Either e Neither - Qual a diferença?
IMAGEM: Artmim/Depositphotos | EDIÇÃO: Proddigital Idiomas

Hey guys! Mais um artigo ensinando uma área da língua inglesa que cria bastante dúvidas. Frequentemente, esta área ficam confusas porque não existe uma forma igual a falar em português ou uma tradução clara. Estou aqui para ajudar! As formas de falar destacadas neste artigo usam as palavras Either e Neither. Que tipo de palavra são estas?

Funcionam como pronomes, adjetivos e até advérbios… muita coisa gente! É importante abordar estas palavras sem pensar demais em gramática. Coisa errada para uma professora falar, né? Tentar decorar e aprender a teoria gramática pode criar ainda mais dúvidas na minha opinião. Exemplos e treino são muito importantes! Então o que significa e como usar as palavras Either e Neither em inglês? Vamos aos exemplos e áudios!


4 Passos Simples para Passar em uma Entrevista de Emprego em Inglês:

E-BOOK GRATUITO




Veja também:

Either (or) – Ou/Qualquer/Também

Extremamente difícil buscar uma tradução certa para esta palavra! É muito melhor não tentar traduzir em português e apenas treinar e aprender as formas em inglês.

Mas exatamente no que estamos falando nos contextos que usam a palavra Either?

Normalmente, estamos falando de opções ou uma lista de escolhas, mesmo que seja uma lista curta. Esta forma de falar é principalmente para destacar as opções e não é sempre necessária. Vamos ver exemplos e alternativas!

Either my son or my daughter will come to the movies with us tonight. *
Ou meu filho ou minha filha virão ao cinema conosco esta noite.

*Neste exemplo, somente um dos dois filhos vai ao cinema e usando a palavra Either no início indica automaticamente que tem apenas uma pessoa. A palavra aqui funciona como conjunção e dá ênfase da possibilidade de escolha, o sentido da frase não mudaria muito se não tivesse esta palavra.   

**Outra observação: usei o verbo To Come (with us), mas podia ter usado To Go também. Normalmente usamos o verbo To Go para qualquer deslocamento até um lugar que não é o lugar onde você está no momento de falar, mas é muito comum usar To Come junto com “with us” (conosco).

Do you want water or juice? Either one is fine. *
Quer água ou suco? Qualquer um está bom.

*Alternativas aceitáveis serão: Whichever is fine/Any one is fine. Aqui, a palavra Either funciona como adjetivo descrevendo a palavra (pronome) one. Podemos também pular o pronome one e usar Either como pronome: Either is fine.

Either sit down or get to work, don’t just stand there! *
Sente-se ou comece a trabalhar, não fique aí parado!

*Aqui poderíamos pular a palavra Either sem perder o sentido da frase. A palavra serve para dar ênfase. 

My boyfriend wants a pet, either a dog or a cat would be ok. 
Meu namorado quer um animal de estimação, ou um cachorro ou um gato seria ok.

If you don’t go to the party, I won’t either. *
Se você não for à festa, eu também não irei.

*Aqui Either funciona como advérbio. Poderíamos falar também: I also won’t go, mas não fica muito boa como frase e usar Either é mais aconselhado. Quando estamos confirmando algo negativo (não ir à festa), não usamos Also (também) como em português. I will also go, com significativo positivo está certo. Podemos usar a palavra Neither também e vamos ver abaixo com exemplo. 

Neither (nor) – Nem/Também não

Vamos conhecer agora a 2ª palavra da nossa duplinha Either e Neither e aprender definitivamente a diferença entre eles.

Com a palavra Neither, o contexto é bastante similar que o de cima. Aqui, os contextos têm um sentido negativo. Importante notar que a palavra Neither dá o sentido negativo e não se usa a palavra not, ou seja, a conjugação do verbo do sentido negativo. O verbo tem que ficar positivo. Confuso? Não se preocupe! Exemplos vão deixar tudo muito claro! Let’s go!

I don’t like eggplants.
Eu não gosto de berinjela.
Me neither! *
Nem eu! / Eu também não!

*Me Neither é provavelmente a expressão mais conhecida usando a palavra Neither. Se usa para concordar com uma frase negativa, é o contrário de “Me too“(eu também). Outra observação: quando falamos qualquer coisa geral em inglês, usamos a forma plural (eggplants) sem artigo.

Neither my mother nor my father have visited me since I moved to Brazil. *
Nem minha mãe nem meu pai me visitou desde que eu me mudei para o Brasil.

*Aqui, o resultado das escolhas é nenhuma das duas ou seja, negativo. Usamos a palavra nor em vez de or como conjunção com a palavra Neither. Lembrando que usamos o present perfect quando estamos falando de um tempo do passado até agora (since).

I can neither confirm nor deny the accusation against me. 
Eu não/nem posso confirmar nem negar a acusação contra mim.

Anote que não usamos a forma negativa da conjugação do verbo: não podemos usar can’t (can + not) com a palavra neither, será um negativo em dobro que não é permitido em inglês. Pense em Anything e Nothing, não podemos falar em inglês I don’t have nothing, isso está errado porque don’t (do not) é negativo e a palavra nothing (nada) é também negativa. Temo que falar I don’t have anything. Mais exemplos para esclarecer:

If you don’t go to the party, neither will I. *
Se você não for à festa, eu também não irei.

*Este exemplo é igual ao de cima usando Neither em vez de Either. Esta forma é mais comum mas ambos são corretos.

I won’t go on vacation this year, and neither will my boyfriend. 
Eu não vou tirar férias este ano e meu namorado também não vai (e nem meu namorado vai).

exemplo alternativo: Neither I nor my boyfriend will take a vacation this year.

That’s it guys! What do you think? Acabamos de aprender como usar corretamente as palavras inglesas Either e Neither que nem sempre tem traduções fáceis e claras em português. Tomara que você tenha gostado! Qualquer dúvida ou comentário, deixe lá em baixo e responderei já! Elogios são também bem vindos! Obrigada! Thanks!

Oh, and on more thing! Nós recomendamos a ferramenta Anki nos seus estudos do inglês para que eles se tornem mais efetivos. Esta ferramenta usa um sistema de repetição espaçada que é muito útil. Baixe-a e coloque todas as palavras e frases acima com o uso de Either e Neither para você treinar e memorizar a diferença entre elas definitivamente.

Você nunca ouviu falar dessa ferramenta? Não se preocupe então! Basta clicar aqui pois criamos um artigo completo sobre o que é o Anki e como baixa-lo no seu computador ou celular.



4 Passos Simples para Passar em uma Entrevista de Emprego em Inglês:

E-BOOK GRATUITO




Valerie Singer
Sou canadense de Montreal e morei oito anos em Londres, Inglaterra. Sempre trabalhei na indústria de moda mas me apaixonei pelo Brasil e sua cultura e me mudei pra cá há mais que quatro anos. Aprendi português (minha lingua preferida!) e me tornei professora de inglês no Rio de Janeiro. Amo muito ensinar meus alunos de uma forma divertida e focada em resultados. Aprender uma lingua é muito desafiador e enriquecedor e parabéns a todos que trabalham para dominar o inglês! Grande abraço!

4 COMENTÁRIOS

    • Boa noite Michelle! Eu aconselho muito usar a palavra Either neste exemplo, será gramaticalmente correto. Mas no caso que esqueça ou pule, não seria um erro grave ou feio e não criaria muita confusão. Eu gosto de avisar a seriadade de erros comuns, etc. Tomara que esteja claro, senão, pode me avisar e respondo de novo! Thanks!

  1. Hi Valerie, você mostrou a frase Neither I or my boyfriend will take a vacation this year, mas não seria Neither I nor my boyfriend will…?

    Seus conteúdos são ótimos. Obrigado por compartilhar conosco. Estou aprendendo muito eles.

    • Boa noite Cristiano! Bem observado! Você está certo, foi um erro meu, peço desculpas!!
      Vou corrigir já 😉
      Na verdade, é um error muito fácil a cometer na escrita tanto quando falando.
      Fico feliz que tenha gostado do conteúdo. Bons estudos.
      Thanks!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

seis + 12 =