Flashcards Online
IMAGEM: Rawpixel.com

Se você está procurando por um modo eficaz de aprender inglês, já deve ter ouvido falar sobre os Flashcards Online. Muitas escolas de inglês, sites e até mesmo professores no YouTube recomendam essa técnica. Mas nem todos sabem como utilizá-la da forma mais adequada para aprender inglês.

É importante ressaltar que você já deu um grande passo na sua jornada de aprendizado. Afinal, você já decidiu aprender inglês e está procurando mais sobre técnicas que podem te ajudar a conquistar essa meta. Portanto, fique conosco e acompanhe esse artigo que está recheado de dicas essenciais para que seu aprendizado seja mais simples.


4 Passos Simples para Passar em uma Entrevista de Emprego em Inglês:


Veja aqui agora mesmo como aprender inglês com Flashcards Online. Conheça sites gratuitos que ensinam inglês e podem ajudar você a complementar seus estudos. Confira, ainda, dicas vitais para que você tenha um bom aproveitamento do que estudar. Além de ter acesso a indicações de aplicativos para começar a criar seus flashcards agora mesmo.

Como funciona essa técnica de flashcards online para aprender inglês?

Primeiro de tudo, gostaríamos de te contar sobre o que são os miraculosos Flashcards Online. Esses Flashcards nada mais são do que ferramentas que você usa para aprender inglês e outras coisas de uma forma mais eficiente. Eles são usados, sobretudo, por aquelas pessoas que utilizam o sistema de repetição espaçada.

Todos sabem que boa parte de aprender inglês envolve, basicamente, memorização. Seja de regras, palavras ou mesmo termos compostos por frases inteiras. Até que possamos facilmente associá-los aos seus significados, precisamos memorizá-los. Assim, uma vez que tenhamos feito isso, passamos a associar mais rapidamente.

É por esse motivo que o sistema de repetição espaçada é tão utilizado por estudantes de inglês. Ele envolve uma série de revisões de vocabulário baseada em um intervalo fixo. Dessa forma, assim como acontece quando você treina seus músculos, cada vez mais você sente facilidade em lembrar das palavras e dos termos.

Os Flashcards permitem que você torne esse sistema ainda mais dinâmico do que você poderia imaginar. Afinal, é claro que você poderia simplesmente apenas anotar as palavras que aprendeu e revisá-las dentro do tempo esperado pelo sistema. No entanto, é possível ir muito além disso, e é isso que vamos te ensinar hoje.

Um jeito criativo de usar os Flashcards Online

Em vez de escrever apenas as palavras, você pode escrever o seu significado. Ou ainda anexar imagens e coisas do tipo para que você faça uma reflexão. Assim, você memoriza de uma forma muito mais eficaz do que apenas olhar as palavras. E para cada revisão você pode aumentar o nível de dificuldade das dicas.

Imagine, por exemplo, que você está aprendendo nomes de objetos que podem ser encontrados em um quarto. Depois disso, você escreve uma descrição detalhada nos flashcards e aguarda o momento de revisar. Em seguida, quando você fizer a primeira revisão, diminua gradualmente o nível de detalhes para as próximas.

Em determinado ponto, você pode colocar apenas imagens que podem ser associadas ao objeto desejado. E, em níveis mais difíceis, você pode colocar sinônimos em inglês do objeto para que você lembre especificamente daquela palavra. Dessa forma, você também abre um leque muito maior dentro do seu repertório linguístico em inglês.

O tempo ideal para as revisões com Flashcards Online

Não há tempo ideal para as revisões. Na verdade, você deve defini-lo de acordo com o seu plano de estudos. O sistema de repetição espaçada prevê um intervalo exponencial. Ou seja, se você estudou uma vez, revise em 1 hora. Depois, revise em 2 horas. Em seguida, revise em 4 horas. O próximo intervalo seria de 8 horas e assim por diante.

Por isso, indicamos que, se o seu plano de estudos não especifica os espaços entre as revisões, você siga algo parecido. Lembrando que tudo sempre pode ser adaptado ao que for melhor para você. Considere, sobretudo, as suas possibilidades para que sejam estipuladas metas que possam ser realmente cumpridas.

Saiba em quais sites se pode aprender inglês online de graça

Mesmo que você esteja matriculado em uma escola de inglês, pode fazer bom uso do conteúdo que se encontra de graça na internet. Afinal, nem todas as escolas de língua disponibilizam materiais para revisão. Por isso, fica a critério dos alunos irem atrás de atividades para praticarem o que aprenderam.

Por isso, trouxemos para você quatro sites em que você pode estudar inglês. É possível encontrar atividades para qualquer nível de proficiência, como você irá notar. Bem como também é possível ter um estudo guiado ou estudo mais livre, em que você escolhe os temas e o que irá estudar. Confira abaixo agora mesmo.

Duolingo

O Duolingo é uma das plataformas favoritas dos internautas no momento. Afinal, ela dispõe de um curso de inglês de alta qualidade que é totalmente gratuito. Além disso, também há opções para aprender outras línguas dependendo do idioma que você domina. O inglês tem a maior quantidade de opções, por isso, indicamos que comece por ele.

Todos os materiais dessa plataforma são divididos em unidades que, por sua vez, são segmentadas dentro dos diferentes níveis de proficiência do usuário. Como a plataforma trabalha com salvamento de dados em nuvem, você pode fazer um cadastro e acessar a sua evolução de qualquer dispositivo móvel. Para isso, basta logar com seu e-mail.  

Em seguida, você pode escolher testar seu nível no idioma ou começar tudo do zero. Assim, você será encaminhado para a unidade correspondente ao seu nível. Conforme você realiza as lições, novos conteúdos são liberados e você continua tendo acesso a todos os outros de níveis mais baixos de proficiência.

Usando a lógica do sistema de repetição espaçada, o Duolinguo já disponibiliza para você revisões de conteúdo a cada período. Além de ter outras opções de explorar a língua não obrigatórias para evoluir no curso. Com elas, você pode começar a tirar ideias para criar seus próprios flashcards online e complementar seus estudos.

Busuu

A maioria das pessoas conhece ou já ouviu falar sobre os cursos da Busuu. O grande diferencial desta plataforma é a comunicação entre os estudantes que ela permite mesmo em sua versão gratuita. Além disso, esses cursos disponibilizados também levam em consideração os níveis de proficiência B2 a A1.

Da mesma forma que o Duolinguo, ela divide os cursos em unidades com diferentes níveis de inglês. As atividades são feitas de modo bastante tradicional. Por meio delas você também pode pegar ideias para criar seus flashcards. No entanto, o grande trunfo da Busuu para quem quer aprender inglês são realmente os fóruns.

Por meio deles, é possível receber feedbacks sobre suas atividades e receber respostas para suas dúvidas por estudantes do mundo inteiro. Dessa forma, você tem contato, inclusive, com falantes nativos do idioma, além de incentivar a construção de um conhecimento coletivamente. Ajudando, sobretudo, outras pessoas que também estão aprendendo com você.

Memrise

Agora, quando falamos em plataformas que realmente utilizam os Flashcards Online, na prática, não poderíamos deixar de citar a Memrise. Esta é uma plataforma de aprendizado de idiomas com origem britânica que usa de flashcards como sua principal mecânica e diferencial de ensino. Por isso, você pode fazer bom proveito dela.

O registro de contas nela funciona de modo bastante simples. Na aba de “registre-se” no site oficial, você pode escolher criar seu nome de usuário, inserir seu e-mail e criar a senha. Ou, ainda, você também pode optar por vincular suas contas nas redes sociais como Gmail, Facebook e ID Apple.

As principais vantagens de utilizar essa plataforma, além do uso constante de Flashcards Online, são seus materiais. Sobretudo, os milhares de vídeos com a língua sendo usada em situações do cotidiano. Bem como testes gamificados para que você treine suas habilidades e um estudo com imersão e frases práticas pensado por nativos do idioma.

British Council

Por fim, mas não menos importante, temos a plataforma British Council. Basicamente, trata-se de um instituto cultural sediado no Reino Unido. Ele possui a missão de difundir a cultura e a língua inglesa através da educação. Por isso, disponibiliza diversos conteúdos gratuitamente para serem acessados livremente em seu acervo.

Nesses materiais, você encontra atividades de pronúncia, escuta, leitura, escrita, gramática e muito mais. Há vídeos, diversas atividades e até mesmo explicações de conteúdos tanto do cotidiano quanto da gramática em si. Há uma newsletter que tem o objetivo de contribuir ainda mais com o aprendizado do inglês britânico.

Ele é perfeito para quem prefere criar seu próprio plano de aulas, assim como serve de reforço para o que se estuda em cursos e até mesmo nas escolas de ensino básico. Além disso, se você quiser acompanhar sua evolução, a plataforma disponibiliza um teste de proficiência gratuito para dizer em que nível, de A1 até C2, você se encontra.

Conheça alguns aplicativos para criar seus flashcards online

Algumas pessoas preferem ter uma liberdade maior para usar seus Flashcards Online. Por isso, não gostam tanto assim de plataforma que os utilizam ou preferem ainda complementar com os seus próprios. No entanto, nem todos conhecem as melhores aplicações que permitem que os crie online também.

Por isso, vamos apresentar a você programas confiáveis e de alta qualidade para aprender inglês com Flashcards Online. Assim, você não precisa improvisar ou criar os seus flashcards de forma física. Economiza tempo, afinal eles lembram você da hora das revisões, e economiza material também. Portanto, confira agora mesmo nossas dicas.

EDapp é um dos apps mais simples para usar

Com o EDapp você pode tanto aprender inglês sozinho quanto ensinar outras pessoas. O melhor de tudo é que você não precisa entender de programação ou ser um profissional da área do web design. Dentro do app você tem acesso a templates prontos para serem usados. Além de também encontrar flashcards prontos para você.

Você pode tanto escolher utilizar o EDapp pelo computador, usando o site, quanto escolher usá-lo pelo celular, baixando o app. Lembre-se de baixar o app das lojas digitais oficiais, a Play Store e a App Store. A usabilidade de ambas as versões é muito bem elogiada pelos usuários nas duas plataformas.

Além disso, ela é totalmente gratuita para todos os usuários. Por isso, você não precisa se preocupar com o custo de fazer os flashcards online utilizando EDapp. Assim como é possível aprender inglês usando essa ferramenta, também é possível aprender

Brainscape

Este é um app para flashcards que permite a criação, colaboração e aprendizado através de uma vasta biblioteca que engloba assuntos de finanças e geografia. Uma das características mais interessantes do Brainscape é a sua repetição espaçada que permite a fixação do conteúdo.

Além disso, ele também conta com um plano gratuito. Bem como com a possibilidade de funcionalidades adicionais. Entre elas, podemos citar coisas como cartões e imagens ilimitadas ou estatísticas de estudantes a partir de uma mensalidade de 5 dólares.

StudyStack

O StudyStack é um software totalmente gratuito. Ele usa da gamificação de tarefas para atrair os alunos, com diversos jogos como palavra cruzada e outros de combinação de termos para atrair a atenção dos estudantes. É possível criar, usar da biblioteca local do app ou até mesmo imprimir os flashcards para uso analógico.

Cram

Mais um software grátis com uma gama de flashcards para diferentes capacitações. O Cram disponibiliza o contato com um editor de cartões e dois modos de estudo: a memorização, passando por todos os cartões até o fim do baralho. Ou, ainda, o modo cram, em que é necessário responder perguntas a respeito de cada cartão para chegar ao fim.

Ankiapp

Apresenta aos usuários um plano gratuito ou anuidades que começam a partir de 10 dólares. Ele permite que os instrutores usem de flashcards pré-construídos ou façam a criação de próprios com recursos de texto, imagem e som.

Essas edições incluem personalização por meio de programação HTML e CSS. Com um algoritmo de aprendizado próprio, cada aluno pode focar em seus pontos específicos para melhorar. Assim, você pode aprender inglês tranquilamente, além de colocar em prática conhecimentos de programação.

MemoStack

Completamente gratuito, usa repetição espaçada e recursos de imagem, texto e som para acompanhar seu progresso. Além disso, conta com a funcionalidade de texto-para-fala. Embora a aplicação seja primariamente para desktop, também há versões para dispositivos móveis. Portanto, é perfeito para aprender inglês com Flashcards Online.

Dicas para melhorar seu desempenho no inglês sozinho

Por fim, trouxemos para você algumas dicas do que você pode fazer para aperfeiçoar o seu inglês. Afinal, esteja você em uma escola de inglês ou aprendendo de forma autodidata, sempre há coisas que você pode fazer para aumentar sua efetividade em aprender. Lembre-se, sobretudo, que o seu aprendizado depende apenas de você.

As escolas, por exemplo, têm professores dedicados que buscam trazer atividades e materiais para ajudar a todos os seus alunos. No entanto, eles só realmente podem fazer um bom trabalho quando há interesse por parte dos estudantes. Uma vez que eles não podem realizar as atividades no lugar dos alunos.

Já para quem estuda por conta própria, esse aspecto do aprendizado fica muito mais evidente. Uma vez que você mesmo se torna responsável por buscar materiais e definir seus horários de estudos. Para ambos os casos, trouxemos dicas que ajudam o trabalho do estudante a ser muito mais simples do que parece. Por isso, acompanhe nossas dicas!

Tenha uma rotina fixa de estudos

É importante que você sempre mantenha uma rotina estável na medida do possível. Isso não quer dizer que você deve se prender a horários específicos do dia, por exemplo. No entanto, o tempo dedicado aos estudos deve ser sempre o mesmo e, de preferência, sempre com o mesmo intervalo.

Isso ajuda seu cérebro a manter uma disposição maior para que você possa memorizar os conteúdos com facilidade. Com isso, você também consegue aumentar o seu tempo útil de estudos. Afinal, não adianta nos forçarmos a estudar cinco horas seguidas, se só conseguimos aprender algo em uma hora.

Portanto, leve esse período útil em consideração também. Se você acha que o seu é muito pouco, não se preocupe. Conforme você exercita seu cérebro, você vai notar que a sua capacidade de concentração vai aumentando com o tempo. Por isso, você pode aumentar o tempo de estudo depois de um período, de acordo com a sua evolução.

Pratique todas as proficiências do inglês

Seus objetivos podem ser diversos quando se trata de aprender inglês. Entretanto, ainda mais quando você usa Flashcards Online, é importante que você explore todas as possibilidades. Isso inclui, é claro, a prática de todas as proficiências desse idioma. E elas são a leitura, a fala, a escuta e a escrita, falando de forma básica.

Então, quando for montar os seus Flashcards Online, procure fazer várias atividades envolvendo essas proficiências. Isso estimula sua capacidade de reflexão, assim como melhora a sua memorização de várias áreas ao mesmo tempo. Portanto, assim como a rotina ajuda nos seus estudos, esse estímulo aumenta seu foco.

Por isso, evite se concentrar em apenas uma coisa quando você pode muito bem usar várias coisas. Essa prática também contribui para que você, por exemplo, não crie um som errado para a pronúncia de uma palavra ao ler. Muitas pessoas costumam fazer isso e sentem muito mais dificuldade quando passam para a fala.

Aumente seu repertório linguístico com os recursos disponíveis

Para aumentar o seu repertório linguístico, graças à tecnologia atual, não é preciso nem mesmo sair de casa. Você pode criar um rico vocabulário apenas com o seu computador ou mesmo com o seu celular. Se você ainda não compreendeu onde queremos chegar, não se preocupe, vamos explicar com mais detalhes.

As séries, os filmes, as músicas e a própria internet estão recheadas de conteúdos totalmente em inglês. Existem até mesmo diferentes níveis de dificuldade para esse tipo de conteúdo. Portanto, se você quer realmente ter um rico repertório linguístico com bastante facilidade, use esses recursos ao seu favor.

Quando for assistir as suas séries favoritas, tente colocá-las no idioma original quando este for a língua inglesa. Se você não sente muita firmeza sem um auxílio, coloque a legenda em português. Quando estiver indo melhor na leitura, mude a legenda para o inglês. Até que, você seja capaz de assistir sem legenda alguma.

A vantagem de assistir filmes e séries no idioma original, além de ter acesso ao material mais limpo que foi produzido, é muito grande. Afinal, você aprende dialetos diferentes, formas de expressão, a maneira mais coloquial de comunicação do dia a dia em inglês. Bem como acesso em primeira mão de gírias regionais de acordo com o conteúdo.

Já as músicas podem ser um pouco mais desafiadoras, mas despertam um campo muito interessante da comunicação sonora. Afinal, você entende quais são as entonações possíveis para determinadas palavras. E também pode entender a parte mais poética da língua inglesa, de forma que estimula seu intelecto facilmente.

Portanto, não perca tempo e comece agora mesmo a aumentar seu repertório cultural e linguístico. Afinal, a língua não se trata apenas de um conjunto de sinais e sons. Ela, na verdade, é uma parte inerente da cultura de cada povo falante e por este motivo tem tantas variações ao redor do mundo.

Mantenha seu local de estudos organizado e limpo

Por fim, mas longe de ser menos importante, você deve sempre manter o seu local de estudos bem limpo e muito organizado. Se possível, evite, inclusive, deixar objetos com cores muito chamativas quando estiver estudando. Afinal, eles podem muito bem chamar a sua atenção e tirar o seu foco da lição que está fazendo.

A organização e a limpeza ajudam seu cérebro a se sentir muito mais relaxado e concentrado. De forma que melhora muito mais o seu desempenho. É claro que cada pessoa tem seu próprio modo de funcionar em meio ao seu espaço. Por isso, é importante que você explore bem as suas respostas ao seu ambiente de estudo pessoal.

Portanto, tente testar diferentes organizações e, é claro, diferentes cores ao seu redor. Quanto aos sons, por exemplo, se você costuma estudar ouvindo música, procure não colocar algo que faça você cantar junto. Senão boa parte da sua atenção será drenada para essa atividade é tirada da principal, que é estudar inglês.



Como Aprender Inglês com Música:


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui