que corresponde a resposta certa.

Hungry Bug (Inseto Faminto)

O Hungry Bug é uma versão atrativa do Bug Match, mas que agora assume as características do famoso jogo da cobrinha ou lagartinha. São apresentadas uma pergunta e três respostas possíveis, onde o desafio é mover o personagem e capturar e devorar o item certo.

Unscramble (Desembaralhar)

O Unscramble é um jogo de desembaralhar as palavras, se apresentando também de forma bem simples. A jogabilidade se apresenta por uma palavra colocada com suas letras desordenadas, sendo preciso adivinhar qual é e organizá-la corretamente.

Chopped (Cortado)

Por fim, outro jogo interativo do StudyStack, que vale a pena mencionar, é o Chopped. Nesse caso, diversas palavras aparecem cortadas, com uma lista de opções logo abaixo. A ideia é formar as palavras da lista, a partir dos pedaços que aparecem na tabela.

Criando os próprios flashcards

Como mencionado, no StudyStack não é possível somente utilizar os flashcards e materiais criados pelos demais usuários, é permitido também criar as próprias fichas de estudo, sendo essa realmente uma das bases da ferramenta.

Para isso, diferentemente das ações anteriores, já é preciso estar cadastrado na plataforma, com o login acontecendo pelo botão “Iniciar sessão”, no canto superior direito da tela inicial do site, ou pelo aplicativo do StudyStack. Uma vez logado, é bem simples criar os flashcards. Acompanhe passo a passo!

  • 1º passo – entre na sessão Stacks (Pilhas)

É nessa primeira área que todo o processo criativo acontece. Assim, basta clicar no botão “Criar nova pilha”, no canto superior esquerdo, para dar início às fichas.

  • 2º passo – configure a pilha

Antes de criar os flashcards em si, é necessário fazer as configurações iniciais, informando sobre o que se trata a pilha. Basta inserir um nome, descrição, formato das fichas (se é pergunta / resposta; termo / definição; ou personalizada), categoria, se outras pessoas podem visualizar e/ou editar o conjunto, etc. Após isso, basta salvar as alterações.

  • 3º passo – seguir para os dados

Com as configurações realizadas, é preciso seguir para a aba de “Dados”, que é onde os flashcards são efetivamente criados. Em um sistema de perguntas e respostas, por exemplo, há uma tabela com duas colunas, onde as perguntas são inseridas de um lado e as respostas são inseridas de outra.

Depois de salvar as alterações, a nova pilha já poderá ser visualizada no painel inicial da plataforma, e utilizada durante os estudos.

As vantagens de estudar inglês com os flashcards

Agora que já entendemos o funcionamento da StudyStack, vamos abordar algumas das vantagens que essas plataformas que trabalham com os flashcards trazem para o processo de aprendizagem do inglês. Confira!

Contribuem para uma memorização rápida

Por estarem atrelados às revisões, os flashcards ajudam bastante na fixação dos conteúdos. Isso acontece tanto pela praticidade do seu uso quanto pelo Sistema de Repetição Espaçada ao qual estão envolvidos. Afinal, quando bem utilizados, refrescam sempre a mente, mantendo o conteúdo muito bem armazenado no cérebro.

Permitem focar no que ainda não sabemos

Durante a explicação sobre os flashcards do StudyStack, foi possível observar que além da revisão, a ideia é reorganizar as fichas em duas novas caixas, separadas entre as que já se sabe e as que ainda não se memorizou.

Ou seja, a médio e longo prazo, é possível focar nas fichas que ainda não estão devidamente fixadas, tornando os resultados bem mais assertivos. Embora seja importante refrescar o cérebro com as informações, ter uma maior repetição nas de maior dificuldade faz toda a diferença.

Praticidade

Os flashcards em geral contam com uma grande praticidade de acesso, mesmo os físicos, feitos em papel ou cartolina. Afinal, podem ser levados para qualquer lugar, e ocupam muito pouco espaço.

E quanto se tratam das fichas virtuais, criadas em plataformas como o StudyStack, essa vantagem se torna ainda maior. Isso dado que basta um dispositivo com acesso a internet e pronto.

São ideais para o estudo de idiomas

Dentre todas as possibilidades que os flashcards oferecem, se adequando aos mais variados campos de estudo, é inegável que dentro da aprendizagem de idiomas eles são ainda mais atrativos.

Quanto ao estudo de vocabulário, por exemplo, a elaboração das fichas é bastante simples, uma vez que basta escrever a palavra em inglês de um lado e sua tradução em português de outro. Sendo assim, é a união perfeita entre praticidade e resultados extremamente satisfatórios.

Considerações finais

Como foi possível observar, o StudyStack se apresenta como uma plataforma bastante atrativa para quem gosta de estudar através dos flashcards. Afinal, além de ser gratuita, e permitir a criação das fichas na própria conta, ela dá acesso a milhares de outros materiais nesse formato criados por outros usuários, bem como a jogos interativos, tornando a experiência ainda mais divertida.



Como Aprender Inglês com Música:


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui