Como se diz DOER em inglês
IMAGEM: tomwang/Depositphotos

Hi everybody! Um artigo simples para você sobre um verbo pouco conhecido em inglês. Por quê? Não sei! Meus alunos sempre me pedem como traduzir o verbo Doer em inglês e assim, resolvi escrever um artigo sobre ele.

E aí, você saber como dizer Doer em inglês? Temos apenas dois verbos ingleses para traduzir Doer que são os verbos To Hurt e To Ache. Vamos ver estes verbos além de algumas outras coisas úteis dessa área.

Veja também:

Doer – To Hurt, To Ache

Este artigo tem apenas uma tópico para as traduções de Doer em inglês. Por quê? Porque ambos verbos desse tópico podem ser usados nas mesmas frases e mesmos contextos. To Hurt e To Ache se tratam da sensação de dor no corpo. Eu diria que o verbo To Hurt é um verbo um pouco mais geral e To Ache geralmente se refere a um dor muscular ou radiante, tipo o que temos no dia depois de malhar, por exemplo. Além disso, quando estamos falando de algo, uma ação ou procedimento, etc, usamos apenas To Hurt. Vamos aos exemplos para que tudo esteja mais claro. Let’s go!

*Preste atenção na pronúncia do verbo To Ache, não soa como parece! Isso é frequentemente o caso em inglês e por isso que os áudios são tão críticos na aprendizagem.

Exemplos onde To Hurt e To Ache podem ser trocados:

I played tennis yesterday for a few hours and now my knee is hurting.
Joguei tênis ontem por algumas horas e agora meu joelho está doendo.

I worked out for the first time in months and now my whole body aches.
Eu malhei pela primeira vez em meses e agora meu corpo todo dói.

My stomach hurts, I think it was the seafood I had at lunch.*
Minha barriga dói, acho que foi as frutas do mar que comi no almoço.

*Usamos Stomach muito mais em inglês quando falamos Barriga em português mesmo que tenhamos a tradução Belly. Belly até seria ok, mas Stomach (estômago) é mais usado. 

Nos exemplos a seguir, apenas o To Hurt serve. Aqui estamos falando da ação ou processo, etc (frequentemente com o sujeito IT):

I want to get a tattoo but I’m afraid because I know it hurts a lot.*
Quero fazer uma tatuagem mas tenho medo porque eu sei que dói muito.

*Note que não falamos I want to do a tattoo, usamos o verbo To Get quando falamos de tatuagens neste contexto. Quem pode falar To Do A Tattoo seria o artista que faz o trabalho mesmo!

You should try acupunture, it’s very effective and it doesn’t hurt at all.
Você deveria tentar acupuntura, é muito eficaz e não dói nem um pouco.

I am having my wisdom teeth taken out next week, I’m really scared because they say it hurts.
Na semana que vem, vou tirar meus sisos, estou com muito medo porque eu sei que dói.

*BÔNUS 1: Dor De Cabeça – A Headache

E como estamos falando do verbo Doer em inglês, eu queria incluir um bônus neste artigo que é uma palavra relacionada ao verbo To Ache que usamos muito e que frequentemente meus alunos não conhecem. O substantivo A Headache é a tradução certinha para Dor de Cabeça em inglês. An Ache pode ser usado como substantivo mas note que A Hurt não existe.

I can’t go to work today, I have a really bad headache
Não posso ir ao trabalho hoje, tenho uma dor de cabeça muito forte.

I get headaches very often, mainly in the evenings, I need to see a doctor.*
Tenho dores de cabeça muito frequentemente, sobretudo à noite, preciso ver um médico.

*Aqui usamos o verbo To Get com Headache, que é mais comum, fala sobre “a chegada” da dor, mas usar To Have também seria correto: I have headaches very often

Sometimes headaches are because of dehydration, drinking water can often be the best treatment. 
Às vezes, as dores de cabeça são causadas pela desidratação e, muitas vezes, beber água pode ser o melhor tratamento.

If I don’t drink coffee in the morning, I get a headache
Se eu não beber café pela manhã, eu tenho dor de cabeça.

*BÔNUS 2: Doloroso – Painful

Como eu falei na última seção sobre o substantivo Headache, não existe substantivo que usa o verbo To Hurt. An Ache é uma tradução do substantivo Dor (uma dor) mas temos mais uma que fica útil na hora de querer usar um adjetivo: A Pain.

A Pain é também uma tradução de Dor (e é mais comum) e assim, temos o adjetivo Painful, que serve para traduzir Doloroso em inglês. Vamos ver este adjetivo na prática? Exemplos por favor!

She had surgery last month and said the recovery was very painful.*
Ela fez uma cirurgia no mês passado e disse que a recuperação foi muito dolorosa.

*A tradução do verbo Fazer é frequentemente To Do ou To Make, mas nem sempre! Com cirurgia, usamos o verbo To Have, anote aí!

We broke up last year and it was painful, but I got over it eventually and now I feel happy to be single.*
Nós terminamos no ano passado e foi muito doloroso, mas eu superei eventualmente e agora me sinto feliz por estar solteira.

*O phrasal verb To Break Up é forma certa de falar de Terminar em inglês quando falamos de uma relação românica. Confira um artigo meu muito bom que se trata de contextos de amor, romance e relaçõesComo se diz NAMORAR em inglês?

The procedure took a long time but wasn’t painful
O procedimento demorou muito tempo mas não foi doloroso.

É isso gente! Acabamos de aprender como se diz Doer em inglês. As traduções apresentadas foram os verbos To Hurt e To Ache. Também vimos a tradução de Dor de Cabeça (A Headache) e Doloroso (Painful).

Gostou do artigo? Tem alguma dúvida? Pode falar comigo! Deixe seu comentário abaixo e responderei já já.

Para treinar seu inglês de uma forma produtiva, nós recomendamos ferramentas de flashcards que vão te ajudar muito em um processo de memorização mais rápida do inglês. Essas ferramentas são ótimas e usa um sistema de cards onde você pode criar suas próprias frases em inglês. As duas ferramentas muito conhecidas do mercado são o Anki e o Quizlet. Não deixe de conhece-las.



Gostou deste conteúdo?
Então, receba mais conteúdos de inglês em seu e-mail:


Sou canadense de Montreal e morei oito anos em Londres, Inglaterra. Sempre trabalhei na indústria de moda mas me apaixonei pelo Brasil e sua cultura e me mudei pra cá há mais que cinco anos. Aprendi português (minha lingua preferida!) e me tornei professora de inglês no Rio de Janeiro. Amo muito ensinar meus alunos de uma forma divertida e focada em resultados. Aprender uma lingua é muito desafiador e enriquecedor e parabéns a todos que trabalham para dominar o inglês! Grande abraço!
Seja avisado
Me avise sobre
guest
4 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários