Either e Neither - Qual a diferença?
IMAGEM: Artmim/Depositphotos | EDIÇÃO: Proddigital Idiomas

Hey guys! Mais um artigo ensinando uma área da língua inglesa que cria bastante dúvidas. Frequentemente, esta área ficam confusas porque não existe uma forma igual a falar em português ou uma tradução clara. Estou aqui para ajudar! As formas de falar destacadas neste artigo usam as palavras Either e Neither. Que tipo de palavra são estas?

Funcionam como pronomes, adjetivos e até advérbios… muita coisa gente! É importante abordar estas palavras sem pensar demais em gramática. Coisa errada para uma professora falar, né? Tentar decorar e aprender a teoria gramática pode criar ainda mais dúvidas na minha opinião. Exemplos e treino são muito importantes! Então o que significa e como usar as palavras Either e Neither em inglês? Vamos aos exemplos e áudios!






Veja também:

Either (or) – Ou/Qualquer/Também

Extremamente difícil buscar uma tradução certa para esta palavra! É muito melhor não tentar traduzir em português e apenas treinar e aprender as formas em inglês.

Mas exatamente no que estamos falando nos contextos que usam a palavra Either?

Normalmente, estamos falando de opções ou uma lista de escolhas, mesmo que seja uma lista curta. Esta forma de falar é principalmente para destacar as opções e não é sempre necessária. Vamos ver exemplos e alternativas!

Either my son or my daughter will come to the movies with us tonight. *
Ou meu filho ou minha filha virão ao cinema conosco esta noite.

*Neste exemplo, somente um dos dois filhos vai ao cinema e usando a palavra Either no início indica automaticamente que tem apenas uma pessoa. A palavra aqui funciona como conjunção e dá ênfase da possibilidade de escolha, o sentido da frase não mudaria muito se não tivesse esta palavra.   

**Outra observação: usei o verbo To Come (with us), mas podia ter usado To Go também. Normalmente usamos o verbo To Go para qualquer deslocamento até um lugar que não é o lugar onde você está no momento de falar, mas é muito comum usar To Come junto com “with us” (conosco).

Do you want water or juice? Either one is fine. *
Quer água ou suco? Qualquer um está bom.

*Alternativas aceitáveis serão: Whichever is fine/Any one is fine. Aqui, a palavra Either funciona como adjetivo descrevendo a palavra (pronome) one. Podemos também pular o pronome one e usar Either como pronome: Either is fine.

Either sit down or get to work, don’t just stand there! *
Sente-se ou comece a trabalhar, não fique aí parado!

*Aqui poderíamos pular a palavra Either sem perder o sentido da frase. A palavra serve para dar ênfase. 

My boyfriend wants a pet, either a dog or a cat would be ok. 
Meu namorado quer um animal de estimação, ou um cachorro ou um gato seria ok.

If you don’t go to the party, I won’t either. *
Se você não for à festa, eu também não irei.

*Aqui Either funciona como advérbio. Poderíamos falar também: I also won’t go, mas não fica muito boa como frase e usar Either é mais aconselhado. Quando estamos confirmando algo negativo (não ir à festa), não usamos Also (também) como em português. I will also go, com significativo positivo está certo. Podemos usar a palavra Neither também e vamos ver abaixo com exemplo. 

Neither (nor) – Nem/Também não

Vamos conhecer agora a 2ª palavra da nossa duplinha Either e Neither e aprender definitivamente a diferença entre eles.

Com a palavra Neither, o contexto é bastante similar que o de cima. Aqui, os contextos têm um sentido negativo. Importante notar que a palavra Neither dá o sentido negativo e não se usa a palavra not, ou seja, a conjugação do verbo do sentido negativo. O verbo tem que ficar positivo. Confuso? Não se preocupe! Exemplos vão deixar tudo muito claro! Let’s go!

I don’t like eggplants.
Eu não gosto de berinjela.
Me neither! *
Nem eu! / Eu também não!

*Me Neither é provavelmente a expressão mais conhecida usando a palavra Neither. Se usa para concordar com uma frase negativa, é o contrário de “Me too“(eu também). Outra observação: quando falamos qualquer coisa geral em inglês, usamos a forma plural (eggplants) sem artigo.

Neither my mother nor my father have visited me since I moved to Brazil. *
Nem minha mãe nem meu pai me visitou desde que eu me mudei para o Brasil.

*Aqui, o resultado das escolhas é nenhuma das duas ou seja, negativo. Usamos a palavra nor em vez de or como conjunção com a palavra Neither. Lembrando que usamos o present perfect quando estamos falando de um tempo do passado até agora (since).

I can neither confirm nor deny the accusation against me. 
Eu não/nem posso confirmar nem negar a acusação contra mim.

Anote que não usamos a forma negativa da conjugação do verbo: não podemos usar can’t (can + not) com a palavra neither, será um negativo em dobro que não é permitido em inglês. Pense em Anything e Nothing, não podemos falar em inglês I don’t have nothing, isso está errado porque don’t (do not) é negativo e a palavra nothing (nada) é também negativa. Temo que falar I don’t have anything. Mais exemplos para esclarecer:

If you don’t go to the party, neither will I. *
Se você não for à festa, eu também não irei.

*Este exemplo é igual ao de cima usando Neither em vez de Either. Esta forma é mais comum mas ambos são corretos.

I won’t go on vacation this year, and neither will my boyfriend. 
Eu não vou tirar férias este ano e meu namorado também não vai (e nem meu namorado vai).

exemplo alternativo: Neither I nor my boyfriend will take a vacation this year.

That’s it guys! What do you think? Acabamos de aprender como usar corretamente as palavras inglesas Either e Neither que nem sempre tem traduções fáceis e claras em português. Tomara que você tenha gostado! Qualquer dúvida ou comentário, deixe lá em baixo e responderei já! Elogios são também bem vindos! Obrigada! Thanks!

Oh, and on more thing! Nós recomendamos a ferramenta Anki nos seus estudos do inglês para que eles se tornem mais efetivos. Esta ferramenta usa um sistema de repetição espaçada que é muito útil. Baixe-a e coloque todas as palavras e frases acima com o uso de Either e Neither para você treinar e memorizar a diferença entre elas definitivamente.

Você nunca ouviu falar dessa ferramenta? Não se preocupe então! Basta clicar aqui pois criamos um artigo completo sobre o que é o Anki e como baixa-lo no seu computador ou celular.



Como Aprender Inglês com Filmes e Séries?

E-BOOK GRATUITO




4 COMENTÁRIOS

    • Boa noite Michelle! Eu aconselho muito usar a palavra Either neste exemplo, será gramaticalmente correto. Mas no caso que esqueça ou pule, não seria um erro grave ou feio e não criaria muita confusão. Eu gosto de avisar a seriadade de erros comuns, etc. Tomara que esteja claro, senão, pode me avisar e respondo de novo! Thanks!

  1. Hi Valerie, você mostrou a frase Neither I or my boyfriend will take a vacation this year, mas não seria Neither I nor my boyfriend will…?

    Seus conteúdos são ótimos. Obrigado por compartilhar conosco. Estou aprendendo muito eles.

    • Boa noite Cristiano! Bem observado! Você está certo, foi um erro meu, peço desculpas!!
      Vou corrigir já 😉
      Na verdade, é um error muito fácil a cometer na escrita tanto quando falando.
      Fico feliz que tenha gostado do conteúdo. Bons estudos.
      Thanks!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here